Artigo Anterior

#VogueChallenge, muito mais do que uma hashtag

Próximo Artigo

To be continued: Utopia

Palavra da Vogue 7. 7. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de julho

by Margarida Xavier Marante

 

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de junho?

Caranguejo, o signo do mês de julho. Colar vintage Dior. Ilustração de Nuno da Costa.

Queridões… Não têm sido tempos fáceis, pois não? Ora levantem a mão se também concordam que há um sentimento de insegurança a pairar no ar e inquietações a chover das nuvens. Estamos convosco: unidos nesta sensação esquisita de incerteza atmosférica.

A receita para acalmar o stress e ansiedade? Há quem proclame aquela célebre frase: “sopas e descanso”. Mas calma, ainda não estamos prontos para a reforma. E, além disso, o verão lá fora chama por nós.

Podemos até estar meio atordoados, mas nunca (nunca, atentai a isto) nos podemos esquecer que temos de estar gratos por viver esta época dos dias longos e sunsets tardios, em que dá para jantar a ver o céu ficar cor-de-rosa e os passarinhos a regressar aos ninhos a cantar o final do horário de expediente. Na verdade, turbulências à parte, julho tem potencial para ser um mês prazeroso (não fosse ele o mais solarengo do ano).

No buffet gastronómico de astros para este mês, a oferta é interessante e há que aproveitá-la com calma para não acabarmos com vitela, fruta e arroz doce tudo misturado no mesmo prato. Caranguejo é o signo que rege o estômago, mas o compromisso é de (tentar) não ter mais olhos que barriga.

A nossa estrela brilhante incide no signo de Caranguejo, trazendo a necessidade de amor, proteção e companheirismo. Por outro lado, novamente muita energia no signo de Capricórnio, a fazer-nos amadurecer, desafiando o mundo e a vida tradicional tal como a conhecemos (ou conhecíamos).

E o resto? São receitas para ver já de seguida, nos miminhos que temos preparados para todos os signos.

CARANGUEJO

Parabéns, Caranguejinhos mais lindos!! Esta delícia de horóscopo começou em agosto do ano passado com Sol em Leão, e agora para concluir a voltinha da translação solar, cá está ele: Caranguejo! O melhor costuma ser deixado para o fim, não é? Será para deixar um gostinho doce na boca? Provavelmente. Reis do carinho, JULHO É VOSSO!

Têm sido uns heróis sem capa no que toca ao crescimento pessoal. As oposições de grandes energias tensas de Capricórnio na casa 7 têm-vos posto à prova. Desafios, perguntas, dilemas. Tem havido de tudo na vida destes nativos. E o TPC parecia estar a terminar, mas Saturno regressou à festa. Com ele, estão também Júpiter e Plutão retrógrados a brincar convosco. O eixo de crescimento vai continuar a ter impacto na vossa vida.

Ora desabafem: qual é a vossa estratégia de sobrevivência preferida? Chás de camomila ou luvas de boxe? Aguentai firme, pois o desenvolvimento pessoal é um processo como a maratona de 42 km. Só que (novidade) estes não param aos 42. É um caminho para a “vida toooodaaa” (cantem ao ritmo da Carolina Deslandes, que fica mais giro).

Mas relax, minhas azeitonas doces! Calma que também haverá festa! Sol está na casa 1 para dar alento e animação (a começar pelo festejo do vosso aniversário óbvio). Divirtam-se com esse vosso sorriso doce e gozem a vida, cada vez com mais sabedoria acumulada.

LEÃO

© Ilustração de Nuno da Costa

Gatos e gatas! Felinos de todas as espécies! Miau gostoso!

As energias de Caranguejo incidem na vossa casa 12 (do espírito). Assim, com a necessidade de aconchego que Sol no signo de Caranguejo tanto pede, os nativos de Leão vão ser convidados a aconchegar o espírito. Dar mimos a si próprio e cuidar das feridas e arranhões que temos, à espera da pomada betadine e um penso rápido por cima (daqueles com bonecos, de preferência).

Por mais que nos seja mais fácil ou natural cuidar das pessoas ao nosso redor, a verdade é que há muito na nossa mente que também precisa de ser cuidado. Vire-se para si própria e pergunte-se: “E tu, que precisas querid@? Um chá de hortelã? Uma canja? Uma massagem dos pés?”.

Em julho, é a lógica de auto-cuidado mental que é proposta a Leão. E as fortes energias opostas a Caranguejo, no signo de Capricórnio na casa 6 confirmam isso mesmo. O desafio a que Leão vai ser chamado é para ser mimoso por dentro e pragmático por fora. Seja dois de si: um cuidador de avental e o guerreiro implacável. Porque não umas botas da tropa e um avental ao mesmo tempo? Nestes tempos incertos, não há espaço para julgamentos de moda: vale tudo.

Tudo ficará mais fácil a partir do dia 12 quando Mercúrio volta ao seu movimento direto e, a partir de dia 23, quando a sua confiança voltar a subir rumo às nuvens.

VIRGEM

© Ilustração de Nuno da Costa

Olá, geladinhos de baunilha salpicados a canela! Como é que isso vai, Virginianos?

No mês passado, o foco esteve mais virado para a produtividade e trabalho, graças às energias que vieram mostrar aos Virginianos que conseguem fazer tudo quanto quiserem. A surpresa boa é que a capacidade de multitasking dá à vida (para além de algum cansaço, vá) uma certa graça. Ou não?

Graças a deus, nem tudo é trabalho neste zodíaco. O foco de julho vem diferente e a música é outra. A área de vida iluminada por Caranguejo é a casa 11 (dos amigos). Conversar, conversar, conversar: é hora de pôr a conversa em dia. Caranguejo este mês vem pedir que seja dada aos amigos uma atenção adicional, com mimo, ternura (e, quem sabe, uma cervejinha? Não seja forreta).

O planeta Mercúrio, regente de Virgem, gere a comunicação e as palavras. Queremos que exercitem bem essas mandíbulas e todos músculos faciais envolvidos no processo de confraternização. Mas atenção ao exagero nas fofoquices. Com Mercúrio ainda retrógrado até dia 12 e Marte em Carneiro na casa 8, intuímos que as línguas afiadas também apareçam em modo “emplastro” para se juntar ao grupinho ‘dajamigas’! 

BALANÇA

© Ilustração de Nuno da Costa

Ai, que saudades dos nossos moranguinhos recheados com açúcar! Como estão os Balança neste belo dia de julho?

As energias carinhosas de Caranguejo incidem na casa 10 (da vocação) para os nativos de Balança. Se vocês já têm, por natureza, uma aura carismática, imaginem receber as potencialidades de um Sol no signo mais empático de sempre. Vai ser uma obra tão linda de trazer as lágrimas aos olhos (pré-aviso para rímel à prova de água, já sabem).

Sendo a casa 10 também uma área de exposição (como nos mostramos à sociedade), julho pede para se dedicarem a trazer mais amor ao vosso espaço social. Falar de bondade sem complexos nem tabus, acompanhar os mais próximos, perguntar-se pelo bem estar dos que o rodeiam, assumir você mesmo as suas necessidades emocionais… Viver o amor e a compaixão de uma forma mais exposta, sem vergonhas.

Com oposição a Marte no signo complementar de Carneiro e sextil a Vénus, pode também surgir a necessidade de tomar uma posição ou ajustar a “dinâmica” na sua relação. Por fim, mesmo no final do mês, com pico no dia 27 (*tambores por favor*) a vossa regente Vénus faz quadratura a Neptuno, provocando uma agitação de emoções, até com potencial para criar algo artístico (ou não fossem já os nossos Balancinhas uns autênticos artistas!)

ESCORPIÃO

© Ilustração de Nuno da Costa

Cumprimentos de cotovelo, escorpiões queridos!

