Lifestyle   Roteiro  

Luzes, câmara, ação: 10 documentários de Moda

02 Jan 2019
By Rui Matos

Estes são os 10 documentários de Moda que deve juntar à lista de filmes para ver este ano.

As exposições de Moda são cada vez mais recorrentes e os documentários sobre esta indústria têm aumentado nos últimos anos. A curiosidade de perceber como é que isto tudo funciona é grande e, graças a estas obras cinematográficas, temos a oportunidade de conhecer melhor o círculo privado dos artistas, as inspirações e os seus trabalhos.

Estes são os 10 documentários de Moda que deve juntar à lista de filmes para ver este ano. 

McQueen, 2018O olhar distinto, o estilo disruptivo e a personalidade forte de Alexander McQueen fez com que este se tornasse num dos designers mais reconhecidos do final dos anos 90 e início dos anos 2000. Conseguiu catapultar a francesa Givenchy para um novo estatuto e, ao mesmo tempo, arrecadar louvores para a marca homónima. Contudo, a sua carreira viria a terminar em 2010, altura em se suicidou, com apenas 40 anos. Ian Bonhôte percorreu o arquivo do criador britânico, entrevistou familiares e antigos colegas de equipa para prestar homenagem a Alexander McQueen e a toda a sua trajetória. 

  Chanel Haure Couture Fashion Show, 2018Inserido na série documental 7 Days Out, este é um episódio inteiramente dedicado ao making of de um desfile da Alta-Costura da francesa Chanel. Andrew Rossi, que já realizou The First Monday in May, foi responsável por este mini-documentário que revela tudo sobre os bastidores de um dos desfiles mais cobiçados da Semana de Moda de Paris. Ao longo de uma hora, é feita uma visita guiada aos ateliers da Maison, aos fittings, ao processo de construção do cenário e, pelo meio, pode ainda ver entrevistas exclusivas com Karl Lagerfeld e alguns dos responsáveis dos principais ateliers.      The September Issue, 2009Qualquer lista de documentários sobre a indústria da Moda que se preze, tem o The September Issue como obrigatório. Para as publicações de Moda, o número de setembro é um dos mais importantes do ano, e Anna Wintour desvenda na primeira pessoa os bastidores dessa edição. Ao longo de 90 minutos o espectador é levado dos bastidores de uma produção de Moda à primeira fila dos desfiles mais badalados, sem esquecer os depoimentos de algumas das figuras mais emblemáticas da indústria, entre elas Grace Coddington e André Leon Talley.   

 

Valentino: The Last Emperor, 2008O designer italiano é um dos mais conhecidos da indústria, e para acompanhar um dos últimos desfiles da sua carreira deixou-se filmar durante dois anos. No documentário é possível acompanhar a vida muito peculiar de Valentino e do seu companheiro, Giancarlo Giammetti; os temas que afetaram a indústria da Moda ao longo dos anos e ainda a sua história de vida. Matt Tyrnauer foi quem dirigiu e produziu The Last Emperor.

 

Dior and I, 2014As portas para o backstage do primeiro desfile de Alta-Costura de Raf Simmons foram abertas e captadas pelo olhar de Frédéric Tcheng, responsável pela produção cinematográfica do documentário. Ao longo dos 90 minutos é possível compreender o processo criativo do designer que assumiu a liderança artística da Casa francesa durante três anos (de abril de 2012 a outubro de 2015).

 

Lagerfeld Confidential, 2007Nasceu em Hamburgo mas deixou a sua cidade natal para seguir o seu sonho: o design de Moda. Tornou-se num dos criadores mais emblemáticos e icónicos quando tomou conta da direção artística da maison Chanel. O seu nome é Karl Lagerfeld, claro. Realizado por Rodolphe Marconi, este é o documentário que desvendou ao mundo o universo criativo do Kaiser da Moda, a sua relação com a indústria, o seu trabalho como fotográfico e pintor.

 

Unzipped, 1995A indústria da Moda viveu o seu auge nos anos 90 e o designer Isaac Mizrahi foi pioneiro neste género de documentários. Unzipped revela os bastidores da coleção de outono/inverno de 1994 do criador nova-iorquino. Kate Moss, Naomi Campbell, Carla Bruni ou Cindy Crawford são algumas das supermodelos que também participam no documentário dirigido por Douglas Keeve.

 

Dries, 2017Para celebrar o seu centésimo desfile, o criador belga desvendou através deste filme os segredos da sua vida artística, sem descurar uma parte importante na sua carreira: os seus admiradores. A dedicação de toda a vida à indústria da Moda está no centro de toda a história. 

 

L’Amour Fou, 2010Yves Saint Laurent revolucionou a indústria da Moda, quebrou barreiras e contra isso não há argumentos. Para celebrar o seu legado, em 2010, Pierre Bergé, companheiro de vida e negócios do designer francês, apresentou L’Amour Fou, um documentário que aborda a relação tumultuosa entre os dois. 

 

The Artist is Absent, 2015Martin Margiela é um dos designers mais famosos pela sua criatividade e exuberância. Fundou a marca homónima no ano de 1989 e, durante 20 anos, esteve à frente da direção artística. Mas, em 2009 deixou tudo para viver no anonimato. The Artist is Absent não é o retorno do artista mas sim uma pequena homenagem ao seu legado através das palavras de alguns designers, entre eles Jean-Paul Gaultier. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Atualidade   Compras  

Beauty Big Deal: a LightHouse Beauty Box

02 May 2024

Atualidade   Estilo   Pessoas  

Na Met Gala, Zendaya tem sempre nota máxima

02 May 2024

Curiosidades  

39 casais de celebridades que se destacaram na passadeira vermelha da Met Gala

02 May 2024

Moda   Tendências   Compras  

Trend Alert | Capris

02 May 2024