Jonathan Anderson, Miguel Castro Freitas, Duran Lantink, Louise Trotter e Matthieu Blazy. Artwork de Miguel Canhoto.
Entre saídas inesperadas e nomeações já há muito antecipadas, o fashion month que se aproxima está repleto de estreias que prometem alterar o panorama da indústria da Moda. Eis os 14 debuts a ter em conta nesta temporada.
Nos últimos meses, a Moda tornou-se numa espécie de limbo de incógnitas, regido pela inevitável curiosidade de descobrir os próximos designers a assumir o leme criativo de algumas das casas mais proeminentes da indústria. Da confirmação do português Miguel Castro Freitas na Mugler e anúncio inesperado da saída de Donatella Versace das passerelles às antecipadas confirmações de Jonathan Anderson na Dior e Matthieu Blazy na Chanel, o fashion month que se aproxima traz consigo mais do que propostas para a primavera/verão de 2026: é uma verdadeira página em branco. De Nova Iorque a Paris, reunimos uma lista dos nomes que irão apresentar as suas coleções de estreia nesta ronda de Semanas de Moda.
Nicholas Aburn - Area
Em fevereiro, a Area anunciou que Nicholas Aburn seria o novo responsável pela direção criativa da marca, meros dias depois da saída do seu co-fundador Piotrek Panszczyk. Assim, após um percurso que o viu passar pelo atelier de Alta-Costura da Balenciaga, o designer irá apresentar a sua coleção de estreia para a marca nova iorquina no dia 12 de setembro, durante a Semana de Moda de Nova Iorque.
Demna - Gucci
Em março, numa confirmação que pôs fim a uma das grandes incógnitas da Moda, Demna foi anunciado como o novo diretor artístico da Gucci. Previamente ao leme da Balenciaga, o designer sucede a Sabato De Sarno, sob a missão de retornar a casa italiana ao sucesso que conquistou com a direção de Tom Ford ou Alessandro Michele. O desfile de estreia tem data marcada para dia 23 de setembro, na Semana de Moda de Milão.
Simone Bellotti - Jil Sander
Também em março, um mês após a saída de Luke e Lucie Meier, Simone Bellotti foi nomeado para assumir as rédeas criativas da Jil Sander. O designer, que foi diretor criativo da Bally durante quatro temporadas, trabalhou também no atelier da Gucci, onde passou 16 anos ao lado de Frida Giannini e Alessandro Michele. O seu debut para a Jil Sander será no dia 24 de setembro, em Milão.
Dario Vitale - Versace
Numa confirmação que oficializa o fim de uma era na Versace, em março, a casa italiana nomeou Dario Vitale para novo diretor criativo e revelou que Donatella Versace irá transitar para uma posição de embaixadora e afastar-se das passerelles. Vitale, que trabalhou na Miu Miu entre 2010 e janeiro deste ano, irá apresentar a sua coleção de estreia a 26 de setembro, na Semana de Moda de Milão – num evento exclusivo que marca também a primeira coleção da Versace a não ser supervisionada criativamente por Gianni ou Donatella Versace nos 47 anos de história da marca da Moda.
Louise Trotter - Bottega Veneta
Ainda em dezembro de 2024, a Bottega Veneta anunciou que Louise Trotter iria assumir a direção criativa da marca, após a saída de Matthieu Blazy (que, por sua vez, aceitou a posição mais cobiçada da indústria da Moda e foi nomeado diretor artístico da Chanel). A designer, que trabalhou previamente na Carven, onde foi diretora criativa durante dois anos, irá apresentar a sua coleção de estreia no dia 27 de setembro, em Milão.
Jonathan Anderson - Dior
Numa das confirmações mais antecipadas pela indústria da Moda, Jonathan Anderson assumiu a liderança criativa da Dior – desde o universo do vestuário masculino e feminino à Alta-Costura e acessórios. Em abril, foi nomeado responsável pela Moda masculina da maison, sucedendo a Kim Jones. Já em junho, após a saída de Maria Grazia Chiuri, assumiu todas as funções a solo. O designer, que saiu da Loewe (agora liderada pela dupla Jack McCollough e Lazaro Hernandez) e se mantém ao leme da sua marca epónima, apresentou a sua coleção de menswear de estreia em junho, mas o seu debut de womenswear tem data marcada para dia 1 de outubro, na Semana de Moda de Paris.
Miguel Castro Freitas - Mugler
Em março, o português Miguel Castro Freitas foi nomeado diretor criativo da Mugler, após um percurso que o viu trabalhar ao lado de nomes como Alber Elbaz, na Lanvin, Stefano Pilati, na Yves Saint Laurent e John Galliano e Raf Simons, na Dior. O designer sucede a Casey Cadwallader e irá apresentar a sua coleção de estreia para a casa de Moda francesa no dia 2 de outubro, em Paris.
Mark Thomas - Carven
Após a saída de Louise Trotter (que assumiu funções na Bottega Veneta), a Carven optou por procurar a sua nova liderança de forma interna e, em março, nomeou Mark Thomas como diretor criativo da marca. O debut do designer tem data marcada para dia 2 de outubro, em Paris.
Jack Mccollough e Lazaro Hernandez - Loewe
Jack Mccollough e Lazaro Hernandez, a dupla que fundou a Proenza Schouler, esteve no centro de uma das confirmações mais proeminentes do quebra-cabeças da Moda. Em janeiro, os designers anunciaram que estavam de saída da sua marca e, em março, assumiram a direção criativa da Loewe, sucedendo a Jonathan Anderson (que, consequentemente, foi nomeado diretor criativo da Dior). A estreia da dupla para a casa de Moda espanhola irá ocorrer no dia 3 de outubro, em Paris. Já na Proenza Schouler, Rachel Scott foi anunciada como nova diretora criativa da marca nova iorquina e apresentará a sua primeira coleção na temporada de outono/inverno 2026, em fevereiro.
Glenn Martens - Maison Margiela
A confirmação de que Glenn Martens iria suceder a John Galliano e assumir o leme da Maison Margiela chegou em janeiro, meros meses após a saída do designer belga da Y/Project (que acabou por fechar portas no início do ano). Martens, que mantém a sua posição como diretor criativo da Diesel, já apresentou as suas propostas de Alta-Costura para a marca em julho, e prepara-se agora para entrar oficialmente no universo de ready to wear da maison, no dia 4 de outubro, em Paris.
Pierpaolo Piccioli - Balenciaga
Quando, em março do ano passado, Pierpaolo Piccioli anunciou a sua saída da Valentino após 25 anos na maison – oito deles enquanto diretor criativo – oficializou-se o fim de uma era na indústria da Moda. Com o leme da casa italiana assegurado por Alessandro Michele desde então, o designer assumiu, em maio deste ano, a direção criativa da Balenciaga, sucedendo a Demna (que, por sua vez, foi nomeado diretor criativo da Gucci). A coleção de estreia de Piccioli para a casa de Moda está marcada para dia 4 de outubro, durante a Semana de Moda de Paris.
Michael Rider - Celine
Em outubro do ano passado, Michael Rider foi nomeado diretor criativo da Celine, sucedendo a Hedi Slimane, que ocupou o cargo durante sete anos. Numa espécie de regresso a casa, Rider, que foi diretor criativo da Polo Ralph Lauren de 2018 a maio deste ano, já tinha trabalhado na Celine ao lado de Phoebe Philo – e apresentou a sua coleção de estreia de Alta-Costura em julho. Ainda assim, o designer irá apresentar as suas primeiras propostas de ready to wear a 5 de outubro, em Paris.
Duran Lantink - Jean Paul Gaultier
Em abril, Duran Lantink foi anunciado como o primeiro sucessor permanente de Jean Paul Gaultier. Após a reforma do designer das passerelles em 2020, a marca optou por criar um método rotativo que dava possibilidade a diversos talentos de (re)interpretar os códigos da casa de Moda – que contou com nomes como Glenn Martens, Haider Ackermann, Simone Rocha e Ludovic de Saint Sernin. Agora, sob a tutela de Duran Lantink, a marca dá início a um novo capítulo no seu legado, e as primeiras propostas serão apresentadas no dia 5 de outubro, em Paris.
Matthieu Blazy - Chanel
Considerada a posição mais cobiçada da indústria da Moda, o cargo de direção artística da Chanel estava vago desde a saída repentina de Virginie Viard, em junho de 2024. Em dezembro do mesmo ano, a maison anunciou finalmente um sucessor: Matthieu Blazy, o designer até então responsável pela direção criativa da Bottega Veneta (que conta agora com Louise Trotter ao leme). Após uma longa espera – repleta de coleções assinadas pela equipa interna da Chanel –, a coleção de estreia de Blazy para a maison francesa tem data marcada para dia 6 de outubro, durante a Semana de Moda de Paris.
Most popular


Giorgio Armani, o designer italiano que moldou a história da Moda, morre aos 91 anos
04 Sep 2025

Porque estamos todos fascinados com The Summer I Turned Pretty?
03 Sep 2025
Relacionados


Rachel Scott sobre a Proenza Schouler: "Há um lindo legado aqui. Acho que tem de continuar a progredir"
03 Sep 2025

Giorgio Armani, o designer italiano que moldou a história da Moda, morre aos 91 anos
04 Sep 2025
