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Notícias 9. 10. 2018

Jean Charles de Castelbajac para Benetton: o que esperar?

by Sara Andrade

 

O designer natural de Casablanca, Marrocos, é o novo diretor criativo da marca italiana e promete levar a United Colors a um novo nível.

Jean-Charles de Castelbajac © United Colors of Benetton

Responsável pelas coleções para homem e para mulher da casa, Castelbajac intervirá já na apresentação para o outono-inverno 2019, mas a linha que será da sua completa autoria só chegará para a primavera/verão 2020. Sobre a contratação, Luciano Benetton, presidente da UCB (que deixara a marca nas mãos do filho, Alessandro, em abril de 2012, mas regressou no início do ano à Administração, no sentido de incrementar as vendas da etiqueta), diz que "é um prazer acolher Jean-Charles de Castelbajac na nossa grande família. A sua experiência, carisma e capacidade de antecipar as tendências futuras sociais e na moda fazem dele um grande ativo para a nossa marca.”

Não são apenas palavras vãs num comunicado: o portefólio de Jean-Charles tem nítida inspiração nas Artes e no design, variáveis que sempre tentou colocar na marca homónima (que fundou em 1978 e deixou em 2016), tanto através das silhuetas como dos estampados. Afinal, foi amigo e trabalhou com artistas como Andy Warhol, Miguel Barcelo, Keith Haring, Jean Michel Basquiat, M.I.A e Lady Gaga e as suas criações foram expostas no Institute of Fashion and Technology de Nova Iorque, no Museu Victoria&Albert de Londres e no Museu Galliera m Paris. Em 2018, foi o diretor artístico convidado da Bienal de Paris. Agora, esta sua "bagagem" criativa espera-se parte integrante do novo capítulo da marca de Treviso.


© Imaxtree

Com um vasto CV que abrange do design à pintura, publicidade e street art, os seus primórdios na Moda datam de 1968, ao lançar a marca Ko & Co criada conjuntamente com a sua mãe, Jeanne-Blanche de Castelbajac. Em 1974, co-fundou a Iceberg e, em 1978, chegou a Jean-Charles de Castelbajac. Ao longo dos anos colaborou com a Max Mara, Ellesse, Courrèges, Rossignol, e Le Coq Sportif, e inspirou tendências como o movimento “anti-fashion” e o uso alternativo de objetos aplicado em peças de vestuário.  

“Marca icónica, a United Colors of Benetton visualizou o mundo de hoje: uma moda pop, colorida, acessível e universal, reforçada pelas imagens ponderosas de Oliviero Toscani,” comentou Castelbajac. “A United Colors of Benetton e eu sempre tivemos a mesma visão sobre a moda, caracterizada pela paixão pelas malhas e preferência pelas cores pop e do arco-íris.” 

Fruto de uma mistura de punk e pop, Castelbajac mistura velho e novo com um toque extravagante e irreverente. Nunca teve medo da cor, uma característica que vai ao encontro da assinatura cromática da Benetton, mas que agora pintarão, seguramente, as peças com mais arrojo nos cortes, nas estruturas, na figura feminina (e masculina) da marca. Exímio a criar as linhas que as mulheres adoram, o twist que sempre injetou na marca própria, também através da simbologia pop que o caracteriza, auguram tudo de bom para esta nova fase na sua carreira e na história da etiqueta. Uma que surge com um novo ponto vantajoso: o preço - algo que o criador também reforça.

“Graças às redes sociais, a moda está visível atualmente para todos. Mas continua a ser acessível apenas para alguns,” afirmou Castelbajac, acrescentando: “Juntos, a United Colors of Benetton e eu vamos tentar criar o guarda-roupa do futuro, trazendo a beleza e o estilo para o dia-a-dia a preções acessíveis para todos.”

 

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