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Notícias 23. 4. 2019

Daniel Roseberry é o novo diretor criativo da Schiaparelli

by Rui Matos

 

Depois da saída de Bertrand Guyon, anunciada na semana passada, o norte-americano Daniel Roseberry assume o cargo de diretor criativo da Maison francesa. 

@ Inez & Vinoodh para Schiaparelli

Daniel Roseberry é o novo nome da indústria da Moda que tem de memorizar. Depois de 11 anos na Thom Browne - cinco deles como diretor de design das linhas masculinas e femininas - o norte-americano, de 33 anos, o designer está de partida para os ateliers da Schiaparelli, na Place Vendôme, em Paris. 

“É com grande honra e alegria que dou continuidade ao legado que Madame Schiaparelli deixou há 85 anos,” escreveu Roseberry no Instagram. “Schiaparelli era mestre na modernidade, o seu trabalho refletia o caos e a esperança dos tempos turbulentos em que vivia. Hoje, damos por nós a fazer perguntas similares: o que é a arte? O que é a identidade? Como é que nos vestimos para o fim do mundo?" O novo diretor criativo afirmou ainda que "é um privilégio colaborar com os extraordinários talentos do atelier nas tradições da Alta-Costura para levar a lenda e o mito desta Casa histórica até ao futuro". 

Depois de Marco Zanini e de Bertrand Guyon, Roseberry é o terceiro designer a assumir a direção criativa da Schiaparelli, desde que a marca regressou à indústrida da Moda. Em 1954, a fundadora Elsa Schiaparelli decidiu fechar portas e dedicar-se à sua autobiografia, e em 2013, Diego Della Valle, o empresário responsável pela recuperação da etiqueta, contratou Zanini, que ficou durante um ano. Bertrand Guyon estreou-se na Alta-Costura do outono/inverno 2015 e ficou até ao passado dia 19 de abril, data em que foi anunciada a sua desvinculação da Maison. 

Tal como aconteceu com Bruno Sialelli, que assumiu as rédeas na Lanvin em janeiro passado, tendo vindo da Loewe, Roseberry também era relativamente desconhecido do grande público. A sua estreia está agendada para este verão, durante a Semana de Moda de Alta-Costura de Paris, referente ao outono/inverno de 2019. 

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