Esta energia Carangueja que se instalou sobre o céu solarengo de julho atinge a casa 9 para os nativos de escorpião (área do ensino “superior”). Antigamente, identificava-se este “ensino superior” com a faculdade. Contudo, hoje sabemos que é preciso relativizar os tempos e as épocas. Assim, a casa 9 não é simples faculdade, mas sim a aprendizagem que nos eleva, nos desperta a mente e nos torna melhores pessoas. Em oposição a Saturno, Júpiter e Plutão retrógrados em Capricórnio na casa 3, a proposta dos astros é fazer um make-up às crenças limitadoras e reconstruí-las com a essência de Caranguejo: alicerces de amor e carinho, pilares de algodão doce e paredes à cor de miminho.

Escorpião já é um signo de água. Caranguejo também o é. Muito tempo passado debaixo de água, pensam vocês? Também! Praia, piscina, aquilo que lhe passar à frente aproveite. Mas água é também o nosso lado emotivo. Esse lado vai estar acionado e vai ser coisa comovente.

Ah, e já agora! Alguns de vós andam com vontade de arranjar um espacinho em casa para um animal de estimação? Marte a sobrevoar a casa 6 (dos animais) dá a impressão que isso pode estar a passar-vos pela cabeça. São Cat ou Dog lovers desse lado?

SAGITÁRIO

© Ilustração de Nuno da Costa

Sagitarianos da vida linda! Segue mais uma ronda do nosso jogo preferido?

Onde pairam as energias deste mês: é a pergunta que não quer calar.

Sol (e Mercúrio) em Caranguejo incidem para vós na casa 8 (dos sentimentos mais profundos). Ora, Caranguejo é um signo de elemento de água e a casa 8 é de água também. Emoções por cima de emoções, quase num banho de imersão a fazer espuma de tantos sentimentos.

A dica é esta: não se irrite! Julho vai ser um mês em que o melhor a fazer é tentar descontrair ao máximo, para dar conta da sensibilidade que chega. Relaxe, pulverize um incenso nos olhos (sei lá, vale tudo) ou proclame os mantras do sossego. Faça o melhor por si e respire fuuuundo. Em julho, Sagitário não vai estar para se chatear. Por isso, calce as Havaianas, vista o fato de banho e olhe: vá ao sítio onde tudo fica melhor, é isso mesmo, acertou: a praia! Com tanta preparação, pode até levar de casa um letreiro bem grande para prender à areia junto ao chapéu de sol: “Por favor, NÃO INCOMODAR”. Com a toalha bem estendida pelo areal, e um círculo de 2 metros a assegurar a distância social, vai ver que consegue uma paz de espírito jeitosa.

CAPRICÓRNIO

© Ilustração de Nuno da Costa

Capricornianos do nosso coração: segurem-se e não se assustem, tá?

As energias de Caranguejo trazem assuntos de amor, carinho e vá… alguma lamechice! Mas é daquela que não faz dói-dói. Apenas o sacrifício de alguns abraços mais apertados contra as costelas, uns beijinhos mais longos com barulho de passarinho e coisas fofinhas que fazem os Capricornianos perguntar: “Mas hoje é Dia de São Valentim e ninguém me avisou?”

Julho vem passar a mão suave pelos ombros dos nativos de Capricórnio e pedir-lhes autorização para os derreter de mimo. Sol e Mercúrio no signo meloso de Caranguejo incidem na casa 7 (do relacionamento amoroso). Por isso, para quem está numa relação, já sabe: o mote está dado. Festas, carícias e serões românticos (mesmo no sofá a ver Netflix) são ordens dos astros para este mês. Para os Capricornianos de coração livre ao sabor do vento: Caranguejo entra em vós igualmente, com mais empatia, compaixão e recetividade para o amor (*upa! upa!*). Pelo menos é essa a proposta dos astros, cabe a cada um de nós aceder aos pedidos que vamos recebendo da vida, naturalmente.

Enfim, esta é, “definitivamente” (ó pra nós com tantas certezas) uma altura para aprendermos a acolher-nos dentro de nós. Criar um ninho protetor no coração. Onde lá nos abrigamos. E também recebemos quem precisar. Caramba, pode ser do calor… mas estamos fortíssimos em metáforas neste mês de julho!

AQUÁRIO

© Ilustração de Nuno da Costa

Aquarianos fofos, ponham as mãos no ar para um hi-5 aéreo, vá lá!

Este verão exige de nós uma originalidade acrescida. Lidar com as novas regras, costumes, boas práticas de higiene. Credo! Esta nova normalidade por vezes mais parece um novo jogo criado para a PlayStation em género “Survival”, onde todos somos jogadores (mas daqueles amadores só a tentar passar de nível). Até os Aquarianos, que não se deixam atrapalhar facilmente, vão ter que fazer um update à capacidade de descontração e humor, para saber viver este 2020.

Ora bem: Sol em Caranguejo para o mês de julho incide na vossa casa 6 (da saúde e quotidiano). Também há que lembrar que as energias de Caranguejo regem o estômago e a fome, pelo que não será de admirar se nos próximos tempos precisarem de aconchegar a barriga mais do que o habitual. Têm um ratito no estômago, é? Façam favor de se nutrir. Mas cuidadinho no açúcar e hidratos de carbono. Julho é propício a ganhar uns quilinhos. Shhhh! Relaxe.. Não olhe para a balança, que só dá asneira. Compensa mais tarde. Vénus está na casa 5 (da diversão) por isso, prazer é ordem do dia. Ai, já só pensamos em bolinhos, salgadinhos e bolas de Berlim na praia… Mas claro, depois vamos rezar 10 ave-marias em nome do nosso metabolismo.

PEIXES

© Ilustração de Nuno da Costa

Olá, pequeninos nadadores de maresias transparentes.. Sois bonitos!

As energias de Peixes e as de Caranguejo – tão fortes neste mês de julho – são compatíveis a várias níveis. Os peixinhos têm, de certa forma, a vida facilitada. Caranguejo traz sentido de afeto, amor e cuidado pelo próximo. Algo que Peixes assimila na sua vida de uma forma recorrente.

Contudo, eis a novidade (e bastante jeitosa em tempos de desconfinamento). Este mês de julho a casa 5 é a iluminada: casa do convívio, jantaradas, música nas colunas. Viva a casa do zodíaco onde se pode festejar e ter aquele bate-papo com os amigos, de copo na mão, ombros a balançar ao som da música e saltos altos por baixo da mesa, só porque sim.

Quem deve ser o anfitrião? Você, querido Peixes. Caranguejo está no centro do clima festivo e são os nativos de Peixes os incumbidos de fazer a festa acontecer. Já sabe: não se escape. Quem cozinha é você. Preparar os petiscos, ordenar as cadeiras na sala, a criar um ambiente convidativo, tudo apostos para que os seus mais-que-tudo se sintam em CASA!

CARNEIRO

© Ilustração de Nuno da Costa

Icem as velas! Preparem os navios. Embarcamos em mais uma voltinha por entre as ondas astrais dos nossos Carneiros. E por falar em ondas, conte lá… quantos mergulhos esse corpinho adelgaçante já deu no mar este ano? Nós cá gostamos de contabilizar para chegarmos a setembro com o sentimento de missão cumprida.

Os nossos nativos de Carneiro são lutadores e energéticos na sua essência, já sabemos. Mas neste mês de julho, com Marte no próprio signo, vão poder usar toda a genica para fazer acontecer! Os objetivos que estão no papel vão ganhar braços e perninhas para a vida real. É para aproveitar!

Por outro lado, as energias deste Sol em Caranguejo serão mais relacionais, viradas para a família e para as pessoas de que mais gosta. Vão ter um instinto natural para cuidar e proteger os mais próximos.

Que mais? Que mais? Ah! Não esquecer, há que pôr tudo em cima da mesa: as energias Capricornianas a puxá-lo para o trabalho continuam fortes. Pois é. Não nos parece que consiga ter um grande descanso tão cedo. Mas tudo é uma questão de equilíbrio, vá não desanime. Bom verão!

TOURO

© Ilustração de Nuno da Costa

Taurinos, seus fofos! Falemos de uma forma mais chique, já que são os Taurinos que nos leem neste cantinho. A vossa regente Vénus (apesar de estar nos signo de Gémeos, que pode dar alguma estranheza) ela está na casa 2 (do conforto), o que é bastante gratificante.

A agitação que podem ter sentido até ao mês passado, vai acalmar. Por um lado, Vénus retomou o seu movimento direto. Por outro, este mês a energia solar é de Caranguejo, amores! Uma energia que quer relaxamento, harmonia e conforto! Portanto, façam favor de viverem esta altura com a maior leveza possível.

Aplicada à casa 3, é um ótimo tempo para longas conversas com os irmãos (e demais pessoas suas companhias de vida). Crie ambiente para confraternizar em conversas intimistas.

Atenção a Mercúrio retrógrado até ao dia 12: nos serões ou jantares de verão, tente fugir a conversas sobre dietas, doenças ou Covid-19. Nesta altura, é de evitar assuntos exteriores, que só nos criam ansiedade e nos afastam das conversas interiores que realmente importam. Portanto, já sabe: se alguém na mesa começar a proclamar sobre as calorias das bolinhas de Berlim, imponha mudar de assunto e desculpe-se “amorzinho, falar disso não! Olha que os astros andam tensos!”.

GÉMEOS

© Ilustração de Nuno da Costa

Geminianooooooosssss! Esta prolongação do vosso nome é símbolo do nosso nível de saudades, tá? *wink wink*

Sois um signo de ar, mutável e mais do que apto às adversidades da vida. Vocês contornam as obstáculos mundanos como campeões de atletismo. E gosto de vos imaginar atletas de fato de treino de calções curtos amarelo-néon (só porque é giro).

A deusa Vénus está na casa 1, em cima da vossa identidade: que glamour, gentxi! Aproveite para se embelezar e usar a roupa gira de verão! Mesmo aquela que comprou só para usá-la em eventos hiper especiais que nunca ou raramente se concretizam (como aquele piquenique no Havaí com temática dos pelicanos que um dia idealizou). Use tudo, mesmo que seja para a varanda. Depois tire foto, pronto! Que é para fazer valer a vestimenta. 

A energia de Caranguejo aplica-se à vossa casa 2 (dos dons). Por isso, não se esqueça de investir em si. Nas suas capacidades e talentos. Puxe por si e aproveite-se até aos seus limites, ou para além deles, corajosos!

Com as oposições de Capricórnio na casa 8, não pode descurar a sensação de bem estar, mimando a saúde mental, neste tempos estranhos de pandemia. Oiça música, ponha-se offline da internet por momentos e abane o capacete. Faça como a Taylor Swift nos ensinou: “Shake it off! Shake it off! Off-off!”

 

Margarida Xavier Marante tem 25 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 2. 6. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de junho

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de junho?

Ler mais

Palavra da Vogue 4. 5. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de maio

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de maio?

Ler mais

Palavra da Vogue 1. 4. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de abril

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de abril?

Ler mais

Palavra da Vogue 2. 3. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de março

Já sabe o que lhe reserva o mês de março?

Ler mais

Palavra da Vogue 3. 2. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de fevereiro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de fevereiro?

Ler mais

Palavra da Vogue 7. 1. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de janeiro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de janeiro?

Ler mais

Palavra da Vogue 6. 12. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de dezembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de dezembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 5. 11. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de novembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de novembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 1. 10. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de outubro

Descubra o que lhe reserva o mês de outubro, com o horóscopo Vogue.

Ler mais

Palavra da Vogue 29. 8. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de setembro

Já sabe o que lhe reserva o mês de setembro?

Ler mais