Artigo Anterior

The Row: outono/inverno 2021

Próximo Artigo

Molly Goddard: outono/inverno 2021

Coleções 22. 2. 2021

Gabriela Hearst: outono/inverno 2021

by Rui Matos

 

Será possível o luxo e a sustentabilidade se tornarem num matrimónio bem sucedido? Gabriela Hearst prova-nos que sim. 


© ImaxTree

Sustentabilidade. Se outrora achávamos que este era um daqueles conceitos que ameaçaria retirar o luxo das grandes marcas, Gabriela Hearst mostra-nos, estação após estação, o contrário. Em 2020, 40% dos materiais utilizados na produção das coleções foram provenientes de dead stock ou reaproveitamento de materiais. O objetivo para 2021 é a meta dos 50%. Afinal, a sustentabilidade não é uma escolha, é uma necessidade. A indústria da Moda não é a indústria mais verde do mundo, mas Gabriela Hearst está a contribuir para um mundo melhor. Porque sim, é possível e não é irreal. 

Para o outono/inverno de 2021, Hearst inspirou-se em Hildegard of Bingen, uma das mulheres mais interessantes da Idade Média. “Nascida em 1098, numa época em que as mulheres eram afastada da vida intelectual e criativa, a Santa Hildegard foi compositora, poetisa, filósofa, mística, linguística e botânica. Se tivesse nascido homem, todos saberíamos o seu nome como sabemos o de Leonardo da Vinci,” partilhou a designer nas notas do desfile. 

Numa warehouse despojada de grandes decorações, a coleção, pintada em tons predominantemente neutros, revelou-se uma continuação das silhuetas que a designer tem vindo a trabalhar. A lã, a seda e a pele revestiram grande parte das propostas sofisticadas que apresentou, sendo que as flores em croché foram o showstopper desta coleção. Flores essas imaginadas por Mia, a filha de 12 anos da designer. 

Hildegard of Bingen acreditava na energia verdade e que as respostas estavam na Natureza. Assim como nós acreditamos que Gabriela Hearst tem o que precisava para mudar, nem que seja um bocadinho, a indústria da Moda.

Artigos Relacionados

Notícias 7. 12. 2020

Gabriela Hearst é a nova diretora criativa da Chloé

O anúncio foi feito ao início da tarde de 07 de dezembro, dia em que Gabriela Hearst inicia as suas funções como diretora criativa.

Ler mais

Coleções 7. 10. 2020

Gabriela Hearst: primavera/verão 2021

Todas as propostas para a primavera/verão 2021 de Gabriela Hearst.

Ler mais

Notícias 15. 4. 2020

“O desperdício é uma falha de design” - Stella McCartney e Gabriela Hearst falam sobre sustentabilidade nas Vogue Global Conversations

Ler mais

Coleções 12. 2. 2020

Gabriela Hearst: outono/inverno 2020

Todas as propostas para o outono/inverno 2020 de Gabriela Hearst.

Ler mais