Lifestyle   Notícias  

A cama Delaktig de Tom Dixon x Ikea

12 Jan 2019
By Sara Andrade

Depois do sofá modular, a dupla apresenta a cama modular - para customizar a seu bel-prazer. E o evento global para apresentar a novidade aconteceu hoje em Lisboa.

Depois do sofá modular, a dupla apresenta a cama modular - para customizar a seu bel-prazer. E o evento global para apresentar a novidade aconteceu hoje em Lisboa.

Mais especificamente no LX Factory, uma morada que simboliza também o argumento que moceu a empresa sueca a escolher a capital portuguesa como palco do evento global: o seu caráter emergente, criativo e colaborativo cria a dimensão perfeita para um projeto que coloca o foco na cocriação e criatividade. É que em Delaktig (que significa, em sueco "em conjunto") - a gama resultante da parceria Tom Dixon x Ikea x You -, as hipóteses acabam onde a sua imaginação termina. Pensado por módulos, o sofá (lançado em 2018) ao qual agora se acrescenta também uma cama baseia-se numa filosofia modular composta por uma plataforma-base à qual se pode juntar, alterar e remover acessórios para criar uma peça de mobiliário à medida das necessidades de cada um, mesmo que essas necessidades mudem de dia para dia. Sim, a versatilidade e facilidade é tal que pode ter um sofá e/ou uma cama "novos" todos os dias.

Não foi preciso sentarmo-nos com o designer britânico e James Futcher, responsável criativo pelo Ikea of Sweden, para percebermos que esta ideia de personalização surge de mão dada com o foco na sustentabilidade -mas fizémo-lo na mesma. De acordo com o homem da empresa sueca, "a customização é pilar do Ikea, sendo que as pessoas sempre puderam criar o seu próprio espaço, imaginando cozinhas, escolhendo pormenores, conjugando peças de acordo com o seu humor e gostos.", explica à Vogue. Com esta ideia do Delaktig, essas fronteiras são alargadas ainda mais porque se pode responder à vontade de mudança sem criar desperdício, defende a dupla. Basta ser criativo.

O mote da criatividade foi de tal modo sublinhado que Dixon pediiu a 75 alunos de design - de moda, de produtos, digital... -  de Nova Iorque e Tóquio para imaginarem uma peça a partir da nova cama: "Houve um que incluiu uma tela de croma na cabeceira, o que significava que quando fazia facetime, podia mudar de background digitalmente imaginando-se no Espaço ou noutro local qualquer", conta Tom, entusiasmado. "Mas acho que o meu preferido foi o que criou uma espécie de tenda que se fechava sobre a cama para proteger das radiações".

Estes protótipos não devem chegar às lojas, mas anime-se, porque a Delaktig (cama) fica já disponível no próximo dia 01 de fevereiro. Para um preview exclusivo, o Pop Up Hotel Delaktig construído para mostrar a linha à imprensa coloca o recheio à venda, este sábado 12 de janeiro. Das 12h às 17h, no Armazém L, no Lx Factory, todos os artigos desta nova coleção e do Hotel DELAKTIG, estarão a preços especiais e o valor reverte para a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, para ajudar a dar mais conforto e comodidade a quem não o tem no seu dia a dia. Para isso, todos os interessados nesta venda exclusiva deverão ter em conta que todos os móveis já estarão montados, o pagamento será feito apenas por cartão débito ou crédito e o transporte assegurado pelo cliente.

Sara Andrade By Sara Andrade

Relacionados


Opinião  

Ocupação: full-time mom

27 May 2024

Notícias  

Arte e Moda encontram-se na boutique Dior em Lisboa com uma exposição assinada por Joana Vasconcelos

27 May 2024

Notícias  

Westwing já está em Portugal

27 May 2024

Moda  

Chiaroscuro

24 May 2024