Artigo Anterior

A música documentada

Roteiro 5. 2. 2020

The end: os finais mais inesperados do Cinema

 

Finais felizes. Nem sempre. Por vezes. Outras não. O era uma vez… não cumpre sistematicamente os happy endings do costume e ainda bem: é quando dá twists inacreditáveis que gostamos mais.

Explorar os finais mais inesperados do Cinema é, obviamente, um artigo com classificação *spoiler alert*. É também um artigo de seleção subjetiva: a Vogue abre, sem ordem específica, com 13 películas com um volte-face no happily ever after; os leitores acrescentam os restantes na caixa de comentários.

Avance por sua conta e risco. Não diga que não avisámos.

*SPOILER ALERT*

Fight Club (1999)

Um homem depressivo e que sofre de insónias (Edward Norton, também o narrador da história) conhece um vendedor de sabonetes instável, Tyler Durden (Brad Pitt), e a dupla começa um Clube de Combate onde homens comuns aborrecidos com a sua vida mundana podem lutar uns contra os outros, aliviando o stress. O projeto toma proporções nacionais.

#sóquenão: O narrador sofre de um síndrome de personalidade dissociativa - ele e Tyler Durden são a mesma pessoa. 

The Usual Suspects (1995)

Cinco marginais acusados falsamente de um crime conspiram contra a policia como forma de vingança. Mas, pelo meio, vêem-se envolvidos numa trama maior que inclui o lendário criminoso Keyser Söze. Quando os planos de Söze dão para o torto e só o marginal Roger "Verbal" Kint (Kevin Spacey) sobrevive, o protagonista usa os seus dotes de storyteller para se livrar de culpas e a polícia acaba por libertá-lo.

#sóquenão: Depois de sair em liberdade, os polícias acabam por perceber que a história era mentira e que Kint é, na verdade, Keyser Söze.

Atonement (2007)

Quando Briony Tallis (Saoirse Ronan) encontra a irmã Cecilia (Keira Knightley) a ter relações sexuais com o caseiro Robbie (James McAvoy), por quem tem uma paixoneta, acusa falsamente o rapaz de ter violado a sua prima Lola. Robbie é mandado para a prisão e acaba por ingressar no exército durante a II Guerra Mundial, enquanto Cecilia acaba por se tornar enfermeira. Anos mais tarde, consumida pela culpa, Briony visita o casal, mas este repudia-a.

#sóquenão: Cecilia e Robbie não chegam a ter uma vida juntos. O rapaz morre na II Grande Guerra e Cecilia num bombardeamento em Londres. A narrativa é apenas a de um livro que Tallis escreve, consequência da culpa.

The Sixth Sense (1999)

O pequeno Cole Sear (Haley Joel Osment) consegue ver e ouvir fantasmas e fica aterrorizado com os falecidos que recorrentemente o visitam com problemas não resolvidos. A propósito disso, conhece um pedopsicólogo, o Dr. Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta encontrar uma justificação para este dom.

#sóquenão: Crowe - pasme-se - é um fantasma e, quando faleceu, deixou questões não resolvidas relacionadas com a mulher e o filho.

Psycho (1960)

Neste clássico de terror, de Alfred Hitchcock, Marion Crane (Janet Leigh) é assassinada num motel - depois de fugir por ter roubado dinheiro ao patrão - pela debilitada mãe de Norman Bates (Anthony Perkins), o dono do estabelecimento.

#sóquenão: A realidade é que Bates matou a mãe anos antes, desenvolvendo dupla personalidade, sendo que numa acredita ser a própria mãe. É disfarçado desta persona que mata Marion. 

Se7en (1995)

O thriller de David Fincher conta a história de dois detetives que procuram um serial killer obcecado com os sete pecados mortais. David Mills (Brad Pitt) junta-se ao reformado William Somerset (Morgan Freeman) para tentar encontrar este não-identificado John Doe (Kevin Spacey).

#sóquenão: Quando finalmente o apanham, o assassino aceita levá-los aos últimos dois corpos que fecham o ciclo de mortes em torno dos sete pecados cardinais. Ao chegar ao deserto, Mills descobre que o sexto corpo é o da sua mulher (Gwyneth Paltrow), que a personagem de Spacey mata por Inveja, levando a que Mills o assassine, movido pela Ira - o último pecado capital. Um twist genial do argumento, não?

Memento (2000)

Se há alguém que adora mexer com a mente do público, é Christopher Nolan e esta obra é exímia nisso, acompanhando, em sentindo contrário ao cronológico, a vida de um homem que sofre de memória a curto prazo, escrevendo post-its e recados em tatuagens e fotografias a si próprio para não perder as informações importantes a longo prazo. A condição surge depois de uma invasão à sua casa na qual perdealém da memória, a mulher.

#sóquenão: Leonard Shelby (Guy Pearce) acha que a sua mulher morreu durante o assalto, mas ela na verdade sobreviveu à invasão. É Shelby que a mata, tempos depois, acidentalmente. 

The Village (2004)

Uma comunidade numa vila do século XIX chamada Covington teme os "monstros" dos quais não se fala, que vivem no bosque que circunda a aldeia. 

#sóquenão: A vila desta película de M. Night Shyamalan está, na verdade, no séc XXI: a comunidade existe nos tempos modernos, mas Covington foi fundada por um grupo de pessoas que quis escapar aos dissabores do mundo exterior. Os "monstros" são criados pelos próprios para desencorajar a fuga ou vontade de explorar fora das fronteiras da aldeia, como depois descobre Ivy Walker (Bryce Dallas Howard). 

The Others (2001)

Grace Stewart (Nicole Kidman) é uma mãe de duas crianças numa casa que suspeita estar assombrada. Os filhos estão constantemente a ser confrontados com situações fantasmagóricas e sem explicação.

#sóquenão: Só que a explicação é lógica: Grace e os seus filhos são os fantasmas, na verdade - a protagonista assassinou-os, suicidando-se de seguida, num ataque repentino de insanidade.

Parasite (2019)

Neste filme nomeado aos Óscares de 2020, de Bong Joon Ho, a pobre família Kim consegue, através de uma série de esquemas, infiltrar-se na casa da influente e rica família Park.

#sóquenão: Uma vez na casa, descobrem que a governanta (que fizeram com que fosse despedida), Moon-gwang (Jeong-eun Lee), esconde um segredo - um marido na cave. Nas peripécias da descoberta, a governanta também descobre o segredo dos Kim e tudo o que fizeram para ficar em casa dos Park. O desenrolar da história leva a um inesperado massacre que culmina na festa de aniversário do filho de Park. No final, o patriarca dos Kim, Ki-taek (Kang-ho Song), esfaqueia até à morte o pai de família Park Dong-ik (Sun-kyun Lee). Ki-taek desaparece: para a infame cave secreta daquela casa.

Primal Fear (1996)

O advogado de defesa Martin Vail (Richard Gere) recebe o caso do acólito Aaron Stampler (Edward Norton), acusado do homícidio do Arcebispo. O arguido sofre de personalidade múltipla e acusa o seu alter ego Roy de ter cometido o crime, ponto fulcral para a defesa de Vail. 

#sóquenão: Stampler, na verdade, não sofre de síndrome nenhum. A personalidade de Roy e a sua são a mesma. 

Shutter Island (2010)

O Marshal dos Estados Unidos Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) tenta encontrar a foragida paciente mental Rachel Solando, responsável pela morte dos três filhos.

#sóquenão: Teddy Daniels é, afinal, um paciente, naquele hospital psiquiátrico, chamado Andrew Laeddis, que assassinou a mulher, Rachel (Michelle Williams), depois de esta ter assassinado as crianças de ambos. A busca por Solano é um esquema para forçá-lo a regressar à realidade.

The end. Or is it...?

Artigos Relacionados

Eventos 20. 1. 2020

SAG Awards 2020

Os nomeados e apresentadores que desceram ao Shrine Auditorium em Los Angeles, este domingo, pareceram ter uma coisa em comum: uma abordagem extrovertida do dress code.

Ler mais

Notícias 13. 1. 2020

Óscares 2020: os nomeados

A aguardada lista de nomeações para os Óscares 2020 já foi revelada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica de Hollywood. Conheça todos os nomeados.

Ler mais

Eventos 13. 1. 2020

Critic’s Choice Awards 2020

Do megabrilhante vestido Atelier Versace de Anne Hathaway à armadura cor-de-rosa Tom Ford de Zendaya, reunimos os melhores looks da passadeira vermelha (perdão, azul) da 25ª edição dos Critic’s Choice Awards.

Ler mais

Roteiro 10. 1. 2020

Os 10 lançamentos mais aguardados do Festival de Cinema de Sundance 2020

Um drama selvagem baseado num tópico viral do Twitter, um trhiller de Joan Didion e uma biopic não convencional de Gloria Steinem com Julianne Moore e Alicia Vikander. A Vogue selecionou os maiores lançamentos a ter em conta no Sundance.

Ler mais

Eventos 5. 1. 2020

Golden Globes 2020: todos os looks e os vencedores da noite

Aqui, reunimos os looks da passadeira vermelha e os vencedores da 77ª edição dos Golden Globe Awards.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK