Lifestyle   Roteiro  

Os 7 espaços de exposição independentes a visitar neste verão

09 Jul 2021
By Margarida Oliveira

De norte a sul do país, a criação artística é exposta em espaços que fogem ao roteiro artístico.

A criação artística passa pela exploração criativa livre de constrangimentos, possível de concretizar nos espaços independentes. Preocupações de conteúdo, de formato expositivo ou de potencial comercial de uma obra não existem num espaço independente, ou pelo menos não segundo normas institucionais. Será fácil de compreender a diferença entre ver a Mona Lisa no Louvre ou um Banksy na rua, da mesma forma visitar uma exposição numa galeria comercial ou num espaço independente representa experiências diferentes, para o público e para o artista. Ficam aqui 7 sugestões para visitar.

Galeria do Sol

A Galeria do Sol é um espaço marcado pela sua programação diversificada, desde exposições a concertos, ciclos de debates e eventos desportivos - é um projeto orgânico em constante transformação. 

Morada: Rua Duque de Loulé 206, Porto

 

Ócio

Gerida por um coletivo de artistas, a Ócio apresenta exposições na montra do seu estúdio. Um espaço de produção e exposição artística no coração do Bonfim, que promove artistas interdisciplinares.

Morada: Rua do Duque da Terceira 370, Porto

 

Sismógrafo

Exposições com uma qualidade expositiva ao nível de um espaço comercial/institucional, que se destacam pela sua experimentalidade.

Morada: Rua da Alegria 416, 4000-035 Porto

 

Dentro

Durante o confinamento a Dentro ocupou o Instagram com exposições virtuais semanais, assumindo o seu nome e reagindo à impossibilidade de contacto enquanto uma oportunidade criativa. Fazem exposições físicas e virtuais, num primeiro andar no Porto, um espaço com o conforto de uma casa.

Morada: Rua do Alamda, 254, 1º andar – sala 14, Porto

 

Duplex AIR

A Duplex AIR nasce da vontade de Susana Rocha de criar um ambiente de criação, investigação e exposição artísticos sem constrangimentos institucionais. Com uma programação que varia entre residências para artistas e curadores, exposições e ainda momentos de discussão teórica, é também possível arrendar um espaço de estúdio nesta incubadora artística.

Morada: Rua Angelina Vidal 31C, Lisboa

 

PADA Studios & Residency

Localizada num parque industrial, a PADA apresenta diversas oportunidades de exposições e residências artísticas. Há um foco na comunicação entre artistas e com o espaço envolvente para a produção de trabalho artístico que incorpora o seu envolvente.

Morada: Rua 42, Parque Empresarial da Quimiparque n 2, Barreiro

 

Appleton Associação Cultural

Um espaço marcado pela qualidade expositiva e pela acessibilidade, que pensa a sua plataforma enquanto uma oportunidade para artistas apresentarem o seu trabalho e criarem ligações com outros artistas e profissionais da cultura.

Morada: Rua Acácio Paiva nº 27 r/c, Lisboa

 

Margarida Oliveira By Margarida Oliveira

Relacionados


Lifestyle  

Hermès: reabertura da icónica loja em Lisboa

28 Feb 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Midriff

28 Feb 2024

Entrevistas   Pessoas  

Chemena Kamali fala sobre a Chloé: Karl, liberdade, Phoebe, empatia e o apelo duradouro dos anos 70

28 Feb 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 27 a 4 de março

27 Feb 2024