Lifestyle   Roteiro  

Leffest 2018: tudo o que deve saber

15 Nov 2018
By Ana Carvas

Entre os dias 16 e 25 de novembro, o Lisbon & Sintra Film Festival está de regresso para aquela que é já a sua 12ª edição.

Lisbon & Sintra Film Festival está de regresso para aquela que é já a sua 12ª edição. Entre os dias 16 e 25 de novembro, o reconhecido festival de cinema que anualmente ocorre em território nacional, irá tomar de assalto Lisboa e Sintra com alguns dos melhores filmes do momento.

L'Homme Fidèle (2018) ©D.R.
L'Homme Fidèle (2018) ©D.R.

Do aclamado Beautiful Boy, com Steve Carell e Timothée Chalamet, o menino prodígio de Hollywood, à nova versão do lendário e misterioso Suspiria por Luca Guadagnino, com Dakota Johnson e Tilda Swinton, no total serão exibidos mais de 150 filmes ao longo do certame, sendo que 11 fazem parte da Seleção Oficial em Competição - entre eles L'Homme Fidèle com Louis Garrel, ator e realizador, Lily-Rose Depp e Laetitia Casta, e Vox Lux de Brady Corbet, com Natalie Portman e Jude Law - e 18 estão na categoria Fora de Competição - destaque para o filme Roma, de Alfonso Cuáron, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e cuja exibição em Portugal será exclusiva do festival, The House That Jack Built de Lars von Trier e, ainda, Silvio e os Outros de Paolo Sorrentino.

Entre os convidados presentes irão estar nomes como Louis Garrel, a modelo e atriz Laetitia Casta, o realizador e guionista francês Jean-Claude Carrière, a artista Laurie Anderson, entre muitos outros que se juntam ao júri da Seleção Oficial: o realizador Walter Salles, a pianista Martha Argherich, o escritor e realizador Jonathan Littell, o pianista e maestro Stephen Kovacevich, a cantora, compositora e atriz Chrysta Bell e o artista plástico Jorge Queiroz.

Ainda sobre a edição deste ano, o destaque especial do Leffest vai para David Lynch, o icónico realizador norte-americano conhecido por filmes como Mulholland Drive ou a série televisiva Twin Peaks, e que, ao longo da carreira, desenvolveu o seu próprio estilo cinematográfico apelidado de Lynchiano. A programação inclui duas exposições de fotografia no MU.SA, em Sintra - Small Stories de David Lynch e Psychogenic Fugue de Sandro Miller - e ainda a exibição de alguns dos seus trabalhos ao longo dos últimos doze anos.

Numa sessão especial, Jean-Claude Carrière, um dos mais importantes argumentistas da história do cinema, irá falar sobre o seu trabalho, nomeadamente com o realizador Luís Buñuel de Cet Obscur Object du Désir (1977), que será exibido em cópia restaurada. Aliado à vasta programação do festival, haverá ainda tempo para uma homenagem ao realizador João Botelho, naquela que será a primeira e mais completa retrospetiva da sua obra. No encerramento, o realizador português irá apresentar Carminho no Lux, no Teatro Nacional Dona Maria II, seguido de uma conversa e alguns fados por Carminho.

Descubra a programação completa, com datas, espaços e sessões do evento, aqui. 

Ana Carvas By Ana Carvas

Relacionados


Moda  

Open Call | Time of Seasons

23 Jun 2024

Lifestyle   Tendências  

Onde está o queer nos contos de fadas?

22 Jun 2024

Moda  

Open Call | Hide and Seek

21 Jun 2024

Atualidade   Curiosidades  

Junho, o mês do orgulho

21 Jun 2024