Fhair - Organic Hair Studio é a nova meca capilar ecoconsciente
Artigo Anterior

Uma experiência insólita

Próximo Artigo

Nas bancas: Vogue junho 2018

Roteiro 1. 6. 2018

Fhair - Organic Hair Studio é a nova meca capilar ecoconsciente

by Sara Andrade

 

O seu cabelo é 'verde'. E vai dizê-lo com orgulho, graças ao novo projeto de Ana Fernandes (se segue a Vogue, deve reconhecer o nome da hair stylist de inúmeros créditos nas nossas produções de Moda e seguramente cruzou-se com a profissional de cabelos na Griffehairstyle. Ou na ModaLisboa. Ou no Portugal Fashion. Por exemplo.).

Mas, aqui, o CV de Fernandes conta apenas para efeitos de contextualização, porque a nova aposta de Ana fala por si e não precisa de cartões de visita além daqueles que apregoa - e que são essenciais no novo século. O Fhair - Organic Hair Studio é um espaço com uma nova abordagem: quer cuidar do seu cabelo de forma ética e sustentável, procurando não seguir, mas antes liderar, dando o exemplo com práticas de Beleza responsáveis e justas para com as pessoas e meio ambiente, contribuindo assim ativamente para a mudança de paradigma no setor.

Ali, na Rua da Moeda, sem nunca sacrificar as referências de qualidade superior e matéria-prima premium que sempre se habituou a usar na profissão, a equipa (escolhida a dedo pela fundadora) utiliza não só produtos com ingredientes preferencialmente orgânicos ou de origem não-sintética, de forma a reduzir a exposição da pele a produtos químicos, mas também prioritiza os que são de produtores e fornecedores que atuam de forma socialmente responsável.

Uma filosofia que ecoa em todas as vertentes do salão: as luvas são reutilizáveis, os resíduos são separados para reciclagem, o consumo de energia e água no espaço é regulado, os detergentes de limpeza também são "verdes" e até o café e chá que servem são biológicos. Mesmo na decoração, a linha ecoconsciente foi tida em conta: tentaram encontrar os elementos necessários ao espaço junto da comunidade local, nomeadamente em lojas de produtos ecológicos, drogarias e floristas, e preferiram, sempre que possível, materiais reciclados na decoração. 

A ideia "nasceu quando fiquei grávida pela primeira vez, quando pela primeira vez tive de pensar em alguém que não eu e em como as minhas ações iriam implicar a vida de outro ser humano. Que responsabilidade!", justifica a mentora sobre a origem de Fhair. "Quando decidi não pintar o cabelo, quando estava grávida, ouvi de tudo... mas, na realidade, só pensava na quantidade de químicos que entravam no meu sistema todos os dias, através da minha pele e pulmões. Vivia atormentada e em busca de opções, não só para o problema imediato, mas também de soluções para tentar preservar o mundo um pouco mais de tempo, para a minha filha Amélia e posteriormente a minha Aurora. Aí que soube que teria de mudar não só a minha vida pessoal mas também a minha vida profissional.”

Foi há 3 anos que tudo se começou a magicar, levando a cabeleireira numa viagem pela Europa por forma a conhecer o melhor da oferta disponível de produtos orgânicos para o cabelo. Testou e comprovou resultados em si própria - acima de tudo, para garantir que estavam de acordo com o cânones e standards de qualidade que sempre se habituou a defender na profissão - e recorreu a uma agência de co-design para sustentabilidade para ajudar a criar o conceito, a estratégia e o modelo de negócio para o salão.

Fhair - Organic Hair Studio é o resultado. Mas chamá-lo de salão de cabeleireiro é demasiado redutor para a missão desta equipa. Fhair é uma escolha. É um estilo de vida. É a sustentabilidade aliada à Beleza - uma combinação que tem tudo de bom. Para si e para o planeta.

FHAIR Organic Hair Studio
Rua da Moeda, 12
1200-282 Lisboa
T. 937 887 848 / 218 031 400 .
E. info@fhair.pt
H. Ter. a sex., das 10h00 às 20h00; sáb. 10h00 - 17h00.

Todas as imagens © Anna Balecho/Fhair - Organic Hair Studio

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 30. 5. 2018

Dia da Criança: 10 marcas made in Portugal

Celebre o 01 de junho com código de barras 560: a Vogue Portugal seleciona 10 marcas de childrenswear que precisa de conhecer.

Ler mais

Compras 7. 5. 2018

Editor's Pick: Ah, mas são verdes

Pelo menos na filosofia: a cosmética bio tem ganho cada vez mais adeptos, mas também eficácia e variedade. Selecionamos alguns dos favoritos.

Ler mais

Tendências 23. 2. 2018

O nosso amor é verde

E amarelo e roxo e vermelho e todas as outras cores que compõem um prato cheio de legumes. Num thriller apaixonado com bolinha verde, contamos a história de amor de três protagonistas por verduras num novo romance sem estação: kale me by your name.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK