Artigo Anterior

Massimo Dutti abre nova concept store em Lisboa

Próximo Artigo

São estes os nomeados para os Óscares 2019

Notícias 12. 1. 2019

A cama Delaktig de Tom Dixon x Ikea

by Sara Andrade

 

Depois do sofá modular, a dupla apresenta a cama modular - para customizar a seu bel-prazer. E o evento global para apresentar a novidade aconteceu hoje em Lisboa.

Mais especificamente no LX Factory, uma morada que simboliza também o argumento que moceu a empresa sueca a escolher a capital portuguesa como palco do evento global: o seu caráter emergente, criativo e colaborativo cria a dimensão perfeita para um projeto que coloca o foco na cocriação e criatividade. É que em Delaktig (que significa, em sueco "em conjunto") - a gama resultante da parceria Tom Dixon x Ikea x You -, as hipóteses acabam onde a sua imaginação termina. Pensado por módulos, o sofá (lançado em 2018) ao qual agora se acrescenta também uma cama baseia-se numa filosofia modular composta por uma plataforma-base à qual se pode juntar, alterar e remover acessórios para criar uma peça de mobiliário à medida das necessidades de cada um, mesmo que essas necessidades mudem de dia para dia. Sim, a versatilidade e facilidade é tal que pode ter um sofá e/ou uma cama "novos" todos os dias.

Não foi preciso sentarmo-nos com o designer britânico e James Futcher, responsável criativo pelo Ikea of Sweden, para percebermos que esta ideia de personalização surge de mão dada com o foco na sustentabilidade -mas fizémo-lo na mesma. De acordo com o homem da empresa sueca, "a customização é pilar do Ikea, sendo que as pessoas sempre puderam criar o seu próprio espaço, imaginando cozinhas, escolhendo pormenores, conjugando peças de acordo com o seu humor e gostos.", explica à Vogue. Com esta ideia do Delaktig, essas fronteiras são alargadas ainda mais porque se pode responder à vontade de mudança sem criar desperdício, defende a dupla. Basta ser criativo.

O mote da criatividade foi de tal modo sublinhado que Dixon pediiu a 75 alunos de design - de moda, de produtos, digital... -  de Nova Iorque e Tóquio para imaginarem uma peça a partir da nova cama: "Houve um que incluiu uma tela de croma na cabeceira, o que significava que quando fazia facetime, podia mudar de background digitalmente imaginando-se no Espaço ou noutro local qualquer", conta Tom, entusiasmado. "Mas acho que o meu preferido foi o que criou uma espécie de tenda que se fechava sobre a cama para proteger das radiações".

Estes protótipos não devem chegar às lojas, mas anime-se, porque a Delaktig (cama) fica já disponível no próximo dia 01 de fevereiro. Para um preview exclusivo, o Pop Up Hotel Delaktig construído para mostrar a linha à imprensa coloca o recheio à venda, este sábado 12 de janeiro. Das 12h às 17h, no Armazém L, no Lx Factory, todos os artigos desta nova coleção e do Hotel DELAKTIG, estarão a preços especiais e o valor reverte para a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, para ajudar a dar mais conforto e comodidade a quem não o tem no seu dia a dia. Para isso, todos os interessados nesta venda exclusiva deverão ter em conta que todos os móveis já estarão montados, o pagamento será feito apenas por cartão débito ou crédito e o transporte assegurado pelo cliente.

Artigos Relacionados

Notícias 11. 6. 2018

A arte de colaborar

Está prestes a chegar ao Ikea uma linha de casa desenhada por Solange Knowles.

Ler mais

Notícias 15. 3. 2018

Ikea x Bea Åkerlund

Uma coleção idealizada pela designer que inclui poltronas, almofadas, tapetes e chapéus em vidro que na verdade são jarras. É uma das coleções mais arrojadas da marca e já está disponível.

Ler mais

Tendências 9. 3. 2018

Decoro logo existo

Percorremos algumas das contas de Instagram das nossas it girls favoritas à procura de inspiração para a decoração de interiores.

Ler mais

Notícias 12. 12. 2017

Os sacos Balenciaga

Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, tem apostado nos itens mais inusitados para compor uma peça de luxo. Quem ainda não se esqueceu do simples saco do Ikea que foi transformado numa it bag luxuosa? O feito repete-se, mas desta vez são os tradicionais sacos de plástico os protagonistas.

Ler mais

Notícias 3. 10. 2017

Ikea x Hay is in the house

A parceria mais aguardada do mundo da decoração já está disponível e inclui o famoso saco da IKEA- noutras cores.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK