Artigo Anterior

E depois do adeus

Próximo Artigo

Não há um planeta B

Palavra da Vogue 1. 4. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de abril

by Margarida Xavier Marante

 

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de abril?

Carneiro, o signo do mês de abril. @ Ilustrações de Nuno da Costa. Chapéu vintage em lã, Philip Treacy para Givenchy by Alexander McQueen.

Queridos leitores. Lavamos as mãos, passamos uma toalhita desinfetante no computador e estamos prontos. Quanto possível. Uma touca da piscina no cabelo, óculos de sol na face, luvas de jardinagem e papel de alumínio por cima do pijama, só para perguntar: mas que bagunçada sanitária é esta?

Desde janeiro, influenciados especialmente por Plutão, anunciavam-se grandes transformações sociais. Preferíamos algo mais fashion e refrescante tipo: “As franjas voltaram em peso!” ou “Os chapéus em palha conquistaram o mundo!”. Não foi o caso. E o novo coranvírus deixa muito a desejar no que ao styling diz respeito. As luvas escondem a manicure (o que, com o tempo a passar, talvez seja pelo melhor). E o pijama apoderou-se do nosso corpo e não nos larga por nada.

Para o mês de abril, a perseverança, coragem e paciência nas medidas de contenção e combate à Covid-19 continuam a todo o vapor. É PARA VALER! O Sol em Carneiro pede-nos para ultrapassar os obstáculos com força, espírito de equipa, liderança, exemplo e coragem!

Os nossos truques de combate? Sabão e sentido de humor. Ora espreitai como cada signo pode viver melhor em tempos de quarentena.

#FiquemEmCasa e #LeiamAVogue.

CARNEIRO

Nativos de Carneiro: ora chegai aqui pertinho de nós (mas a dois metros de distância, não abusem!). O vosso papel é crucial nesta altura complicada e vocês podem salvar-nos a todos de um desânimo coletivo muito chato. Sois o símbolo do que há de mais importante no mundo: a VIDA.

Por isso, companheiros, nem de propósito este ser o vosso mês: o mês dos nativos de Carneiro, dos líderes, dos lutadores, dos inspiradores perante a adversidade. Se há quem não pode baixar os braços, e consegue manter os olhos no objetivo são estes nativos maravilhosos. 

O vosso regente Marte em conjunção com Saturno na casa 11 trazem um grande sentido de humanidade que devem pôr em prática. Sejam persistentes nas regras de contenção. E não desistam nunca. Criem planos familiares de entreajuda. Ajudem a levantar o astral e a boa-disposição de todos, mesmo em isolamento.

Claro que até os grandes lutadores de boxe precisam de descansar um bocadinho a meio do combate: uns golos de água e uma toalha na face, só para refrescar. Caso se sintam cansados, tensos, agitados ou simplesmente rabugentos, o truque é descomprimir com uma dose de exercício físico em casa (mesmo para aqueles que vão descansar logo após o aquecimento, o efeito é bom na mesma).

Um banho quente e um roupão lavado meia hora depois, e puff! Estão prontos para iniciar um ultra relaxante zapping pelas milhares de séries na Netflix.

TOURO

Taurinos, seus valentes!

Os taurinos têm em geral uma relação muito importante com o aconchego da sua casa (o seu porto seguro). Por isso, acreditamos que no mês de abril, estes nativos podem beneficiar das energias de Carneiro na casa 12 (do isolamento) para continuarem com ânimo e coragem, mesmo numa situação mais recatada do mundo exterior.

Com Marte e Saturno na casa 10, a fazer “das suas”, poderá haver alguma agitação na área profissional ou na imagem pública? É provável. Mas nada de alarmes, porque com uma Vénus na casa 3, as conversações têm o maior trunfo de todos para correrem sem problemas.

Se precisarem de um tranquilizante adicional (ou simplesmente algo refinado para quebrar a rotina) dizem os especialistas que o vinho - composto por antioxidantes e anti-stressantes – funciona, ao que parece, bastante bem.

Os nativos taurinos (charmosos que dói) são mestres na arte da paciência e resiliência. Vocês podiam unir-se e fazer assim uns tutoriais online para o resto da malta sobre: “Como respirar fundo, contar até 10 e manter-se firme.” Que tal? O resto do planeta beneficiaria bastante. Fica a ideia!

GÉMEOS

Geminianos jeitosos: eis os nativos que vão dar conta de todos os canais de comunicação nesta altura de quarentena. Grupos de Whatsapp; vídeochamadas em grupo, aulas na web, encomendas para o supermercado. É só dizer!

Com a energia de Carneiro na casa 11, os nativos de Gémeos têm um papel importante para estarem em contacto (mas só virtual, lembra-se?) com a comunidade/família e amigos. O lado Geminiano é uma benção nesta altura, porque não deixam ninguém esquecido. Quem tem um(a) Geminiano(a) do seu lado, não fica sem uma palavra amiga de consolo.

Prevemos até 15 chamadinhas telefónicas diárias, onde (num ápice) apanham informação, cusquices e ânimos por entre os entes queridos. Ficam a saber da ementa do almoço da tia Rita, do escândalo da fatura da luz da Manuela e da fotografia atrevida que o Tozé postou em estilo #throwback às suas férias nas Maldivas.

Sabemos que nesta época desafiante nas nossas vidas, a ansiedade, o stress e a insegurança podem agitar as pessoas. É evidente que os nervos estão à flor da pele. Por isso, sendo vocês um canal entre muita gente, façam um esforço para transformar os nervos em gargalhadas.

A verdade é que se nos esquecermos da pressão global lá fora, vamos admitir que os momentos no sofá, ao portátil ou com um livro no colo e chá de limão ao lado, são bons e até nos passa pela cabeça “aiii, como eu estou bem aqui”.

CARANGUEJO

Nativos ternurentos: ora vinde aqui pertinho, que o bicho ainda não atravessa ecrãs, felizmente. Estamos por casa e por cá ficaremos a viver os dias da forma mais aconchegante que existe. Sem grandes horários nem pressas. Sem correrias contra os minutos que dávamos tudo para ter e não temos.

Esta calmaria é esquisita, é certo. Mas não nos podemos queixar de tudo. Quantas vezes no passado não pedimos interiormente “quem me dera ficar só por casa?" ou estivemos desejosos que chegasse domingo para termos o “me time”, esbracejados no sofá sem dever explicações a ninguém.

Esta é a desculpa perfeita para pormos em prática todos os nossos pecados caseiros que, noutra altura qualquer, nos envergonhariam. Séries em repeat, leituras de banda desenhada e jogos de tabuleiro até de madrugada. Estas são as férias caseiras que um dia sonhamos ter. #LivingTheDream.

Cumprindo o isolamento como deve ser, na vossa lista de preocupações só precisam apenas de ter os gestos de meiguice, como a escolha certa de emojis nas mensagens, as palavras carinhosas a desejar os bons dias, os banhos de espuma e os pequenos-almoços multi-frutas de manhã. Quem disse que era chato ficar por casa?

Leão

© Ilustração de Nuno da Costa

Leões queridos: bons olhos vos vejam!

Bem vindos ao vosso porto seguro da Vogue, onde (para contrabalançar as notícias lá fora) garantimos um nível de requinte, glamour e boa disposição para vos alegrar o astral. Aqui os desabafos são ditos de batom nos lábios e uma manta de pelo por cima do corpo. Não temos que passar todos os dias a tirar roupa da máquina de mola no cabelo e de roupão encardido, pois não?

O Sol em Carneiro na casa 9 é uma ótima proposta para: reforçar a boa disposição, a filosofia e a visão para o futuro da humanidade. Pensem que este desafio que o mundo enfrenta pode ser uma oportunidade de melhorar muuuuita coisa no futuro.

Se estão em regime de teletrabalho, ou querem simplesmente ser produtivos neste tempo em casa, honrem a vossa Vénus na casa 10 e criem com amor um espaço bonito e reconfortante que seja exclusivo para a concentração. Não esquecer de colocar em cima da mesa elementos que deem alegria, como uma vela aromática, uma planta e uma caixa de Ferrero Rocher. Cada um sabe de si. Não é altura para julgamentos.

A sua produtividade virá por acréscimo. No ritmo de boa-vontade e foco, tudo é possível.

Virgem

© Ilustração de Nuno da Costa

Virginianos: somos só nós ou vocês também sente uma estranha dormência cerebral? Estamos ainda um pouco aéreos, a tentar agarrar a nuvem que nos rodeia e a semicerrar os olhos para tentar voltar a ver com nitidez.

Com as energias de Sol e Mercúrio em Carneiro na casa 8 (de Escorpião), a concentração pode voltar-se mais frequentemente para o interior (aquele espaço misterioso com sentimentos e outras sensações esquisitas).

Com a alteração das rotinas, perdemos a pressão do tempo e dos horários. Ganhamos ironicamente um cartão verde para mergulharmos nos nossos pensamentos mais profundos. Damos por nós perdidos em labirintos cerebrais que não sabíamos que existiam e por eles vamos vagueando, nas alturas mais banais do dia-a-dia: enquanto a máquina serve o café, a panela ferve a sopa ou arrumamos a gaveta das meias. 

Quem diria que as distrações inocentes poderiam revelar-se tão profundas? Muitos vão adorar mergulhar nas profundezas do ser. Mas haverá também aqueles que não se deixam navegar na maionese por muito tempo. Ainda por cima, com fortes energias nas casas 5 e 6, é uma altura propícia para exercitar a atenção e gastar a energia de uma forma positiva. Com originalidade, brincadeiras e tarefas do dia-a-dia.

O melhor truque para a quarentena Virginiana é mesmo entregar-se a um regime de multifunções que seja útil e divertido. Algo que não será difícil. O signo de Virgem consegue ser produtivo até com uma perna às costas. E quem ainda não sabe disso, ponha-se à prova.

Balança

© Ilustração de Nuno da Costa

Doces brisas de verão: bienvenidos ao cantinho do Horóscopo exclusivo para nativos de Balança. Vamos dar as mãos e formar um cordão espiritual de sintonia. O isolamento a cumprir pode ser estranho e algo aborrecido. Mas há uma parte muito gira no meio disto: existem quinhentas mil coisas entusiasmantes para se aprender na internet (sim, também já andamos a investigar) desde macramé, yoga a teoremas de ciência política.

A vossa regente Vénus estará em Gémeos na casa 9: área das aprendizagens de alto-gabarito. Por isso, se possível, aproveitem para ir buscar algo que faça sentido para a vossa vida, e vos traga mais sabedoria de alguma forma.The point is: aquela conversa de que no isolamento voluntário ficamos rendidos ao aborrecimento, sem nada para fazer, é pura fantasia. Se aprovamos a preguiça e a inércia? Aprovamos. Se vier de uma decisão livre e consciente, porque não? Faz aliás bem à saúde. O luxo de “não fazer nada” é um privilégio e suspeitamos até que melhora o sistema imunitário.

Porém, por outro lado, quando a vontade apertar, não há como ignorar tantos cursos na web, vídeos no Youtube ou séries educativas para espevitar um bocadinho. Não se esqueçam de filtrar apenas o que é importante e ÚTIL! Há muita poeira de informação pelo ar (uma boa outra menos boa) e os nativos de Balança não se devem deixar apanhar na confusão informativa. 

Escorpião

© Ilustração de Nuno da Costa

Nativos lindos da Vogue: tivemos saudades vossas!

Esta altura tão atípica nas nossas vidas pode causar alguns transtornos no nosso nível de paciência. Não é segredo. Por isso, em primeiro lugar, é fundamental manter a calma e saber comunicar bem, no timing certo, para resolver os pequenos atritos deste novo quotidiano dentro de casa.

Júpiter e Plutão na casa 3 dão-vos o poder e a sabedoria para pedirem uma palavra amiga quando a ansiedade aperta. É importante libertar o que anda a matutar na cabeça. Partilhem os nervos e frustrações. Só assim, com sinceridade e entreajuda, podemos coordenar as nossas loucuras. Não é super querido chegarmos à meta da maluquice mental todos de mão dada, ao mesmo tempo? *risinhos nervosos em sintonia*

Outro truque é manter a cabeça e mãos ocupadas para o efeito anti-stress. Com Sol e Marte em Carneiro na casa 6, a solução para abril é aproveitar o tempo em casa para destralhar o sótão. Se há altura em que as tralhas guardadas no fim da gavetas podem receber alguma atenção, por breves instantes, é esta. Faça uns alongamentos para avisar o corpo, calce as luvas de limpeza se necessário e prepare-se para inalar pó: é hora de atacar as gavetas. Quer seja os sapatos antigos, bijuteria esquecida, coleções de selos ou esqueletos no armário: toca a limpar, transformar, arrumar e usufruir das coisas materiais que nos rodeiam.

Sagitário

© Ilustração de Nuno da Costa

Gentji do bem! Esperamos que andem a honrar a vossa energia Sagitariana e a gerar boa disposição diariamente. Precisamos do vosso bom astral para animar a malta, por isso não nos falhem!

Para o mês de abril, há muita energia na casa 3: área da comunicação. Com a diversidade de apps instalada nos telemóveis, até imaginamos os olhinhos Sagitarianos a brilhar ao fazer zapping aos grupos de Whatsapp, lives do Instagram e vídeos do TikTok. O Corona até pode tirar o Sagitariano do social, mas não pode tirar o social do Sagitariano. As energias de Carneiro aplicam-se à casa 5, o que significa que o nosso conselho para este mês se pode resumir a uma palavra: divirtam-se. A casa do divertimento acaba de receber a energia mais fogosa e elétrica do zodíaco.

As redes sociais estão inundadas de treinos fitness feitos em casa. Nós confessamos que a inércia destes dias às vezes prefere ficar só a alongar a coluna no sofá. Mas é nestas alturas que se impõe o famoso lema da cultura portuguesa: “Se não podes vencê-los, junta-te a eles!” Há inúmeras opções nas redes que vos vão ajudar a utilizar a energia de Carneiro e ainda a libertar endorfinas: aulas de dança emitidas em direto pelo Instagram, yoga, zumba, meditação. É só escolher!

No momento em que se olharem no reflexo do ecrã e soltarem um sorriso: BINGO! É porque a alegria e a sanidade mental estão no ponto.

Capricórnio

© Ilustração de Nuno da Costa

As energias de Carneiro, patrocinadas por Sol e Mercúrio na casa 4, podem significar alguma irritabilidade em casa. Qual o antídoto perfeito para saber manobrar a energia dentro de si? Entreter-se com pequenas atividades, por mais improváveis que lhe pareçam:

- Voltar a contar aquela coleção de selos de 1960 (e quem diz selos, diz cromos, ou fotografias),

- Ouvir as Ted Talks e os Podcasts que têm guardados em lista de espera,

- Fazer um yoga ou Tai-Chino tapete do quarto -sim, improvise, sem complexos.

Estes são tempos para valorizar a aprendizagem ao invés da perfeição.  Se a meio do exercício quiserem alternar para a música dos Abba, Dancing Queen também não é por isso que vem mal ao mundo. Está tudo autorizado.

Muita energia de Marte e do vosso regente Saturno na casa 2 vêm trazer ensinamentos sobre dinheiro e recursos. Nesta altura tão desafiante para a economia, é importante pensar na sua organização financeira: Onde posso poupar? Como é que evito o desperdício?

Um descanso nas viagens, nos jantares e nas saídas à noite? Já são soluções trazidas pelo próprio isolamento. Pintar o cabelo? Será que é mesmo necessário? Há quem ache que o cabelo branco tem, na verdade, muito mais sex appeal do que as pessoas pensam. E as mãos sem manicure? “É de propósito”, diga-lhes. “Usa-se muito agora, mãos ao natural, Bo-ho style, nature lovers.

Aquário

© Ilustração de Nuno da Costa

Aquarianos da vida: façam baruuulho!

Com Marte em conjunção a Saturno na casa 1 e fortes energias de Carneiro na casa 3, os Aquarianos poderão sentir-se um tanto-ou-quanto frenéticos. Isto é, interiormente agitados, com o stress a sair pela boca (agora é que vão ser elas). Para acalmar os ânimos, utilizem os truques todos que tiverem na manga para diminuir a adrenalina do espírito e respirar fuuuundo (há vídeos no Youtube com explicações para isto, seguramente). Bem que nós dissemos no início: apostem no sabão e no sentido de humor. Resultam bem.

Quando as tarefas domésticas já fartarem, aproveitem a vossa inteligência e capacidade para aprender e adquirir novos conhecimentos, através de documentários, vídeos, cursos e livros (por exemplo aqueles que tem na prateleira à espera de serem lidos, desde 2005).

Sobre tudo o resto, há que relativizar e aceitar que não controlamos tudo. Ao ficarmos em casa, já contribuímos com a nossa parte para a pandemia. Podemos dedicar o resto do nosso tempo a dilemas complicados como saber se há uma hora certa para vestir o pijama? Ou quão perigoso para a dignidade é calçar meias antiderrapantes? Escolher um vinho branco à refeição ou um digestivo depois de jantar? Ou ambos já que ninguém está a ver?

Enfim, problemas! Compreendem?

PEIXES

© Ilustração de Nuno da Costa

Anjinhos doces! Saudações com um apertar de bochechas incluído, aquele carinhoso que até põe a pele coradinha.

Também sentem o cérebro mais sereno, ou somos só nós? Apesar do nervosismo das notícias diárias que nos chegam pela televisão, rádio e redes, esta pandemia deu-nos estranhamente mais tempo para nós. Como se tivéssemos recebido finalmente a oportunidade de esbracejar os braços devagarinho, bem lá no alto, num minuto que parece quase infinito.

Com a energia de Carneiro na casa 2, neste mês de abril, o signo de Peixes vai conquistar resiliência e paciência. Há uma força interior e um sentido de perseverança que querem florescer e os doces nativos de Peixes vão conquistar pouco a pouco a tranquilidade necessária para se sentirem em segurança, dentro do ninho.

Aproveitando estes dias pacatos (e que agora serão cada vez mais longos), Peixes vai ter tempo e espaço para contemplar os pequenos detalhes e prazeres da vida com um brilho nos olhos. O cheiro do café pela manhã, a frescura dos lençóis lavados, o aroma das tangerinas. Tudo são pequenos momentos bonitos do dia que quase parecem um cenário de um filme da Disney. 

A verdade é que a Beleza existe em todos os detalhes. Basta um pouco de calma e atenção para a saber apreciar.

 

Margarida Xavier Marante tem 25 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 2. 3. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de março

Já sabe o que lhe reserva o mês de março?

Ler mais

Palavra da Vogue 3. 2. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de fevereiro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de fevereiro?

Ler mais

Palavra da Vogue 7. 1. 2020

Horóscopo: as previsões para o mês de janeiro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de janeiro?

Ler mais

Palavra da Vogue 6. 12. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de dezembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de dezembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 5. 11. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de novembro

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de novembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 1. 10. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de outubro

Descubra o que lhe reserva o mês de outubro, com o horóscopo Vogue.

Ler mais

Palavra da Vogue 29. 8. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de setembro

Já sabe o que lhe reserva o mês de setembro?

Ler mais

Palavra da Vogue 31. 7. 2019

Horóscopo: as previsões para o mês de agosto

Nesta nova rubrica do Vogue.pt, Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de agosto?

Ler mais