![À esquerda: um vestido de noite mousseline de soie bordado com laço de cobre moiré, Madeleine and Madeleine. Ilustração de Mary MacKinnon, Vogue, 1 de Fevereiro de 1922. À direita: AZ Factory. Fotografia de Filippo Fior /Gorunway.com](/uploads/photos/b4e374d67f9441fd81aec64c8743d22b.jpg)
À esquerda: um vestido de noite mousseline de soie bordado com laço de cobre moiré, Madeleine and Madeleine. Ilustração de Mary MacKinnon, Vogue, 1 de Fevereiro de 1922. À direita: AZ Factory. Fotografia de Filippo Fior /Gorunway.com
À esquerda: um vestido de noite mousseline de soie bordado com laço de cobre moiré, Madeleine and Madeleine. Ilustração de Mary MacKinnon, Vogue, 1 de Fevereiro de 1922. À direita: AZ Factory. Fotografia de Filippo Fior /Gorunway.com
Depois de ouvirmos continuamente comparações entre os Roaring Twenties e os anos 2020, decidimos pôr a ideia à prova, combinando looks que apareceram nas páginas da Vogue em 1922 com as propostas das colecções da primavera e pre-fall de 2022 - e há muito terreno comum a ser encontrado, no que à superficie diz respeito.
A indústria da Moda cresceu exponencialmente em 100 anos e funciona hoje em dia de uma forma mais rápida do que lenta, mas há coisas que nunca mudam, como o gesto nostálgico e a importância das tendências. Em 1922, o estilo full-skirted robe, popularizada por Jeanne Lanvin, começava a ganhar competição com vestidos drapeados mais direitos. Paul Poiret ainda era o rei da Moda, e Paris marcava o ritmo. Embora as bainhas já não sejam de importância vital, continua a haver um vocabulário comum de formas e silhuetas - e na alegria em se vestir.
Venha viajar no tempo connosco.
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À esquerda: Um vestido em lamé dourado com arcos de tafetá verde, Chéruit. Fotografado por Wl. Rehbinder, Vogue, 15 de Setembro de 1922. À direita: Balenciaga para AZ Factory. Fotografia de Filippo Fior /Gorunway.com.
À esquerda: um chapéu panne castanho com moiré, usado por Andrée Ricci, Maria Guy. Fotografado por Wl. Rehbinder, Vogue, 15 de Setembro de 1922. À direita: Comme des Garçons, primavera/verão 2022. Fotografia: Cortesia de Comme des Garçons.
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À esquerda: Edição Smart Fashion for Limited Incomes da Vogue. Ilustração de Georges Lepape, Vogue, 15 de março, 1922. À direita: Gabriela Hearst, primavera/verão 2022. Fotografia: Cortesia de Gabriela Hearst.
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À esquerda: O tricorne prateado de Lewis drapeado em renda Chantilly preta. Ilustração de Helen Dryden, Vogue, 15 de setembro de 1922. À direita: Vaquera, primavera/verão 2022. Fotografia de Alessandro Viero / Gorunway.com.
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À esquerda: De Doeuillet, um vestido crepe branco coberto de cristais e contas brancas opacas, alguns pendentes. À direita: Proenza Schouler, primavera/verão 2022. Fotografia: Jonas Gustavsson / Courtesy of Proenza Schouler.
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À esquerda: Edição New York Winter Fashion da Vogue. Ilustração de Wolfe Plank, Vogue, 1 de novembro, 1922. À direita: Louis Vuitton, primavera/verão 2022. Fotografia de Alessandro Lucioni / Gorunway.com.
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À esquerda: um vestido cor de rosa em veludo, Doucet, com flores de contas cor de rosa e cristais brancos. À direita: Collina Strada, primavera/verão 2022.Fotografia de Alessandro Viero/ Gorunway.com.
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À esquerda: dois looks Lanvin. Da esquerda para a direita: um vestido de organdy rosa e rede branca com detalhes de contraste azul-marinho e flores a condizer na cintura e aba do chapéu; um vestido organdy de lavanda com fitas azuis-marinho e uma guarnição de linho e manga. Ilustração de A. E. Marty, Vogue, 1 de junho de 1922. À direita: Molly Goddard, primavera/verão 2022. Fotografia: Ben Broomfield / Courtesy of Molly Goddard.
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À esquerda: Edição Summes Homes & Hostess da Vogue. Ilustração de George Wolfe Plank, Vogue,15 de maio de 1922. À direita: CDLM, primavera/verão 2022. Fotogragia de Filippo Fior / Gorunway.com.
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À esquerda: um vestido desenhado por Paul Poiret para uma revista chamada Vogue. Ilustração de Benito, Vogue, 1 de fevereiro de 1922. À direita: MM6 Maison Margiela, primavera/verão 2022. Fotogragia de Filippo Fior / Gorunway.com.
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À esquerda: edição Early Paris Openings. Ilustração de Benito, Vogue, 1 de outubro de 1922. À direita: Vaquera, primavera/verão 2022. Fotografia de Alessandro Viero/ Gorunway.com.
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À esquerda: "A saia bouffant ainda intriga a fantasia das casas parisienses, apesar da ascendência da silhueta slim, e algumas delas, incluindo Doucet, Lanvin, e Callot, ainda estão a mostrar modelos deste tipo". Ilustração de Helen Dryden, Vogue, 15 de maio de 1922. À direita: Melitta Baumeister, primavera/verão 2022. Fotografia de Michal Plata / Cortesia de Melitta Baumeister.
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À esquerda: edição New York in Summer. Ilusatração de George Wolfe Plank, Vogue, 15 de julho de 1922. À direita: Issey Miyake, primavera/verão 2022. Cortesia de Issey Miyake.
À esquerda: edição Fashion for Children & Early Autumn Fashions. Ilustração de Henry R. Sutter, Vogue, 15 de agosto de 1922. À direita: Ashlyn, primavera/verão 2022. Fotografia de Sarah Balis / Cortesia de Ashlyn.
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À esquerda: vestido em cetim com uma saia wide, Chanel. Ilustração de Douglas Pollard, Vogue, 1 de novembro de 1922. À direita: Loewe, primavera/verão 2022. Fotografia de Filippo Fior / Gorunway.com.
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À esquerda: O modo moyen-âge como visto por Paul Poiret. A duquesa de Gramont veste o seu vestido de veludo preto com bordo de raposa preta e renda dourada bordada com contas de ouro. Os sapatos são embelezados com jóias verdadeiras. Ilustração de Porter Woodruff, Vogue, 1 de novembro de 1922. À direita: Noir Kei Ninomiya, primavera/verão 2022. Fotografia; Cortesia de Noir Kei Ninomiya.
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À esquerda: Cuirass feito por Poiret de renda e zibelina e a saia dourada de pêlo aparado. Ilustração de Porter Woodruff, Vogue, 1 de novembro de 1922. À direita: CDLM, primavera/verão 2022. Fotografia de Filippo Fior / Gorunway.com.
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À esquerda: um vestido de noiva com brocados e tecido prateado desenhado por Paul Poiret para a sua sobrinha. Ilustração de Harriet Meserole, Vogue, 1 de abril de 1922. À direita: Puppets & Puppets, primavera/verão 2022. Fotografia de Alessandro Viero/ Gorunway.com.
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À esquerda: Toinon, uma das seis "amigas da Vogue", criada pelos principais artistas. Ilustração de Charles Martin, Vogue, 1 de agosto de 1922. À direita: Puppets & Puppets, primavera/verão 2022. Fotografia de Alessandro Viero/ Gorunway.com.
À esquerda: Edição Vanity. Ilustração de Georges Lepape, Vogue, 15 de novembro de 1922. À direita: Noir Kei Ninomiya, primavera/verão 2022. Fotografia; Cortesia de Noir Kei Ninomiya.
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À esquerda: edição New York Fashion. Ilustração de Georges Lepape, 1 de maio de 1922. À direita: Ottolinger, primavera/verão 2022. Fotografia de Filippo Fior / Gorunway.com.
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À esquerda: edição Autumn Fabrics & Vogue Designs for Limited Incomes. Ilustração de Helen Dryden, vogue, 1 de Setembro de 1922. À direita: Rick Owens para AZ Factory. Fotografia de Filippo Fior / Gorunway.com.
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À esquerda: Por Martial et Armand, um vestido bordado de seda com subblusa. Ilustração de Mario Simon, Vogue, 1 de abril de 1922. À direita: Melitta Baumeister, primavera/verão 2022. Fotografia de Michal Plata / Courtesy of Melitta Baumeister.
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À esquerda: De Premet, um vestido azul com um dramático enfeite de fita de cetim preto. Acabamento com uma gola de prata no pescoço e na cintura. Ilustração de Lee Creelman Erickson, Vogue, 1 de novembro de 1922. À direita: Loewe, primavera/verão 2022. Fotografia de Filippo Fior / Gorunway.com.
À esquerda: vestido concebido por James Reynolds para a produção The Nightingale and the Rose Follies de Greenwich Village. Este look, para a dama de companhia, é feito de renda Chantilly preta apanhada e embelezada com camélias da cor dos limões. Ilustração de Peter A. Juley, Vogue, 1 de novembro de 1922. À direita: Balenciaga, primavera/verão 2022. Fotografia: Cortesia de Balenciaga.
Artigo originalmente publicado no Vogue.com.
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