Moda   Compras  

Shaped by nature: 15 joias made in natureza

25 Mar 2021
By Mathilde Misciagna

Natureza de trazer ao pescoço ou pendurada numa orelha.

Natureza de trazer ao pescoço ou pendurada numa orelha.

@voguerunway

Estar na natureza, ou mesmo ver as suas paisagens, reduz a raiva, o medo e o stress e aumenta sentimentos agradáveis. A exposição à natureza não só faz com que nos sintamos melhor emocionalmente, mas também contribui para o nosso bem-estar físico, reduzindo a pressão arterial, o ritmo cardíaco, a tensão muscular e a produção de hormonas do stress. Além disso, a natureza ajuda-nos a lidar com a dor. Por sermos geneticamente programados para encontrar árvores, plantas, água e outros elementos da natureza cativantes, somos absorvidos pelas paisagens da natureza e distraímo-nos mais facilmente da nossa própria dor e desconforto.

Talvez por isso, pelo tremendo desconforto que sentimos no último ano, nos sintamos tão atraídos por formas orgânicas no que à joalharia diz respeito. Perfeitas na sua imperfeição. Irregulares. Tudo menos monótonas. Inspiradas pelas profundezas do oceano ou por uma folha caduca. Os metais não têm de ter uma forma suave para chamarem a atenção. Pelo contrário. A textura pode adicionar algum vigor a silhuetas que de outra forma seriam simples. É uma técnica que já é usada há séculos, mas ganhou algum destaque durante os desfiles de primavera/verão 2021, onde a textura foi protagonista.

Talvez porque queremos voltar ao básico, ao que realmente significa ser humano. Um tópico que sempre foi potente, mas que agora ganhou todo um outro nível de significado durante tempos adversos. E as jóias acompanham-nos, como sempre, porque já se sabe they are a girl’s best friend

Do sangue novo às marcas consagradas, a joalharia portuguesa faz-se de diversidade. Das oficinas tradicionais à indústria inovadora, do design clássico ao contemporâneo, do comércio local aos marketplaces digitais. Com uma tradição centenária, este setor sabe igualmente renovar-se pelo design e inovação, que preservam a arte artesanal, mas acrescentam novas abordagens criativas e ambição internacional. Em Juliana Bezerra com cada peça contam-se histórias, inspiradas por formas cruas. Raquel Poço reflete-se nos pequenos detalhes e instantes da vida, em simbiose com a natureza e com a cultura que a rodeia. Crismaria cria um legado, colocando um pouco de si em cada peça. Na Lage studio, ao evocar uma atmosfera etérea, as peças devem ser usadas como um lembrete da importância de sonhar acordado e ver a beleza do mundo. Paula Vieira é sinónimo de um design experimental e da complexidade de texturas que formam o mundo natural.

Todas únicas e especiais. Todas com selo nacional. Percorra a galeria para uma seleção de peças destas e de outras marcas, para que possa trazer um pouco de natureza ao pescoço ou, quem sabe, à volta do dedo.

Mathilde Misciagna By Mathilde Misciagna

Relacionados


Inspiring Women  

Iris Apfel: "Acho que um sentido de deslumbramento é absolutamente imperativo"

02 Mar 2024

Inspiring Women   Lifestyle  

Dia da mulher | 5 séries sobre mulheres, para todos

01 Mar 2024

Moda   Coleções  

MFW outono/inverno 2024 | Na Semana de Moda de Milão, o jogo de cadeiras não pára

29 Feb 2024

Tendências  

Nailed it

29 Feb 2024