Diário de Prata: Argentina
Veganuary: um roteiro vegan para janeiro - e 2019
Roteiro 2. 1. 2019
As exposições de Moda são cada vez mais recorrentes e os documentários sobre esta indústria têm aumentado nos últimos anos. A curiosidade de perceber como é que isto tudo funciona é grande e, graças a estas obras cinematográficas, temos a oportunidade de conhecer melhor o círculo privado dos artistas, as inspirações e os seus trabalhos.
Estes são os 10 documentários de Moda que deve juntar à lista de filmes para ver este ano.
McQueen, 2018
O olhar distinto, o estilo disruptivo e a personalidade forte de Alexander McQueen fez com que este se tornasse num dos designers mais reconhecidos do final dos anos 90 e início dos anos 2000. Conseguiu catapultar a francesa Givenchy para um novo estatuto e, ao mesmo tempo, arrecadar louvores para a marca homónima. Contudo, a sua carreira viria a terminar em 2010, altura em se suicidou, com apenas 40 anos. Ian Bonhôte percorreu o arquivo do criador britânico, entrevistou familiares e antigos colegas de equipa para prestar homenagem a Alexander McQueen e a toda a sua trajetória.
Chanel Haure Couture Fashion Show, 2018
Inserido na série documental 7 Days Out, este é um episódio inteiramente dedicado ao making of de um desfile da Alta-Costura da francesa Chanel. Andrew Rossi, que já realizou The First Monday in May, foi responsável por este mini-documentário que revela tudo sobre os bastidores de um dos desfiles mais cobiçados da Semana de Moda de Paris. Ao longo de uma hora, é feita uma visita guiada aos ateliers da Maison, aos fittings, ao processo de construção do cenário e, pelo meio, pode ainda ver entrevistas exclusivas com Karl Lagerfeld e alguns dos responsáveis dos principais ateliers.
The September Issue, 2009
Qualquer lista de documentários sobre a indústria da Moda que se preze, tem o The September Issue como obrigatório. Para as publicações de Moda, o número de setembro é um dos mais importantes do ano, e Anna Wintour desvenda na primeira pessoa os bastidores dessa edição. Ao longo de 90 minutos o espectador é levado dos bastidores de uma produção de Moda à primeira fila dos desfiles mais badalados, sem esquecer os depoimentos de algumas das figuras mais emblemáticas da indústria, entre elas Grace Coddington e André Leon Talley.
Valentino: The Last Emperor, 2008
O designer italiano é um dos mais conhecidos da indústria, e para acompanhar um dos últimos desfiles da sua carreira deixou-se filmar durante dois anos. No documentário é possível acompanhar a vida muito peculiar de Valentino e do seu companheiro, Giancarlo Giammetti; os temas que afetaram a indústria da Moda ao longo dos anos e ainda a sua história de vida. Matt Tyrnauer foi quem dirigiu e produziu The Last Emperor.
Dior and I, 2014
As portas para o backstage do primeiro desfile de Alta-Costura de Raf Simmons foram abertas e captadas pelo olhar de Frédéric Tcheng, responsável pela produção cinematográfica do documentário. Ao longo dos 90 minutos é possível compreender o processo criativo do designer que assumiu a liderança artística da Casa francesa durante três anos (de abril de 2012 a outubro de 2015).
Lagerfeld Confidential, 2007
Nasceu em Hamburgo mas deixou a sua cidade natal para seguir o seu sonho: o design de Moda. Tornou-se num dos criadores mais emblemáticos e icónicos quando tomou conta da direção artística da maison Chanel. O seu nome é Karl Lagerfeld, claro. Realizado por Rodolphe Marconi, este é o documentário que desvendou ao mundo o universo criativo do Kaiser da Moda, a sua relação com a indústria, o seu trabalho como fotográfico e pintor.
Unzipped, 1995
A indústria da Moda viveu o seu auge nos anos 90 e o designer Isaac Mizrahi foi pioneiro neste género de documentários. Unzipped revela os bastidores da coleção de outono/inverno de 1994 do criador nova-iorquino. Kate Moss, Naomi Campbell, Carla Bruni ou Cindy Crawford são algumas das supermodelos que também participam no documentário dirigido por Douglas Keeve.
Dries, 2017
Para celebrar o seu centésimo desfile, o criador belga desvendou através deste filme os segredos da sua vida artística, sem descurar uma parte importante na sua carreira: os seus admiradores. A dedicação de toda a vida à indústria da Moda está no centro de toda a história.
L’Amour Fou, 2010
Yves Saint Laurent revolucionou a indústria da Moda, quebrou barreiras e contra isso não há argumentos. Para celebrar o seu legado, em 2010, Pierre Bergé, companheiro de vida e negócios do designer francês, apresentou L’Amour Fou, um documentário que aborda a relação tumultuosa entre os dois.
The Artist is Absent, 2015
Martin Margiela é um dos designers mais famosos pela sua criatividade e exuberância. Fundou a marca homónima no ano de 1989 e, durante 20 anos, esteve à frente da direção artística. Mas, em 2009 deixou tudo para viver no anonimato. The Artist is Absent não é o retorno do artista mas sim uma pequena homenagem ao seu legado através das palavras de alguns designers, entre eles Jean-Paul Gaultier.
Agenda 8. 5. 2018
Alexander McQueen como nunca antes visto
Uma carreira de sucesso que terminou com a morte prematura do artista. O designer britânico tinha a sensibilidade na ponta das mãos quando desenhava e as ideias transbordavam na mente. Em 2018, oito anos depois do seu desaparecimento, foi recordado num documentário.
Ler maisAgenda 21. 12. 2017
Diana, o musical
Depois de tantos documentários, biografias e filmes de época, o que estávamos a precisar era de um musical. O dia do casamento de Diana Spencer e Carlos, Príncipe de Gales, foi o momento escolhido para a adaptação.
Ler maisTendências 14. 12. 2017
A estrela Birkin
Elegemos os 11 filmes com Jane Birkin que não deve (mesmo) deixar de ver.
Ler maisNotícias 22. 11. 2017
Vamos deixar de ver fumadores nos filmes franceses?
A figura icónica do fumador no cinema francês, em breve, poderá ser apenas uma memória.
Ler mais