Lifestyle   Roteiro  

A Fragrância da Primeira Flor: uma história de sucesso

21 Jul 2022
By Pedro Vasconcelos

Ao longo dos seus seis episódios, a série proveniente de Taiwan explora a delicada relação entre duas mulheres, após a legalização do casamento homossexual.

Ao longo dos seus seis episódios, a série proveniente de Taiwan explora a delicada relação entre duas mulheres após a legalização do casamento homossexual.

 

A Fragrância da Primeira Flor é a primeira série taiwanesa que se foca em assuntos em LGBTQIA+, uma estreia surpreendente e impactante. A série é extremamente bem-sucedida, aprofundando assuntos relevantes, raramente abordados, mesmo pela indústria de entretenimento ocidental.

A série disseca a diferença entre igualdade em termos institucionais e a igualdade social e cultural. Centrada na legalização do casamento entre pessoas do mesmo género em Taiwan, a história baseia-se na relação entre duas mulheres, Yi-min e Tingting, à medida que estas se adaptam a um futuro onde uma relação homossexual é uma possibilidade. É este o cerne da série, a esperança que as duas personagens sentem de viver felizes, mas que é poluída pelo medo que o seu passado lhes impõe.

A Fragrância da Primeira Flor é muito fácil de se ver, com apenas seis episódios de 15 minutos cada, assemelha-se mais a um filme, com uma duração total de uma hora e meia. Fora a sua curta duração, a narrativa é também extremamente digerível, caracterizando-se por uma simplicidade característica de projetos independentes. Esta não é uma crítica, é, aliás, uma das maiores mais-valias da série.

A série acontece em dois momentos: na adolescência das duas personagens principais e na sua vida adulta quando as duas se encontram por acaso. O primeiro é utilizado apenas em flashbacks como forma de criar paralelos e contextualizar a relação entre as duas mulheres. Ainda que a maioria da história decorra após a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Taiwan, a pressão e homofobia sentida pelas personagens principais é palpável. A Fragrância da Primeira Flor analisa como homofobia interna se manifesta e, mais importante, de onde parte.

A Fragrância da Primeira Flor foi nomeada como uma das melhores séries internacionais de 2021 pela Variety, e entende-se a honra, é extremamente bem construída, intercalando assuntos profundos com uma atmosfera surpreendentemente leve. As performances das duas atrizes principais, Lyan e Zai Zai, são semelhantemente excecionais, personificando a história de uma forma delicada. A Fragrância da Primeira Flor encontra-se disponível na plataforma Filmin.

Pedro Vasconcelos By Pedro Vasconcelos

Relacionados


Moda   Compras  

As sugestões de presentes da Vogue para este Dia do Pai

17 Mar 2025

Moda   Coleções  

Semana da Moda de Paris: a indústria em queda livre

17 Mar 2025

Notícias  

Jonathan Anderson deixa a Loewe

17 Mar 2025

Moda  

Salad days | Editorial de Moda

14 Mar 2025