Artigo Anterior

#nailinspiration: o 3D chega para dar um twist à nossa manicure

Próximo Artigo

Está oficialmente declarado o regresso dos cabelos brancos

Tendências 28. 7. 2021

Um rosto esculpido pelas suas mãos

by Joana Rodrigues

 

Se lhe disséssemos que pode alterar as suas feições faciais através de massagens, acreditaria?

© Slim Aarons/Hulton Archive/Getty Images

Há cinco anos, a tendência era aplicar quantidades absurdas de bronzeador na face, para dar a ilusão de umas maçãs de rosto mais proeminentes. Já hoje, queremos tentar parecer o mais natural possível, sem filtros. A maquilhagem continua a ser indispensável nas nossas vidas, mas cada vez mais a tendência é que se aceite que a verdadeira beleza vem de dentro. Por isso, os cosméticos deixam de ser a prioridade, para dar lugar ao skincare - porque, com uma pele cuidada, ninguém precisa de base.

Mesmo com o bronzeador no fundo da gaveta, não queremos abdicar de ter feições faciais acentuadas. As técnicas de facial sculpting vêm a nosso resgate, como uma prática natural de quase moldar a face. Ao massagear determinadas zonas da pele, estamos não só a relaxar os músculos faciais, como a estimular a circulação sanguínea, o que vai resultar numa pele mais firme.

Para além disso, há técnicas de massagens de drenagem linfática, que podem ajudar a acelerar o processo de absorção de fluídos linfáticos, que contêm toxinas. Este tipo de tratamento pode ser feito em qualquer parte do corpo, sendo que na face ajuda a diminuir inchaço e a combater inflamações, como a acne. Um estudo feito pela marca de beleza Shiseido em 2015 concluiu que o mau funcionamento dos vasos linfáticos na derme pode levar a pele descaída e rugas. 

Este tipo de tratamento pode ser feito em clínicas e estéticas, mas também há massagens que podem ser feitas em casa. Utilizando as mãos lavadas, ou uma ferramenta, coloque um pouco de óleo ou sérum, e aplique alguma pressão por baixo das maçãs de rosto, ou no maxilar, fazendo um movimento de baixo para cima. Para uma técnica mais precisa, podemos consultar a página de Instagram de Nichola Joss, consultora de skincare de Meghan Markle, que utiliza a sua plataforma online para partilhar dicas de cuidados de pele. 

Já no que diz respeito às ferramentas, todas conhecemos o famoso gua sha, que na verdade é o nome de uma técnica de medicina chinesa, em que se utiliza um instrumento para raspar a pele, de maneira a relaxar os músculos e estimular a circulação sanguínea. O mesmo nome tem o utensílio que é utilizado na massagem, que habitualmente é feito de um mineral, como quartzo ou jade. Também feito do mesmo material é o rolo, que pode ser utilizado da mesma forma que o gua sha, mas numa massagem com menos pressão e em zonas mais sensíveis, como as pálpebras. Por serem feitas de quartzo ou jade, ambas as ferramentas podem ser mantidas num frigorífico, para que tenham um maior contributo no desinchaço da pele - ideal para começar bem o dia. 

Uma alternativa às massagens é fazer exercícios faciais - a ideia é exercitar os músculos da cara, para que fiquem mais tonificados, contribuindo ainda para uma melhor circulação sanguínea. 

Se funciona ou não, a resposta ainda não é clara. Mas, apesar de não terem sido ainda comprovadas cientificamente as vantagens de facial sculpting na manipulação das feições, a verdade é que não são poucas as que utilizam e recomendam o método. Meghan Markle já aderiu à tendência, bem como a modelo da Victoria’s Secret, Romee Strijd.

Artigos Relacionados

Tendências 29. 6. 2021

Quais as dicas de beleza do TikTok a tentar em casa (e quais deve evitar)

Slugging, usar o protetor solar como contorno, beber clorofila e usar papel de lixa como método de depilação. A Vogue questionou especialistas sobre os pros e os contras das tendências de Beleza do TikTok.

Ler mais

Compras 23. 6. 2021

Beleza sem lixo: um guia de compras sustentável

Praticamente tudo o que compramos vem numa embalagem de plástico, parece que não temos outra opção. Mas isso não é verdade, e estamos aqui para o provar.

Ler mais

Tendências 16. 2. 2021

The peculiar beauty: os padrões de beleza estão a mudar

Hoje, no universo dos modelos, a diversidade parece ser muito mais valiosa do que os padrões estabelecidos. As agências de modelos procuram cada vez mais por novos rostos não convencionais, que podem redefinir os padrões de beleza.

Ler mais

Entrevistas 26. 1. 2021

O sucesso nada convencional de The Ordinary

Numa conversa com Nicola Kilner, CEO e co-fundadora da DECIEM, a empresa-mãe que alberga a The Ordinary, espreitámos atrás da cortina para conhecer a marca de culto que está em todas as prateleiras de beleza.

Ler mais

Tendências 15. 12. 2020

(Imper)Feições

Um olho fora do sítio, um par de lábios deslocados, cabelos que desafiam a gravidade e acessórios de Beleza que não são acessórios de Beleza mas que são uma beleza.

Ler mais

Guestlist 7. 12. 2020

Skincare: o derradeiro guia de compras de Natal

Aqui nos confessamos: somos viciadas em skincare e não temos nenhum problema com isso. Uma pele saudável é o nosso goal.

Ler mais