Artigo Anterior

Luís Sandão: primavera/verão 2019

Próximo Artigo

Rita Sá: primavera/verão 2019

Coleções 18. 10. 2018

João Sousa: primavera/verão 2019

 

"Filhos do Lago" traz o Inle Lake, Birmânia, para a estação quente do criador português.

© Portugal Fashion

"O Inle Lake, na Birmânia,", explica a marca, "é muito mais que uma atração turística, é mais que um lago de água doce, é mais do que fauna, flora e vida selvagem. É um estilo de vida, uma cultura, um rendimento que cada vez mais se torna ameaçado pelos agricultores de jardins flutuantes e pelo lodo criado pelos mesmos."

É aqui que trabalham os “Filhos do Lago” (pescadores Intha), cuja técnica piscatória é utilizar o pé para controlar o remo para que, com as mãos disponíveis, possam caçar os peixes através de grandes redes cónicas. O trabalho fotográfico de David Bazar, de 2011,  registou a arte dos Intha, e ainda a ameaça constante a que estão sujeitos - a redução do lago devido à agricultura flutuante e à criação de lodo criado pela mesma e a indústria ao redor do lago. 

As propostas de Sousa refletem não só o estilo de vida dessas referências como a ameaça aos mesmos, numa apresentação que tem tanto de primavera/verão como de mensagem reivindicativa, traduzida no largo recurso a redes - tanto como acessório, quanto como elemento da silhueta -, mas também com detalhes ligados à água, numa seleção de itens pintados a mostarda, branco e pormenores azuis.

Artigos Relacionados

Livestream 18. 10. 2018

Portugal Fashion: a primavera/verão 2019 em direto do Porto

Acompanhe todos os desfiles dos criadores nacionais, que apresentam as propostas para a próxima estação quente, de primeira fila.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK