Lifestyle   Tendências  

Decoração de Natal em novembro? Sim, por favor.

23 Nov 2018
By Rui Matos

Não precisa de esperar pelo primeiro de dezembro para começar a decorar a sua casa com motivos natalícios. Isto porque, quem tem esse ritual durante o mês de novembro, é uma pessoa mais feliz.

Não precisa de esperar pelo primeiro de dezembro para começar a decorar a sua casa com motivos natalícios. Isto porque, quem tem esse ritual durante o mês de novembro, é uma pessoa mais feliz. 

Home Alone, 1990 © Movie Still
Home Alone, 1990 © Movie Still

Quem o diz é o Journal of Environmental Psychology, que recentemente publicou um estudo que revela que as pessoas que começam a fazer a decoração natalícia a partir do mês de novembro são mais amigáveis e acessíveis com os seus vizinhos e, consequentemente, mais felizes. “Os resultados mostram que os moradores usam a parte exterior das suas casas (com a decoração de Natal) para comunicar o apego, e possivelmente para se integrarem nas atividades sociais de um determinado bairro,” pode ler-se no documento. 

Se estamos mais felizes por decorarmos as nossas casas mais cedo, ou se simplesmente temos pressa para acender as luzes da época, essa é a grande questão que se levanta, mas, para tal pergunta, ocorre-nos uma citação de Steve McKeow, um psicanalista, que diz: “Num mundo cheio de stress e ansiedade, as pessoas querem associações que os façam felizes. E as decorações de Natal têm esse poder pelo facto de evocar os sentimentos fortes da alegria infantil; serve como uma âncora para os sentimentos mágicos. Sendo assim, antecipar estas decorações prolonga a felicidade,” afirma à edição espanhola da revista AD.

Não adianta estar à espera que dezembro comece. Esta é a altura perfeita para procurar a sempre emblemática playlist de Natal, e começar a decorar a casa de ponta a ponta. Se precisa de mais incentivos, o estudo acima referido aponta ainda “que na ausência de motivos natalícios, os participantes deste estudo classificaram as casas dos residentes como sociáveis e não-sociáveis. (…) Quando as decorações estavam presentes, havia uma propensão maior para considerar os residentes daquela casa como sociáveis.” 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Lifestyle   Tendências  

Onde está o queer nos contos de fadas?

22 Jun 2024

Moda  

Open Call | Hide and Seek

21 Jun 2024

Atualidade   Curiosidades  

Junho, o mês do orgulho

21 Jun 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Deep V

20 Jun 2024