Moda   Coleções  

Gabriela Hearst: outono/inverno 2021

22 Feb 2021
By Rui Matos

Será possível o luxo e a sustentabilidade se tornarem num matrimónio bem sucedido? Gabriela Hearst prova-nos que sim.

Será possível o luxo e a sustentabilidade se tornarem num matrimónio bem sucedido? Gabriela Hearst prova-nos que sim. 

Sustentabilidade. Se outrora achávamos que este era um daqueles conceitos que ameaçaria retirar o luxo das grandes marcas, Gabriela Hearst mostra-nos, estação após estação, o contrário. Em 2020, 40% dos materiais utilizados na produção das coleções foram provenientes de dead stock ou reaproveitamento de materiais. O objetivo para 2021 é a meta dos 50%. Afinal, a sustentabilidade não é uma escolha, é uma necessidade. A indústria da Moda não é a indústria mais verde do mundo, mas Gabriela Hearst está a contribuir para um mundo melhor. Porque sim, é possível e não é irreal. 

Para o outono/inverno de 2021, Hearst inspirou-se em Hildegard of Bingen, uma das mulheres mais interessantes da Idade Média. “Nascida em 1098, numa época em que as mulheres eram afastada da vida intelectual e criativa, a Santa Hildegard foi compositora, poetisa, filósofa, mística, linguística e botânica. Se tivesse nascido homem, todos saberíamos o seu nome como sabemos o de Leonardo da Vinci,” partilhou a designer nas notas do desfile. 

Numa warehouse despojada de grandes decorações, a coleção, pintada em tons predominantemente neutros, revelou-se uma continuação das silhuetas que a designer tem vindo a trabalhar. A lã, a seda e a pele revestiram grande parte das propostas sofisticadas que apresentou, sendo que as flores em croché foram o showstopper desta coleção. Flores essas imaginadas por Mia, a filha de 12 anos da designer. 

Hildegard of Bingen acreditava na energia verdade e que as respostas estavam na Natureza. Assim como nós acreditamos que Gabriela Hearst tem o que precisava para mudar, nem que seja um bocadinho, a indústria da Moda.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024