Artigo Anterior

#YourVogueCover: Freedom on Hold, abril de 2020

Próximo Artigo

Do it yourself

Palavra da Vogue 4. 5. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de maio

by Margarida Xavier Marante

 

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de maio?

Touro, o signo do mês de maio. © Ilustração de Nuno da Costa.  Vintage nosering, Vivienne Westwood, outono/inverno 1993

Os melhores leitores que uma coluna astral poderia pedir: os leitores Vogue. Bem vindos, lindões! Cumprimentos à distância, claro. Não sei se concordam, mas caramba, o mês de abril não vai deixar saudades, pois não?

Os tempos vão melhorando, e, ao que parece, ganhámos uma ligeira confiança para voltar a abrir os olhos e relançá-los para longe, tentando vislumbrar o horizonte. E ao que tudo indica, o verão NÃO FOI cancelado. (Antes de vos revelar esta informação, fomos confirmar no calendário e sim: junho há-de seguir-se a maio… julho há-de seguir-se a junho e, quem sabe, o ano talvez vá por aí adiante até ao Natal).

Para já: vivamos Maio. Trinta dias de cada vez, não acham? Um bem-haja à energia de Touro, que nos ensina sobre self-love, self-care, self-tipo-tudo-do-bom-e-do-melhor.

Com quatro planetas a ficar retrógrados e fortes energias Taurinas (patrocinadas por Sol, Mercúrio e Úrano) é importante(íssimo) ir espreitar quais as áreas de vida e os aspetos do quotidiano que mais merecem a nossa atenção nos próximos dias.

Touro

Este mês marca-se pelo vosso encanto, resiliência… e resiliência! Exato. Podem ler resiliência duas vezes, e dar umas auto-pancadinhas nas próprias costas. Vocês merecem. Onde estaríamos nós nestes dias sem o dom taurino para aguentar os obstáculos desta vida matreira?

O Sol no vosso signo faz realçar as melhores qualidades. Saber manter uma postura firme, queixo erguido q.b e um sorriso ternurento. Faz parte do pacote de charme. Acenam à confusão dos dias com a mesma pose que a Rainha Elizabeth II acena ao povo britânico. Os Taurinos são fogo por dentro, como toda a gente. Mas têm em si uma capacidade invejável para “sorrir e acenar” tranquilamente, com um místico orgulho magistral. Sois assim: seres vivos dotados de um talento natural para ser Príncipe e Princesa. GOD-BLESS-THE-TAURINOS!

Neste mês de maio que tanto ansiamos, temos Sol, Úrano e Mercúrio no signo de Touro na casa 1: a área do Eu. Será altura para se reinventarem e para perceberem que as vossas capacidades não têm limites, ultrapassarem a zona de conforto e serem capazes de fazer acontecer.

É também de realçar a regente Vénus, na casa 2, a ficar retrógrada no dia 13. Assuntos de dinheiro e valor estão também presentes neste mês. Mesmo que não seja tempo de abundância financeira, esta Vénus traz certamente ensinamentos sobre como aumentar e por a render o seu património e o seu valor.

Gémeos

Chamem-nos loucos. Mas o grande estalo na cara destes tempos é perceber como o tempo é um conceito traiçoeiro e-tipo-BUE-esquisito.

Começámos o isolamento em choque com tanto tempo livre. Estreámos cadernos em branco só para escrever listas de objetivos, tipo aquelas sessões de espanhol, áudio-books e posições de yoga, lembram-se? Mas afinal o imenso tempo que ganhámos também se escapa por entre os dedos. Passaram-se quatro semanas, ainda não entendemos o espanhol e os checks na lista de objetivos não foram assim tantos. Um minuto de silêncio pelos nossos caderninhos… Rest in Peace.

As energias Taurinas deste mês de maio aplicam-se à vossa casa 12: a mais misteriosa e invisível do zodíaco. A casa 12 está intimamente ligada à fé. Por isso, a energia de Touro poderá exprimir-se num sentimento religioso ou energia mais espiritual. Atenção que há que filtrar as missas que uma pessoa ouve (por exemplo alguns malucos que vão à TV dizer “Bebam lixívia que isso passa!”).

Nós preferimos a fé do sorriso aberto e da confiança de que #VaiFicarTudoBem #arco-íris.

Caranguejo

Belezas desta vida! Como têm passado os nossos queridos nativos de Caranguejo?

Não nos desiludam e digam lá que têm aproveitado este tempinho em casa como nenhum outro signo do zodíaco sabe fazê-lo, hum? As almofadas do sofá até já têm marcadas as curvas magníficas do corpo, é ou não é? Ora digam!

Sabemos que o mês passado tivemos que trancar as fechaduras das portas e ficar quietos dentro de casa. Não querendo anunciar uma “revolução” nem nada que se pareça, a verdade é que as energias do mês de maio, com 3 planetas em Touro na casa 11 (casa de Aquário), pedem que os nativos de Caranguejo comecem (pouco a pouco) a pensar em grande: quer em ideias para o emprego e modo de trabalhar, ou na esperança de retomar o seu negócio e dar-lhe a saúde que ele está a precisar. Pensem em truques que aumentem a eficiência, a proatividade e a comunicação entre todos os colaboradores.

Ainda por cima com a ajuda de um Saturno retrógrado também em Aquário, é mesmo de aproveitar e pensar em algumas mudanças para implementar no dia a dia! Principalmente, nesta altura bonita, em que já se vê a luz ao fundo da fechadura.

Leão

© Ilustração de Nuno da Costa

Sejam bem vindas, brasas desta primavera!

Esta temporada tem sido estranha, não tem? (Ó para nós com tanto jeito para constatar o óbvio). Manter o entusiasmo nesta inquietude de sensações não é fácil, mas o signo de Leão não se dá por vencido facilmente. Leão que se preze, respira até 10 devagarinho, quando a ansiedade aperta.

Os astros Sol, Úrano e Mercúrio em Touro incidem na casa 10 (do trabalho) para os nativos de Leão. Mas calma, não vos vamos dizer para trabalhar mais (até porque nós não somos dessas coisas). A questão é que a energia Taurina deste mês vem aqui pedir sentido de trabalho, vocação e missão perante a sociedade.

Não esquecer que há também influências de Júpiter e Plutão na casa 6. Com elas, Leão vai concretizar gestos práticos no dia a dia com um contributo positivo para a sua família e sociedade em geral.

Pequenos gestos para ajudar a sua equipa ou ajudar quem mais precisa têm um poder luminoso e tão poderoso como a vossa boa energia! Mas claro, se possível, podem sempre acrescentar ainda uma boa anedota e boa disposição de Leão, que todos agradecem.

Virgem

© Ilustração de Nuno da Costa

Virginianos, socorro! Queremos alguém que nos compreenda. Apesar da calmaria do quotidiano, cá dentro a inquietude mental só aumenta. Temos, aliás, um sintoma que é merecedor de análise: as taquicardias Virginianas. A causa do sintoma? O vazio na agenda que às vezes deixa os nativos de Virgem agitados por não terem nada para organizar.

Os dias em teletrabalho estão cingidos às sucessivas reuniões no Zoom em horário intermitente: das 9h às 10h os “Bons dias” à equipa (para substituir aquele cafezinho na copa); das 10h às 11h faz-se o briefing das tarefas e, nas horas restantes, quer-se feedback constante.

Para relaxar, as energias Taurinas do mês de Maio incidem na casa 9: do estrangeiro. Não estamos a brincar. É na casa das grandes viagens que a energia de Touro vem atuar. Mas na verdade, e tendo em conta o posicionamento do regente Mercúrio, o que importa será vaguear com a mente para destinos longínquos. O truque é conduzir os pensamentos e deixar-se levar até aos limites da sua imaginação.

Se a realidade virtual dos pensamentos não satisfizer, concretize as propostas dos astros de uma forma patriótica e siga aquele slogan antigo que virou atual: “Faça férias cá dentro”. E viva Portugal. 

Balança

© Ilustração de Nuno da Costa

Bom ter-vos de volta ao nosso cantinho, balancinhas, especialmente neste mês de maio, em que os sentimentos estão à flor da epiderme, as saudades bombeiam os ventrículos do coração e temos uma vontade imensa de voltar às pequenas banalidades da vida em sociedade. 

Vai na volta, quase temos saudades da confusão do trânsito, dos transportes com gente, e das multidões do shopping! Estaremos loucos? Não. É só rescaldo da quarentena.

As energias deste refrescante mês de maio têm Sol, Úrano e Mercúrio sob as energias de Touro na vossa casa 8, apoiados por uma belíssima Vénus (regente de Balança) que fica retrógada a partir do dia 13. Resumindo: a intuição para maio é seguirmos os mandamentos de Touro e cuidar do nosso corpo. Repensem na rotina de skincare e bodycare diária. É deitar fora os cremes com a validade vencida e apostar em toda uma estratégia para mimar os músculos, a pele, o cabelo, as unhas. Com óleos, vitaminas ou mezinhas da internet.

Mimem-se muito, Balanças! Vocês merecem.

Escorpião

© Ilustração de Nuno da Costa

Bons olhos vos vejam, queridos nativos. Saudades dessa magnífica aura astral que vós tendes! (yap, vamos tratar-vos na segunda pessoa do plural. Só porque sim. Vós mereceis.)

Este mês, vós tendes energias de Touro, como sabeis! É a vossa energia oposta e complementar. Quer isto dizer que a energia Taurina pode ser algo desafiante, mas ao mesmo tempo muito enriquecedora para trazer mais equilibro à energia interior. Entendeis? A incidir na casa 7 (campo relacional) esta pode ser uma altura que vai fortalecer os laços com os seus mais próximos. Apesar de que (como todos sabemos) as quarentenas têm os seus desafios: alguns nervos, irritações e discussões sobre quem perdeu o carregador do telemóvel ou quem vai cozinhar o esparguete desta vez. Porém, até no meio de uma fricção ou outra, ultrapassar obstáculos em conjunto fortalece as raízes da relação e do apoio incondicional. 

Aproveitem também que Marte entra na casa 5 no dia 14 e podem receber mais inspiração para surpreender a cara-metade ou familiares em casa com algo inovador. A vida não se resume a esparguete, valha-me Deus!

Sagitário

© Ilustração de Nuno da Costa

Sagitarianos, bom dia! Boa tarde! Boa noite! (Interessa assim tanto que horas são?) Se fossemos realmente livres e vanguardistas, cumprimentaríamos os nossos leitores Sagitarianos com um “Bom momento presente!” Esteja ele iluminado pelo sol, pelas estrelas ou pelas cortinas fechadas que escondem o tempo lá fora.

As energias Taurinas para o mês de maio incidem na vossa casa 6: das rotinas, da saúde e do self-care. Por isso, maio traz aos nativos de Sagitário propostas para renovar o quotidiano. 

Se o mês passado foi altura de pôr mãos à obra e agarrar a vida com os dentes, este mês pede para os Sagitarianos relaxarem um pouco e trazerem tranquilidade ao interior. Há que gozar o facto de estarmos vivos, a saúde que temos, mantendo os chacras alinhados, como diz o outro. Nunca descurando a saúde mental.

Touro é uma energia que pede conforto e algum sossego. Por isso, façam por diminuir a adrenalina, treinar a respiração e, acima de tudo, cuidar da primeira casa: o corpo.

Agora perguntam vocês “E cadê do nosso regente Júpiter?” Anda pela casa 2, com o planeta Plutão, no signo de Capricónio. Estes dois babies ficam retrógrados em sintonia a partir do dia 15. Por isso, arranjem também um tempinho para reorganizar algumas finanças e analisar os rendimentos com um olhar incisivo. 

Capricórnio

© Ilustração de Nuno da Costa

Ah! Signo de Capricórnio! Finalmente um lugar onde podemos perguntar com franqueza: vocês já viram ao que isto chegou?! A pandemia e as transformações na sociedade obrigaram-nos a mudar o nosso estilo de vida. Os Capricornianos quase que arrancam os cabelos só de imaginar empresas a fechar e a economia a sofrer.

Especialmente quando o trabalho tem um peso importante na vida, como é o forte caso de Capricórnio, a adaptação às novas formas de trabalhar pode trazer algum desconforto.

Curiosamente, as energias de Touro deste mês espelham-se na casa 5 e trazem uma atração pela Arte! Touro gere as formas físicas, bonitas e charmosas. Por isso, neste mês de Maio, os nativos de Capricórnio podem ter o olho mais ligado para a música, pintura, museus ou conversas artísticas. Vai na volta, até se inspiram para criar aquelas imitações de quadros famosos com cenários caseiros e decorados a rolos de papel higiénico.

De resto, a energia Capricorniana não vos deixará baixar os braços! A partir do dia 11, e enquanto Saturno estiver retrógrado, poderão haver alguns ajustes e adaptações a fazer. Mas o essencial é que Capricórnio sabe bem usar a sua energia e foco para concretizar os objetivos na vida. Mãos à obra, queridos nativos!

Aquário

© Ilustração de Nuno da Costa

Como é que é, gente giiira? Saudades dos Aquarianos que tanto nos refrescam o astral!

A energia Aquariana é o frasco de vitaminas mais bio-natural-e-cenas que uma pessoa pode (e deve) tomar, pelo menos uma vez por dia. Cinco minutinhos de conversa Aquariana e puff! Glóbulos brancos e sistema imunitário começam logo a reagir pelo dia fora.

No decorrer da quarentena, os Aquarianos têm um elevado sentido de humanidade e por isso sabem que a resposta à pandemia tem de ser global e solidária. As energias Taurinas deste mês de maio atingem a vossa casa 4, que também está relacionado com laços de união e solidariedade. A temática da família, do lar e das memórias é proposta pelo Sol em Touro. Fale com os seus e aproveite esses momentos para assegurar que todos estão unidos (mesmo que fisicamente afastados). Pensando bem, sendo Touro um signo de arte, poderá ser um bela altura para se dedicar aos recortes de fotografia e começar aqueles álbuns de família que sempre prometeu que ia fazer. Lembra-se?

Se andar no flirt (sim, a quarentena também dá para isso) ou se estiver a consolidar a sua relação, é de notar que no dia 13 Vénus fica retrógrada na casa 5, que é como quem diz: aumente o volume da playlist.

Peixes

© Ilustração de Nuno da Costa

Ajudem, nativos Peixes! Estamos a dar o nosso melhor para controlar a ansiedade. Mas o melhor calmante é mesmo ver-vos chegar.

Para o menu de maio, em regime take away, temos um mês recheado de energias de Touro. O Sol, Mercúrio e Úrano vão incidir na casa 3: área das partilhas, comunicações e deslocações. Os nativos de Peixes vão sentir Maio como aquela brisa de vento que apanhamos no carro, de janela aberta, que nos põe o cabelo ao vento e o braço esticado em liberdade.

O brilho deste mês (regido pelo Sol) vai surgir de pequenos episódios de alegria, conversas e novas partilhas entre pessoas, quer elas estejam de máscara, de óculos raios-X ou até de touca na cabeça (who cares). Para se cumprir o distanciamento social não precisamos de brincar ao silêncio, pois não? Falem abertamente com as pessoas que se cruzem convosco. Vocês até já estão com saudades de fazer aquelas doideiras do antigamente, como apanhar um táxi só para partilhar umas histórias de vida, ora admitam lá! Com a sorte de ter Júpiter na casa 11 (área do social), ainda vos calha a Maria Rueff no lugar do condutor, na pele do Zé Manel Taxista.

Carneiro

© Ilustração de Nuno da Costa

Valentões, cheguem aqui mais pertinho! Manter o distanciamento social convosco é tão difícil, sabem?

Vocês foram essenciais nos últimos tempos com coragem e bravura, tal como falámos no mês passado. A proposta astral para Maio é algo diferente. Não nos batam (até porque nós não temos culpa nenhuma, somos meros intermediários dos astros). A energia de Touro deste mês vem pedir aos nativos de Carneiro alguma paciência! É isso. Leiam rápido que custa menos. “Pa-ci-ên-cia”. Uff, já foi!

Sol, Úrano e Mercúrio em Touro na casa 2 pedem para abrandar o sistema nervoso. Depois, Vénus a pedir tranquilidade na casa 3 (da mente e das conversações). E, por fim, Marte a ingressar em Peixes, no dia 14, a pedir algum sossego.

Não estranhem se deram por vós neste mês mais recatados no vosso canto. Os campeões também descansam! Quem sabe se é desta que acabam o puzzle de 1000 peças sem deitar tudo ao chão? Há todo um novo leque de experiências e conversas que (agora com a dose de paciência trazida por Touro) podem correr tão bem que até vocês se surpreendem. 

Vai ser um mês bonito de se ver. E já sabem: não se enervem!

Margarida Xavier Marante tem 25 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 1. 4. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de abril

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de abril?

Ler mais

Palavra da Vogue 2. 3. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de março

Já sabe o que lhe reserva o mês de março?

Ler mais

Palavra da Vogue 3. 2. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de fevereiro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de fevereiro?

Ler mais

Palavra da Vogue 7. 1. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de janeiro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de janeiro?

Ler mais

Palavra da Vogue 6. 12. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de dezembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de dezembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 5. 11. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de novembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de novembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 1. 10. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de outubro

Descubra o que lhe reserva o mês de outubro, com o horóscopo Vogue.

Ler mais

Palavra da Vogue 29. 8. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de setembro

Já sabe o que lhe reserva o mês de setembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 31. 7. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de agosto

Nesta nova rubrica do Vogue.pt, Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de agosto?

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK