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Será que precisamos mesmo de um frigorífico para a nossa skincare?

01 Oct 2021
By Hannah Coates

Ter um frigorífico de skincare é uma tendência que não mostra sinais de abrandar, mas será que vale a pena? A Vogue investigou este aparelho para descobrir se merece o nosso investimento.

Ter um frigorífico de skincare é uma tendência que não mostra sinais de abrandar, mas será que vale a pena? A Vogue investigou este aparelho para descobrir se merece o nosso investimento. 

Era antes o lugar onde guardávamos os snacks da meia-noite ou as bebidas bem frescas, mas, agora, o mini frigorífico está a ser dominado pelos nossos produtos de skincare. E ter um frigorífico dedicado à Beleza é uma tendência que não mostra sinais de abrandamento. Recentemente, os mini gadgets tornaram-se virais no TikTok, onde a hashtag conta com 83.3 milhões de visualizações (que continuam a crescer). Basta entrar e descobrir um conjunto interminável de vídeos com donos orgulhosos das suas #shelfies, repletas de produtos refrigerados.

Mas um frigorífico de skincare tem um propósito que transcende o ato de o exibir nas redes sociais. A ideia é que este frigorífico ajuda a manter ingredientes tipicamente instáveis, como o retinol, peróxido de benzoíla e vitamina C (que se podem estragar quando expostos a luz ou calor), o mais frescos - e, por isso, estáveis - possível. 

“Muitos produtos de skincare beneficiam ao serem guardados no frigorífico”, afirma a fundadora da Clinicbe e cirurgiã estética, Dra. Barbara Kubicka. “Especialmente os produtos naturais e aqueles que contêm poucos conservantes. O frio ajuda os ingredientes a preservarem a sua eficácia - em particular, os antioxidantes, os fatores de crescimento e os peptídeos - tal como prolongar o seu período de validade.” Quando o rótulo de um produto indica que este deve ser mantido num “local fresco e escuro”, o frigorífico de skincare preenche logo todos os requisitos. 

O outro propósito deste frigorífico é refrescar os produtos de skincare. Tal como a técnica de skin icing, manter os séruns, cremes de olhos e máscaras de tecido (entre muitos outros produtos) abaixo da temperatura ambiente pode ajudar a diminuir o inchaço facial, estimular a circulação sanguínea e reduzir a vermelhidão e inflamação - tudo isto ao mesmo tempo que nos dá uma sensação ultra-refrescante no rosto. Já para não falar do facto de que ver todos os nossos produtos arrumados e organizados num pequeno frigorífico é, por si só, satisfatório.

 

Newby Hands, diretora global de Beleza da Net-a-Porter, é uma das maiores fãs do beauty fridge. “Como sabemos, qualquer coisa fria ajuda a diminuir o inchaço e a tornar a pele mais firme, por isso, usar o frigorífico para guardar máscaras de tecido, cremes de olhos, alguns séruns e ferramentas, como o meu Gua Sha e rollers faciais, faz todo o sentido”, indicou Hands. “Colocar algo frio na pele logo pela manhã e, ainda, para revitalizar o rosto ao final do dia, antes de uma saída, é fantástico.”

Hands e a sua equipa na Net-a-Porter denotaram uma maior procura por estes aparelhos, não muito tempo depois da popularização dos ice globes. Dessa forma, o retailer decidiu lançar aquela que é possivelmente uma das opções mais elegantes do mercado. Por € 130, este frigorífico vem nos tons monocromáticos já conhecidas da NAP e é o mais sleek possível. “Há algo de muito especial em ter um mini frigorífico dedicado à nossa skincare”, conta Newby Hands. “Especialmente quando organiza os nossos produtos de forma tão compacta e tem um aspeto tão elegante.”

No fim de contas, os frigoríficos de Beleza valem a pena? Bem, apesar de não serem extremamente necessários para manter os produtos de skincare a funcionar de forma eficaz (estes produtos passam por processos de testagem muito rigorosos antes de chegar às prateleiras para garantir que funcionam na perfeição, com ou sem frigorífico), os devotos da Beleza irão sempre sentir que o frigorífico valeu cada cêntimo. A colocação de cremes e séruns sabe, sem dúvida, muito melhor após a sua refrigeração. E se ajuda a remediar nem que seja um dia de inchaço? Só por isso já vale a pena. 

Hannah Coates By Hannah Coates

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