Artigo Anterior

Bela (não) adormecida

Próximo Artigo

#nailinspiration: 10 unhas seaglass para usar agora

Tendências 13. 4. 2020

Home(made) SPA da cabeça aos pés

by Mathilde Misciagna

 

Dado que estes centros de bem-estar estão de momento encerrados, resolvemos procurar a solução para um dia relaxante mais perto de casa – para sermos mais específicos, dentro da sua cozinha.

Brigitte Bardot, 1957 no filme Une Parisienne. © Getty Images

Imagine-se deitada numa marquesa com aromas florais ou cítricos, numa sala iluminada por velas com música relaxante. Saudosa deste cenário? Aliviar tensões, fazer drenagens, esfoliações, máscaras, relaxar os músculos, tudo isto são tratamentos que libertam a mente de preocupações, fazem-nos esquecer momentaneamente os males do mundo (que não são poucos) e é deitada que apetece ficar até à eternidade, como que em stand by until further notice.

Graças à Internet e ao facto de dispormos de um sem fim de informação disponível à distância de um clique, podemos fazer sozinhos o que quer que seja que nos proponhamos. O DIY (do-it-yourself ou faça você mesmo) está por todo o lado, sobretudo agora. Podemos confecionar roupa, cozer bolos que deixariam qualquer pasteleiro de boca aberta, construir acessórios, desenhar e pintar. Criar é a palavra de ordem. E isto aplica-se especialmente ao mundo da Beleza. Não acredita? Experimente colocar no Google as palavras “DIY Skincare”. 

Criar um SPA em casa não só impede que tenha que se deslocar como é mais económico e estimulante a nível de criatividade. Além do mais, receitas DIY para a sua pele ou cabelo permitem controlar exatamente a qualidade e quantidade dos ingredientes que coloca em contacto com o seu templo mais precioso. Populares entre um público eco-friendly ou com a pele muito sensível, as receitas com ovo, abacate, banana ou azeite estão por toda a parte e prometem trazer tratamentos dignos de SPA para o conforto da sua casa.

Chegou o momento de, se tem o privilégio de o poder fazer, abraçar o lado experimental que há em si. Antes de revirar os olhos como uma criança que diz que não gosta de sopa sem ter provado, dê uma oportunidade a esta alternativa e surpreenda-se com os resultados. Enquanto faz estes rituais, acenda a sua vela favorita, leia umas páginas do seu livro e prepare um cocktail.

Ritual de cabelo:

Máscara de hidratação 

Ingredientes: 1 gema de ovo + 1 colher de chá de mel OU 1 abacate maduro + 1 colher de sopa de azeite + 1 colher de chá de mel (deixe atuar durante 1H).

Benefícios: Cabelo suave e brilhante, reduz a queda e promove o crescimento. 

Massagem capilar com a ponta dos dedos + Esfoliação 

Ingredientes: 3 colheres de sopa de sal marinho + 2 colheres de sopa de mel + 1 colher de sopa de vinagre de sidra.

Benefícios: Remoção de células mortas e outras impurezas.

Ritual de rosto: 

Máscara de luminosidade  

Ingredientes: Açafrão das índias q.b. + Canela q.b. + 1 colher de sopa de sumo de limão + 2 colheres de sopa de mel (deixar atuar durante 20 min).

Benefícios: O açafrão e a canela têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas (no caso da canela) que podem sarar borbulhas e aliviar cicatrizes de acne. O mel confere hidratação à pele sem obstruir os poros.

Saquetas de olhos anti fadiga e inchaço 

Ingredientes: 2 saquetas de chá normais + água quente (mergulhe as saquetas na água durante dois minutos e depois congele; quando estiverem congeladas retire e espere que descongelem antes de colocar na pele).

Benefícios: Frescura instantânea, repouso e redução do inchaço na zona das olheiras.

Ritual de corpo: 

Banho de sais aromático 

Ingredientes: 65 gramas de Sal de Epsom (Sulfato de magnésio) + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio + 1 colher de sopa de cacau em pó orgânico

Benefícios: Efeito revitalizante, combate a tensão nas articulações e músculos.

Esfoliação de pés

Ingredientes: 500 ml de leite + 500 ml de água quente + 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de óleo de côco.

Método: Coloque a água e o leite num recipiente onde caibam os seus pés e mergulhe-os durante 15 minutos. Junte o açúcar e o óleo de côco e esfolie os pés com a mistura depois de os retirar da água. Retire os resíduos com água e aplique mais um pouco de óleo de côco nos pés antes de calçar umas meias.

Benefícios: Melhorar a circulação do sangue, relaxar e aliviar o stress.

Artigos Relacionados

Compras 8. 4. 2020

Notas positivas

À medida que o tempo passa e fica cada vez mais difícil arrastar-se para fora da cama, um ritual matinal que inclua um perfume do seu agrado pode transmitir-lhe uma sensação menos cinzenta, e assim definir o tom para que tenha um dia mais brilhante pela frente.

Ler mais

Curiosidades 31. 3. 2020

Festejar em tempos de quarentena

Como é que se festeja um evento que é normalmente uma reunião de pessoas no mesmo espaço, quando não se está fisicamente perto de ninguém? Como é que transformamos um dia que se baseia apenas numa passagem de horas, num dia realmente animado?

Ler mais

Curiosidades 27. 3. 2020

Home sweet home: como arrumar o guarda-roupa e as 50 peças essenciais

Quarentena forçada ou voluntária. É assim que vamos ficar por mais algum tempo, mas a Vogue está aqui para lhe dar uma ajuda, dando-lhe (metaforicamente) uma mão, ou duas, para passar estes dias, que mais parecem meses, a sorrir.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK