Artigo Anterior

Half Magic: a linha de maquilhagem de Euphoria

Notícias 26. 5. 2022

De A a Z: um dicionário de Beleza

by Mariana Silva

 

Dos ingredientes às formas de aplicação, passando pelas mais recentes tendências da indústria, tudo parece dar origem a uma imensidão de vocabulário estranho e expressões que ninguém compreende. Pelo menos, até ter lido este dicionário. 

 Artwork by João Oliveira

Atópica (pele)

Condição genética caracterizada por uma hipersensibilidade a agressores externos, como pólen ou poeiras. Na pele, esta reação alérgica desenvolve-se na forma de um eczema, resultando em comichões e vermelhidões desproporcionais. Para além disso, a pele atópica é geralmente mais seca e porosa, necessitando de cuidados e produtos adequados às suas especificidades.

Biotina

Também designada por vitamina B7, a biotina é um dos suplementos mais recomendados para a saúde da pele, cabelo e unhas. Tendo em conta que pode ser encontrada em vários alimentos da nossa dieta, são poucas as pessoas que revelam uma verdadeira deficiência deste nutriente. Contudo, quando esta acontece, expressa-se através de cabelo enfraquecido ou unhas partidas.

Cruelty-free

Tanto produtos como marcas de Beleza podem ser classificados como cruelty-free, sendo esta uma forma de garantir ao consumidor que, durante o processo de manufatura, nenhum dos componentes presentes no produto (ou na gama completa da marca) foi testado em animais. Todos os cosméticos vendidos na União Europeia são cruelty-free, já que os testes em animais são proibidos por lei.

Colagénio

Está presente no nosso corpo e é um dos grandes responsáveis pelo aspeto da nossa pele. Com a idade e a constante exposição a agressores externos, como os raios ultravioleta, a produção desta proteína diminui, resultando em rugas, flacidez ou acentuação das linhas de expressão. Para combater a redução de colagénio, muitos produtos de Beleza integram este componente na sua fórmula, procurando reverter os sinais que tipicamente associamos ao envelhecimento.

Dermoabrasão

Procedimento estético através do qual se alisam as camadas superiores da pele, de modo a remover imperfeições como acne, cicatrizes e outras irregularidades. É uma técnica cirúrgica, e como tal deve ser realizada por um dermatologista.

Eau de parfum

Fragrância com uma concentração de perfume puro entre 12 e 18%. É conhecida por originar cheiros mais ricos e com maior duração na pele, em comparação à eau de toilette.

Eau de toilette

Fragrância com uma concentração de perfume puro entre 8 e 12%. É conhecida por originar cheiros mais suaves e com menor duração na pele, em comparação à eau de parfum.

Fotoproteção

Processo através do qual se reduz a exposição da pele à radiação ultravioleta, protegendo a barreira cutânea das consequências negativas que advêm de uma sobreexposição. A ação fotoprotetora pode ser conseguida através do uso de protetores solares, cuja eficácia depende do valor de SPF (sun-protection factor).

Gua sha

Ferramenta de Beleza cuja popularidade explodiu nos últimos anos, embora seja uma técnica antiga originária da medicina chinesa. Um gua sha pode ser feito de jade, quartzo rosa, ou até bronze, entre outros materiais, e é utilizado para estimular a circulação e reduzir o inchaço do rosto através de uma massagem facial. Esta ferramenta torna-se ainda mais eficaz se for mantida num ambiente frio, como um frigorífico.

Hialurónico (ácido)

Molécula presente no corpo humano, capaz de reter um volume de água mil vezes superior ao seu peso, e grande responsável pela hidratação da pele. Tal como o colagénio, a sua produção natural diminuiu com o passar do tempo, dando origem a sinais de desidratação. Por esse motivo, o ácido hialurónico é um componente frequentemente presente em cremes de rosto, cremes de olhos ou séruns, sendo que, no caso destes, a sua aplicação deve ser complementada por um creme hidratante, para que a hidratação fique selada na pele.

Isododecano

Ingrediente muitas vezes encontrado em produtos de Beleza, dada a sua eficácia como solvente e emoliente. O isododecano apresenta-se na forma de um líquido incolor, podendo ser adicionado a produtos como batons, bases, eyeliners, hidratantes, entre muitos outros, para fortalecer os pigmentos e facilitar a sua aplicação no rosto.

Jade roller

A par do gua sha, o jade roller é uma ferramenta usada há décadas no continente asiático, mas que recentemente se difundiu pela indústria ocidental de Beleza. Tal como o nome indica, é um pequeno rolo feito de jade, geralmente utilizado para a realização de uma massagem facial, e cujos benefícios são semelhantes aos das restantes ferramentas de rosto: relaxamento muscular, estimulação da circulação e redução do inchaço matinal.

K-Beauty

Ainda que o termo seja utilizado com frequência em inglês, K-Beauty é apenas uma forma de nos referirmos ao setor de Beleza coreano, em especial devido à influência que este tem vindo a ter na indústria global. Desde técnicas a produtos, este é um “conceito guarda-chuva" que abrange todas as tendências de Beleza que tenham origem na cultura coreana.

Lifting (de pestanas)

Tratamento não invasivo capaz de atuar sobre a curvatura, tamanho e volume das pestanas, de modo a proporcionar um efeito semelhante à aplicação de máscara de pestanas ou até de pestanas falsas. O lifting de pestanas deve ser realizado por um profissional de cosmética e os seus resultados podem durar até oito semanas sem necessitar de manutenção.

Microbioma

Conjunto de microorganismos, único em cada ser humano, composto por bactérias, fungos ou até vírus, que se encontram alojados no nosso corpo e que interagem entre si, regulando o nosso estado de saúde. Ao microbioma da pele dá-se também o nome de microbiota, sendo esta crucial para proteger a barreira cutânea de agressores externos. Algumas fórmulas podem alterar os tipos e quantidades de organismos presentes na pele, sendo recomendada a utilização de produtos que mantenham um certo equilíbrio cutâneo, como os produtos de Beleza probióticos.

Notas olfativas

Para descrever a sensação e o odor transmitido por um perfume, é comum fazê-lo ao mencionar as suas notas olfativas. Estas estão divididas em três grandes grupos: as notas de cabeça (as primeiras a serem sentidas), as notas de coração (também conhecidas como o corpo do perfume) e as notas de fundo (que terminam a essência e se prolongam no tempo). Para além das notas, existiam ainda as famílias olfativas, que podem ser florais, cítricas, orientais, amadeiradas, entre muitas outras.

Orgânico

A classificação de um produto de Beleza como orgânico está dependente do tipo de ingredientes naturais que integram a sua fórmula. Nesse sentido, ingredientes orgânicos são aqueles cujo cultivo é realizado de forma biológica, sem recurso a químicos ou elementos sintéticos. Dada a necessidade de integração de elementos químicos na fórmula dos produtos de Beleza, basta que uma determinada percentagem de ingredientes orgânicos esteja presente na fórmula de um cosmético para que este possa ter “orgânico” escrito no seu rótulo.

Probióticos

Bactérias benéficas para o nosso sistema, que podem ser consumidas através de alimentos, suplementos ou até produtos de Beleza. Neste último caso, é na skincare que os probióticos mais proliferam, integrando a microbiota e contribuindo para a saúde da pele. Uma barreira cutânea equilibrada é essencial para a regulação da hidratação e da oleosidade, tal como para a proteção de agressores externos, como a poluição ou a radiação ultra-violeta.

Queratina

Proteína presente no corpo humano, e que é uma das principais responsáveis por determinar a força e resistência das unhas e cabelo. Dadas as suas propriedades fortalecedoras, é comum encontrar queratina como um ingrediente de produtos capilares, sendo ainda possível consumi-la em suplementos ou recorrendo a tratamentos especializados. Esta proteína é geralmente feita a partir de componentes de origem animal, não havendo ainda alternativas sintéticas que a transformem numa proteína vegan.

Refill (produtos com)

Técnica que contribuiu para a sustentabilidade da indústria da Beleza, já que permite que um produto seja restabelecido com o seu conteúdo, sem ser necessário comprar uma segunda embalagem na sua totalidade. Já é possível encontrar diversos cosméticos com opções de refill, como perfumes, cremes ou até batons e sombras de olhos.

Retinol

Pertencente ao grupo dos retinóides, o retinol é um derivado da vitamina A e um ingrediente presente em muitos produtos de cuidados de pele, como cremes e séruns. Os seus principais benefícios prendem-se com a minimização de sinais de idade, embora seja também eficaz no combate à acne e aos efeitos da exposição solar em excesso, dos quais a hiperpigmentação é um dos exemplos mais comuns.

Sulfatos

Elemento sintético conhecido pelas suas propriedades de limpeza, utilizado em diversos cosméticos de banho, com foco nos champôs. A presença de sulfatos proporciona um efeito de espuma que ajuda a remover um produto facilmente com recurso a água, ao mesmo tempo que deixa uma sensação de limpeza profunda. Devido à sua composição química, a indústria da Beleza tem levantado questões sobre a segurança em incluir sulfatos nos seus produtos, havendo já diversas opções “livres de sulfatos.”

Tónico

Produto de Beleza que tem por finalidade hidratar a pele e remover as células mortas. Quando integrado numa rotina de cuidados de rosto, o tónico deve ser utilizado após um cosmético de limpeza, já que ajuda a reequilibrar o pH da barreira cutânea.

Ultravioleta (radiação)

Também conhecida como radiação UV, este é um tipo de radiação emitido pelo sol ou fontes artificiais, como os solários, responsável pela produção de vitamina D no corpo humano. Uma exposição exagerada aos raios UV pode, contudo, trazer malefícios para a saúde, desde queimaduras a cancro da pele.

Vegan

Na indústria da Beleza, vegan é o termo utilizado para classificar produtos que não contenham componentes de origem animal na sua fórmula. É importante clarificar que um produto vegan não tem necessariamente de ser cruetly-free, já que o primeiro conceito se refere aos ingredientes utilizados, enquanto o segundo se debruça sobre os processos de manufactura.

Witch hazel

Ainda que exista uma palavra portuguesa para nos referirmos a este componente (hamamélia) witch hazel é o nome que vemos com frequência nos rótulos dos produtos de Beleza. Este refere-se a uma planta conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e que, em produtos de skincare, como tónicos, ajuda a combater a acne, removendo, da pele, a oleosidade em excesso, além de acalmar irritações cutâneas ou inflamações.

Xeomin

Tal como o botox, é uma solução injetável utilizada na dermocosmética para preencher rugas e minimizar linhas de expressão. Esta difere do botox apenas pela sua fórmula, já que o xeomin contém uma forma mais “pura” de toxina botulínica, sem as proteínas adicionais que se encontram presentes no botox.

Yoga facial

Técnica que envolve massagens faciais e exercícios variados, realizados com o intuito de estimular e tonificar tanto os músculos como a pele do rosto. Os seus principais benefícios passam pelo alívio da tensão, redução da visibilidade das linhas de expressão e aumento da luminosidade do rosto.

Zinco (óxido de)

Entre os vários minerais que podem ser encontrados nas fórmulas de produtos de Beleza, o óxido de zinco é um dos preferidos da indústria. Este está maioritariamente presente em cremes e protetores solares, dada a sua capacidade de filtrar a radiação ultravioleta, protegendo a pele dos malefícios da exposição solar. Porém, a sua utilização está limitada pela União Europeia, já que a inalação de nanopartículas de óxido de zinco pode ser prejudicial à saúde. 

Artigo originalmente publicado na The Quote Issue da Vogue Portugal, disponível aqui.

Artigos Relacionados

Tendências 16. 5. 2022

“I'm not strange, weird, off, nor crazy, my reality is just different from yours”

Se já ouviu esta citação, deve provavelmente pensar no Cheshire Cat de Alice no País das Maravilhas e em Lewis Carroll, seu autor, mas o ciberespaço, acérrimo fã da obra e do homem, refuta essa referência, atribuindo a frase a fonte anónima.

Ler mais

Tendências 16. 5. 2022

“Quem espera, sempre alcança”

Se há ditado popular verdadeiro, é este. A paciência não é uma virtude de todos, e é cada vez mais necessária nos tempos que correm.

Ler mais

Entrevistas 27. 4. 2022

Sónia Balacó: "O Poema Sou Eu"

Falar em Sónia Balacó é saber que a sua imagem vale mil palavras. Aquelas com as quais gosta de brincar para fazer valer o seu maior amor: a sua liberdade de expressão.

Ler mais

Entrevistas 14. 4. 2022

Ajak Deng: “Sempre fui muito vocal quanto às minhas frustrações raciais nesta indústria”

Protagonista de uma das capas da edição de abril da Vogue Portugal, Ajak Deng falou sobre o seu percurso de supermodelo, com todos os seus altos e baixos.

Ler mais