Artigo Anterior

Diário de Prata: Colômbia

Próximo Artigo

Nas bancas: Vogue novembro 2018

Roteiro 15. 11. 2018

Leffest 2018: tudo o que deve saber

by Ana Carvas

 

Lisbon & Sintra Film Festival está de regresso para aquela que é já a sua 12ª edição. Entre os dias 16 e 25 de novembro, o reconhecido festival de cinema que anualmente ocorre em território nacional, irá tomar de assalto Lisboa e Sintra com alguns dos melhores filmes do momento.

L'Homme Fidèle (2018) ©D.R.

Do aclamado Beautiful Boy, com Steve Carell e Timothée Chalamet, o menino prodígio de Hollywood, à nova versão do lendário e misterioso Suspiria por Luca Guadagnino, com Dakota Johnson e Tilda Swinton, no total serão exibidos mais de 150 filmes ao longo do certame, sendo que 11 fazem parte da Seleção Oficial em Competição - entre eles L'Homme Fidèle com Louis Garrel, ator e realizador, Lily-Rose Depp e Laetitia Casta, e Vox Lux de Brady Corbet, com Natalie Portman e Jude Law - e 18 estão na categoria Fora de Competição - destaque para o filme Roma, de Alfonso Cuáron, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e cuja exibição em Portugal será exclusiva do festival, The House That Jack Built de Lars von Trier e, ainda, Silvio e os Outros de Paolo Sorrentino.

Entre os convidados presentes irão estar nomes como Louis Garrel, a modelo e atriz Laetitia Casta, o realizador e guionista francês Jean-Claude Carrière, a artista Laurie Anderson, entre muitos outros que se juntam ao júri da Seleção Oficial: o realizador Walter Salles, a pianista Martha Argherich, o escritor e realizador Jonathan Littell, o pianista e maestro Stephen Kovacevich, a cantora, compositora e atriz Chrysta Bell e o artista plástico Jorge Queiroz.

Ainda sobre a edição deste ano, o destaque especial do Leffest vai para David Lynch, o icónico realizador norte-americano conhecido por filmes como Mulholland Drive ou a série televisiva Twin Peaks, e que, ao longo da carreira, desenvolveu o seu próprio estilo cinematográfico apelidado de Lynchiano. A programação inclui duas exposições de fotografia no MU.SA, em Sintra - Small Stories de David Lynch e Psychogenic Fugue de Sandro Miller - e ainda a exibição de alguns dos seus trabalhos ao longo dos últimos doze anos.

Numa sessão especial, Jean-Claude Carrière, um dos mais importantes argumentistas da história do cinema, irá falar sobre o seu trabalho, nomeadamente com o realizador Luís Buñuel de Cet Obscur Object du Désir (1977), que será exibido em cópia restaurada. Aliado à vasta programação do festival, haverá ainda tempo para uma homenagem ao realizador João Botelho, naquela que será a primeira e mais completa retrospetiva da sua obra. No encerramento, o realizador português irá apresentar Carminho no Lux, no Teatro Nacional Dona Maria II, seguido de uma conversa e alguns fados por Carminho.

Descubra a programação completa, com datas, espaços e sessões do evento, aqui. 

Artigos Relacionados

Notícias 26. 10. 2018

#Trending: Lily-Rose Depp e Timothée Chalamet

Depois de diversos rumores e imagens que parecem confirmar o romance entre os dois atores, Hollywood ganhou um novo casal sensação. A Vogue foi investigar o porquê de Lily-Rose Depp e Timothée Chalamet serem o #couplegoals da nova geração.

Ler mais

Pessoas 4. 10. 2018

Dossier de estilo: Dakota Johnson

A combinação perfeita entre os coordenados deslumbrantes da sua mãe e o glamour Old Hollywood da sua avó, Dakota Johnson completa o trio da dinastia cinematográfica com a sua própria linha contemporânea. A Vogue reuniu os melhores looks da estrela de Suspiria na passadeira vermelha.

Ler mais

Agenda 28. 6. 2018

3, 2, 1, Ação: a sétima arte em 2018

Percorremos as próximas estreias da indústria cinematográfica e elegemos as seis que nos vão prender ao ecrã até ao último minuto.

Ler mais

Tendências 8. 6. 2018

Dear Natalie

Elogiamos as performances de Natalie Portman no grande ecrã com 10 das suas personagens mais carismáticas e memoráveis.

Ler mais

Tendências 7. 6. 2017

Cabelos ao vento

Em homenagem aos looks mais icónicos do cinema, percorremos os filmes onde o cabelo é co-protagonista.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK