Lifestyle   Roteiro  

Vou ali e já volto: um getaway 100% nacional

25 Jun 2018
By Rui Matos

Seja para um fim de semana ou para uma estadia mais prolongada, reunimos os locais - de norte a sul de Portugal - que não deve deixar de visitar nesta estação quente.

Seja para um fim de semana ou para uma estadia mais prolongada, reunimos os locais - de norte a sul de Portugal - que não deve deixar de visitar nesta estação quente. 

Antes de se aventurar pelo mundo fora, reserve alguns dias das suas férias para conhecer o que Portugal tem para oferecer. Neste roteiro, incluímos lugares com uma vista maioritariamente pintada de verde para que possa desfrutar daquilo que a natureza tem para lhe oferecer e para fazer um retiro de todo o barulho das grandes cidades.

Estas são as apostas Vogue para uma escapadinha no singular ou no plural. 

Parque Nacional de Peneda-Gerês

Trocar a grande metrópole por um local isolado de algumas facilidades, como os transportes públicos à porta de casa, é aliciante para quem mergulha diariamente na confusão de cidades movimentadas. Respirar ar puro, estar afastado dos ruídos citadinos e da multidão de turistas até pode parecer utópico, mas é possível. O Gerês tem paisagens imponentes, aldeias históricas e cascatas que o vai fazer mudar a rota, sem pensar duas vezes. O guia? Os sons da natureza, a intuição ou as dicas de quem por lá habita. 

Aldeias do Xisto

A região central de Portugal guarda 27 aldeias que estão mais do que aptas para um pequeno refúgio de fim de semana. Aqui, existe uma oferta de turismo peculiar que o vai por em contacto com a natureza e as tradições culturais de cada região. Tem como actividades disponíveis uma caminhada pelos mais de 600km de percursos pedestres, durante o verão tem ao seu dispor praias fluviais com as águas mais puras do país e, claro, a gastronomia que convida a repetir mais do que uma vez seja qual for a escolha. 

Arrábida

O verde nas costas, o azul ao alcance do olhar. Esta é a melhor maneira de caracterizar este lugar que tantos visitam ano após ano. Para os amantes de praia, é imperativo visitar o Portinho da Arrábida e a Praia dos Galapinhos. Na serra, pode vislumbrar a vista ou aventurar-se numa caminhada. O concelho de Setúbal é rico em peixe e seria um pecado não experimentar aquilo que o mar tem para oferecer.  

Cascata do Pego do Inferno

Para evitar os destinos tradicionais da região de Tavira, nos seus arredores existe um pequeno oásis. Um lago verde-azeitona e uma cascata que o vai rejuvenescer seja através dos mergulhos ou da vista livre de mão humana. Contactar com a natureza é o Plano A, sem segunda opção.  

Ponta da Ferraria 

Situa-se no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel, nos Ginetes, Açores. Tal em como em toda a região, este local recebeu fortes influências dos fenómenos geológicos vulcânicos. Visitar o miradouro, nadar nas águas termais das piscinas naturais e assistir ao pôr do sol são três das coisas que não pode deixar de fazer. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Inspiring Women  

Iris Apfel: "Acho que um sentido de deslumbramento é absolutamente imperativo"

02 Mar 2024

Inspiring Women   Lifestyle  

Dia da mulher | 5 séries sobre mulheres, para todos

01 Mar 2024

Moda   Coleções  

MFW outono/inverno 2024 | Na Semana de Moda de Milão, o jogo de cadeiras não pára

29 Feb 2024

Tendências  

Nailed it

29 Feb 2024