1. 6. 2018

A teoria de tudo

by Sara Andrade

 

Se não soubéssemos que é um filme sobre Stephen Hawking, diríamos que era uma película sobre gelados. Porque a nossa teoria para tudo é que qualquer coisa fica melhor com uma dose de gelado.

Still de Férias em Roma (1953), com Audrey Hepburn e Gregory Peck.

E não é uma hipótese completamente ausente de algum estudo científico, perdão, cinematográfico: muitas longas-metragens deram papel de destaque à iguaria, criando cenas inteiras em torno do prazer do gelado ou simplesmente colocando-o como acessório e interveniente na história. Reunimos algumas cenas para recordar - de preferência, acompanhada de um banana split

"O Diário da nossa paixão", 2004

 

Ryan Gosling, Rachel McAdams e o beijo mais delicioso dos filmes românticos. Precisamos mesmo de elaborar porque faz parte da lista?

"Charada", 1963

Mais do que o fato de Cary Grant, choramos o desperdício de um ótimo gelado e o acessório perfeito para o Givenchy vermelho escarlate de Audrey Hepburn (claramente uma aficionada da indulgência gastronómica), naquele passeio parisiense.

"Wonder Woman", 2017

Até a Mulher Maravilha desconhece todas as maravilhas. E Gal Gadot só tem uma palavra para descrevê-lo: "Maravilhoso".

"L'enfer", 1994

É Emmanuelle Béart nos anos 90, cool com um cone de gelado. Que é o mesmo que dizer "o sexy francês" traduzido numa cena de cinema.

"My Girl", 1991

Vada Sultenfuss tinha só 11 anos, mas Anna Chlumsky disse tudo o que queríamos dizer aos nossos prazeres de verão num final de tarde quente: "I like ice cream a whole lot. It tastes good when days are hot. On a cone, or in a dish. This would be my only wish. Vanilla, chocolate, or Rocky Road, Even with pie a la mode."

"Little Miss Sunshine", 2006

Por falar em à la mode... depois de Abigail Breslin e Steve Carell nos terem traduzido, figurativa e literalmente, a expressão francesa, não queremos mais nada na vida sem acompanhamento de uma bola de gelado. Até porque "está na moda".

"Forrest Gump", 1994

"Tenente Dan, gelados! A única coisa boa de ter sido ferido nas nádegas... é o gelado. Eles deram-me todo o gelado que conseguisse comer." - Tom Hanks como Forrest Gump a criar mantras desde 1994.

"Zootopia", 2016

Porquê? Porque precisamos rapidamente que sejam instituídos estes tamanhos nas doses de gelados.

"Pulp Fiction", 1994

Tecnicamente, não é um gelado. É um batido. Mas um batido leva gelado e por isso pode ser considerado nesta seleção. Ainda mais, sendo um tão bom milkshake, um que vale a pena os 5 dólares que Uma Thurman pagou e que John Travolta desdenhou para depois se render. Além disso, é o Pulp Fiction, e o Pulp Fiction tem referências para qualquer lista cinematográfica que se faça.

Keywords

gelados cinema

Artigos Relacionados

Notícias 18. 5. 2018

Levar o prazer a sério: a receita para um verão perfeito

Uma fadista nacional, uma supermodelo, um designer e o gelado que gera consenso juntaram-se numa festa memorável. Isso é Cannes. Festival de Cinema quê?

Ler mais

Notícias 2. 5. 2018

Gisela João junta-se a Alexander Wang e Bella Hadid como embaixadora Magnum

A fadista é o nome nacional para 2018 da Magnum e estará em Cannes para a apresentação oficial, ao lado de Wang e Hadid, na próxima semana.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK