Artigo Anterior

Fragile Concrete: Uma reflexão visual do isolamento social

Próximo Artigo

Elle Woods: 20 anos do ícone da Moda

Roteiro 9. 7. 2021

Os 7 espaços de exposição independentes a visitar neste verão

by Margarida Oliveira

 

A criação artística passa pela exploração criativa livre de constrangimentos, possível de concretizar nos espaços independentes. Preocupações de conteúdo, de formato expositivo ou de potencial comercial de uma obra não existem num espaço independente, ou pelo menos não segundo normas institucionais. Será fácil de compreender a diferença entre ver a Mona Lisa no Louvre ou um Banksy na rua, da mesma forma visitar uma exposição numa galeria comercial ou num espaço independente representa experiências diferentes, para o público e para o artista. Ficam aqui 7 sugestões para visitar.

Galeria do Sol

A Galeria do Sol é um espaço marcado pela sua programação diversificada, desde exposições a concertos, ciclos de debates e eventos desportivos - é um projeto orgânico em constante transformação. 

Morada: Rua Duque de Loulé 206, Porto

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Rua do Sol (@galeria_do_sol)

 

Ócio

Gerida por um coletivo de artistas, a Ócio apresenta exposições na montra do seu estúdio. Um espaço de produção e exposição artística no coração do Bonfim, que promove artistas interdisciplinares.

Morada: Rua do Duque da Terceira 370, Porto

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por ÓCIO (@oocioo)

 

Sismógrafo

Exposições com uma qualidade expositiva ao nível de um espaço comercial/institucional, que se destacam pela sua experimentalidade.

Morada: Rua da Alegria 416, 4000-035 Porto

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sismógrafo (@sismografo.porto)

 

Dentro

Durante o confinamento a Dentro ocupou o Instagram com exposições virtuais semanais, assumindo o seu nome e reagindo à impossibilidade de contacto enquanto uma oportunidade criativa. Fazem exposições físicas e virtuais, num primeiro andar no Porto, um espaço com o conforto de uma casa.

Morada: Rua do Alamda, 254, 1º andar – sala 14, Porto

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Dentro (@na_dentro)

 

Duplex AIR

A Duplex AIR nasce da vontade de Susana Rocha de criar um ambiente de criação, investigação e exposição artísticos sem constrangimentos institucionais. Com uma programação que varia entre residências para artistas e curadores, exposições e ainda momentos de discussão teórica, é também possível arrendar um espaço de estúdio nesta incubadora artística.

Morada: Rua Angelina Vidal 31C, Lisboa

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Duplex AIR (@duplexair)

 

PADA Studios & Residency

Localizada num parque industrial, a PADA apresenta diversas oportunidades de exposições e residências artísticas. Há um foco na comunicação entre artistas e com o espaço envolvente para a produção de trabalho artístico que incorpora o seu envolvente.

Morada: Rua 42, Parque Empresarial da Quimiparque n 2, Barreiro

 

Appleton Associação Cultural

Um espaço marcado pela qualidade expositiva e pela acessibilidade, que pensa a sua plataforma enquanto uma oportunidade para artistas apresentarem o seu trabalho e criarem ligações com outros artistas e profissionais da cultura.

Morada: Rua Acácio Paiva nº 27 r/c, Lisboa

 

Keywords

arte cultura

Artigos Relacionados

Notícias 23. 6. 2021

LX Lapa: o novo espaço cultural no coração da Lapa

Um palacete ocupado por plantas, mobiliário do século XX e arte, parece um sonho? Mas no LX Lapa é realidade.

Ler mais

Agenda 4. 6. 2021

Arte no estacionamento

Quando foi a última vez que foi a um museu? E quando foi a última vez que foi a uma exposição num parque de estacionamento? Apostamos que esta nunca tinha ouvido antes.

Ler mais

Curiosidades 4. 5. 2021

Divergências criativas: um portefólio sobre obras de arte que foram censuradas

A criatividade não tem limites, mas há quem se sinta com autoridade para impô-los. Interpretações erróneas e condicionadas pelos ditames de cada época, por exemplo, baniram quadros, esculturas e performances que hoje são masterpieces. A proibição das seguintes obras mostra que, por vezes, quando a censura é grande, o público desconfia… que essas obras valem mesmo a pena.

Ler mais