Moda   Tendências  

Esticar a corda

26 Jun 2018
By Ana Carvas

Será legitimo dizer que as alpercatas estão de volta? Na verdade, parece-nos que nunca foram embora.

Será legitimo dizer que as alpercatas estão de volta? Na verdade, parece-nos que nunca foram embora. 

©Instagram

Foi durante o século XIII que as espadrilles, nome originalmente francês, apareceram na cena da Moda. Parte da herança histórica de países como Espanha e França, o sapato com sola de corda depressa conquistou homens e mulheres pela simplicidade e conforto, tornando-se um dos preferidos de artistas como Pablo Picasso e Salvador Dalí. Mas não foram os únicos: a atriz Grace Kelly propagou a tendência além fronteiras através do grande ecrã, no filme Ladrão de Casaca de 1955, e, nos pés de Jane Birkin, tornaram-se símbolo do estilo francês.

Foram, durante os anos 50 e 60, a escolha privilegiada das grandes estrelas de Hollywood da altura e, poucos anos depois, rumaram até às principais capitais de Moda graças a Yves Saint Laurent, pioneiro na versão com cunha na década de 70. Seguiram-lhe o exemplo outras Casas que adaptaram o modelo com diferentes materiais, cores e feitios - da Valentino à Chloé, com o duplo C da Chanel e versões mais contemporâneas pensadas pelo rei do calçado Christian Louboutin. 

Nos pés das it girls mais influentes da Moda, regressam em 2018 com uns centímetros a mais na cunha. Hoje, usar alpercatas é transpor a máxima do je ne sais quoi para um par de sapatos, combiná-lo com o melhor outfit, seja ele um vestido fresco ou uns jeans e t-shirt branca, e usá-los com uma dose extra de confiança durante a estação quente. Veja, na galeria, o exemplo de nomes como Jeanne Damas - a rainha nesta arte -, Chiara Ferragni e Aimee Song.

Ana Carvas By Ana Carvas

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024