Artigo Anterior

Uma visita virtual à primeira loja da Polo Ralph Lauren em Portugal

Próximo Artigo

Salsa, há 25 anos a tornar perfeitos os nossos jeans

Guestlist 8. 10. 2019

A que cheira a liberdade?

by Vogue Portugal em parceria com YSL Portugal

 

Segundo a Yves Saint Laurent, o aroma da liberdade é o aroma de Libre, a nova fragrância feminina da marca. 

“Eu tenho consciência de que fiz a Moda progredir, e que ajudei as mulheres a entrarem num mundo de liberdade que lhes era proibido até então”, disse em tempos Yves Saint Laurent, o lendário couturier que, com as suas inúmeras criações – entre elas o Le Smoking, um símbolo incontornável da maison -, mudou por completo e para sempre o guarda-roupa de todas as mulheres, dando-lhes um novo sentido de liberdade.

Experimental, com um espírito inovador e sem medo de quebrar barreiras, o nome Yves Saint Laurent continua a ser, ainda hoje, um sinónimo de liberdade - liberdade para transformar elementos assumidamente masculinos em uniformes femininos de sensualidade, empowerment e provocação; liberdade para não seguir as regras impostas pela sociedade ou pelo género; liberdade para ser a mulher que a mulher quiser ser.

Cinquenta anos depois do tuxedo assumidamente feminino ter sido apresentado ao mundo, e numa época em que o nosso maior luxo é a liberdade, o manifesto que Yves Saint Laurent imprimiu na génese da sua maison permanece intacto. Dos tecidos transparentes – segundo Yves Saint Laurent, “não existe nada mais bonito do que um corpo nu” – aos vestidos curtos, sem nunca esquecer os blazers, as minissaias e os laços, as criações do couturier, luxuosas, sensuais e ultra-femininas, permanecem uma parte integrante do ADN da marca, vistas ainda hoje nos desfiles da casa francesa, com a brilhante Torre Eiffel como pano de fundo.  

Da Moda para a Beleza, esta liberdade tão própria de Yves Saint Laurent pode ser sentida em algumas das suas mais icónicas fragrâncias – seja em Opium, um perfume que definiu o século XX e reflete o espírito livre da maison; Rive Gauche, um aroma que quebrou barreiras com o seu coolness e a sua frescura; ou Paris, um floral verdadeiramente intemporal. Hoje, todas estas facetas que tão bem definem a Yves Saint Laurent podem ser sentidas em Libre, a nova fragrância da marca que celebra uma mulher verdadeiramente livre, emancipada, independente e segura de si.

Dua Lipa, a embaixadora de Libre

Fiel à história livre de Yves Saint Laurent, e tal como o tuxedo por ele criado, o aroma de Libre é um jogo de forças entre feminino e masculino, sexy e cool, elegante e vibrante. Na sua base, esta criação de Anne Flipo e Carlos Benaïm tem um fougère, uma composição tipicamente masculina com lavanda, à qual se acrescenta um twist feminino, conferido pela flor de laranjeira.

“Senti-me profundamente ligada a este projeto masculino/feminino, porque consegue expressar muito da minha personalidade”, explicou Anne Flipo sobre esta dualidade de Libre. “Sou muito feminina, mas também tenho um lado masculino que expresso com toda a confiança, que me dá muita liberdade na minha forma de viver. Sinto-me mais mulher, mais sedutora e mais genuína num fato.”  

Com notas de baunilha de Madagáscar, lavanda do sul de França, âmbar, neroli e mandarina, estas tensões presentes em Libre fazem nascer um Fougère Floral que, à semelhança de Anne e Carlos (ela de Paris e ele de Marrocos, um local verdadeiramente especial de Yves Saint Laurent) e das próprias criações da maison, é o melhor de dois mundos.

“Enquanto perfumista, a liberdade é fundamental”, defende Carlos Benaïm. “Para conseguir criar e expressar aquilo que quero, preciso de liberdade constante. Conseguimos [eu e a Anne] ser livres e fazer aquilo que queríamos fazer porque tivemos o luxo de ter essa liberdade. Expressamo-la através do nosso perfume.”  

Libre, Eau de Parfum, 50ml, € 95, Yves Saint Laurent

Um perfume que, tal como a sua composição olfativa, apresenta um frasco verdadeiramente livre – de expectativas, de regras, de certezas. “Os valores e herança de YSL são totalmente contemporâneos”, explicou Suzanne Dalton, a designer do frasco. “O meu objetivo não foi quebrá-los, mas antes glorificá-los.”

Numa aventura pelo inesperado, e com a ousadia que uma marca como Yves Saint Laurent respira em tudo o que faz, Suzanne Dalton reinterpretou o icónico monograma da maison francesa, criado em 1961 por Cassandre, um dos maiores designers gráficos da época.

Como um acessório couture verdadeiramente irreverente – pense nos sapatos pretos da maison com um salto que se arquiteta com o monograma YSL ou nas correntes douradas das icónicas carteiras da marca – que completa um vestido sóbrio, o frasco de Libre mostra o lendário logo com três letras da Yves Saint Laurent na horizontal, dobrando-se ao longo do frasco, ao qual se acrescentam luxuosas correntes douradas.

E porque um perfume livre, forte e sedutor precisa de uma embaixadora à altura, a cantora Dua Lipa foi escolhida pela Yves Saint Laurent para ser o rosto de Libre. “Em 2019, uma mulher não precisa de pedir para ser livre”, defende a embaixadora desta nova fragrância, uma mulher desafiante, sonhadora e inspiradora. “Nós vivemos pelas nossas próprias regras.”

Dua Lipa, a embaixadora de Libre

Artigos Relacionados

Curiosidades 1. 8. 2019

Livro de História: Le Smoking

No dia em que foi apresentado ao mundo pela primeira vez, o Le Smoking deixou de pertencer a Yves Saint Laurent e passou a fazer parte da vida das mulheres que, sedentas de liberdade no modo de vestir, receberam aquele fato preto de braços abertos.

Ler mais

Curiosidades 27. 2. 2019

14 colaborações icónicas entre designers e realizadores

Do extravagante tutu Rodarte que surge em Cisne Negro ao irrepreensível fato Prada que DiCaprio usa numa das cenas de Romeu + Julieta, a Vogue apresenta as 14 colaborações mais memoráveis entre os designers de Moda e os realizadores.

Ler mais

Eventos 26. 11. 2018

#YSLBeautySquad

O que acontece quando um grupo de seis raparigas cool se junta para tomar de assalto uma das festas mais edgy do ano?

Ler mais

Vídeos 26. 11. 2018

YSL Beauty Club: Take Two

O YSL Beauty Club regressou à cidade de Lisboa no passado dia 21 de novembro, e provou o porquê de ser a festa mais edgy do ano.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK