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Granado: os nossos aromas favoritos sabem a Rio de Janeiro

20 Aug 2025
By Vogue Portugal

Foto © Nicole Sanchez

A Granado e a Gulato Comporta vão pôr toda a gente em Portugal a dizer "sorvete" em vez de "gelado", durante os meses de agosto e setembro.

A marca de perfumaria brasileira e a gelataria portuguesa celebram os dois universos nos quais são referência, unindo aroma e sabor numa experiência sensorial, colocando memória, história e emoção em cada colher de degustação. Um takeover da Granado à deliciosa sorveteria que decorre até final de setembro, no espaço da Gulato

A aposta, que já está a ser um sucesso desde a sua implementação, no início deste mês, não tinha por onde falhar, depois de já ter feito as delícias do povo brasileiro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Atravessar o Atlântico foi um passo lógico, não só pela proximidade das culturas, mas também pelas origens das marcas.

Fundada pelo português José António Coxito, no Rio de Janeiro em 1870, a Granado reencontrou agora as suas origens na capital portuguesa ao tornar o seu core de negócio, o perfume, em sabor(es) - neste caso, das fragrâncias emblemáticas da marca, que agora, em edição limitada, assumem a forma de gelado artesanal.

Até ao final do próximo mês pode, portanto, provar o verão carioca na costa portuguesa, com três aromas de gelado que são um convite a viajar até ao Rio: o Bossa, de coco e maracujá, é inspirado na fragrância criada pela perfumista francesa Cécile Zarokian - “Quando pisei no Rio pela primeira vez, lembro-me do cheiro das flores de frangipani, do calor na pele, de um suco gelado de maracujá à beira-mar. Era leveza. Era Bossa”, partilhou a perfumista; Esplendor é um sorvete de caramelo salgado que reflete a sofisticação suave de uma fragrância que envolve e encanta, como um pôr do sol dourado sobre o mar; e o sabor Fervo Intenso é do incontornável cacau com um toque de cachaça — uma explosão intensa e marcante, traduzindo o magnetismo noturno e a ousadia tropical de uma das linhas mais provocantes da marca.

Nesta parceria, os sentidos do olfato e do paladar são exponenciados, mas a experiência sensorial não descurou a visão. Numa colaboração com Paulo Mariotti, artista nascido na Bahia e radicado em Paris, a marca acrescenta a estes gelatos uma ilustração exclusiva inspirada em Bossa, reunindo ícones tradicionais como o Pão de Açúcar, o mar, as praias e a arquitetura solar da cidade.

O cariz colaborativo é elemento intrínseco a esta iniciativa, claramente, numa colaboração que se torna um tributo ao Brasil, à arte e à beleza dos sentidos, garantindo que não é só sobre gelados. É sobre o poder da memória, sobre as sensações que atravessam tempo e espaço. É sobre trazer o verão do Rio para Portugal — com cheiro, sabor, cor e alma.

Para (com)provar, vale a pena fazer o desvio até à Gulato na Comporta, para testemunhar em primeira mão - ou, melhor, à primeira colherada. 

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