Moda  

Da passerelle à realidade: a semana de Alta-Costura com uma personal shopper

16 Jul 2025
By Isabel Bazzani

Schiaparelli Haute Couture

De vestidos de noiva com preços superiores a 100 mil euros a peças de red carpet feitas à medida, a Alta-Costura prospera como uma economia sustentada por uma elite global. Eis o que realmente se passa por detrás das cordas de veludo e na primeira fila dos desfiles da semana de Alta-Costura de Paris.

Depois da semana da Moda masculina e com o calendário social de verão preenchido, a teatralidade da semana de Alta-Costura electrifica a capital francesa. A cidade ganha vida a partir das front rows de desfiles, apresentações em todos os hotéis de cinco estrelas e soirées que se prolongam pela noite dentro. Mas por detrás da fachada glamorosa, vive uma diferente economia da Moda, visível apenas para alguns, e que alimenta o motor da Alta-Costura. É um verdadeiro negócio e, durante a semana da Alta-Costura, não estou apenas a ver, mas a comprar.

No momento em que as luzes se apagam no Théâtre du Châtelet e a primeira modelo entra na passerelle, o meu telemóvel começa a tocar. Não com alertas do Instagram ou comentários de Moda, mas com mensagens diretas e decisivas no WhatsApp de VIC (Very Important Client), que respondem em tempo real às imagens e vídeos que são transmitidos globalmente: “Quero esse vestido” e “vamos marcar uma reunião”.

Esquerda: Théâtre du Châtelet. Direita: ArdAzAei Haute Couture.

Esquerda: Théâtre du Châtelet. Direita: ArdAzAei Haute Couture.

O meu papel como personal shopper e especialista em sourcing transforma a Alta-Costura de observação numa espécie de matchmaking. Cada look de desfile provoca uma contemplação imediata: Qual tendência? Que evento? De que momento? Em segundos, os visuais viajam pelos continentes aliados a estas decisões digitalmente cristalizadas.

De reuniões discretas em salões da Place Vendôme a revelações privadas de Alta-Joalharia, a minha agenda é um mapa do tesouro onde cada alfinete assinala um pedido de um cliente e uma venda silenciosa. Sou os olhos daqueles que não querem assistir ao desfile, cuja privacidade é prioritária ou cujos calendários simplesmente não coincidem. Faço um relatório com cada imagem, cada pormenor, e preparo os seus guarda-roupas com temporadas de antecedência.

As escolhas dos VIC

Nesta estação, à medida que as passerelles uniam a inovação escultural a afirmações vanguardistas, os meus clientes optaram por peças com um impacto mais discreto. Em vez de comprarem apenas por uma questão de afirmação, pediram looks que equilibram a intemporalidade e o conforto: vestidos de gala mais leves, corpetes esculpidos e silhuetas que se adaptam a vários eventos.

Na Chanel, os drapeados etéreos e as saias volumosas captaram o interesse de uma cliente noiva, que procurava algo impactante e delicadamente imponente, sem o peso das expectativas tradicionais. “Adoro o Look 40, mas podemos fazê-lo todo branco, menos transparente”. Os vestidos de gala impecavelmente estruturados de Georges Hobeika, em particular um com um corpete de gola alta transparente e cravejado de cristais, em conjunto com uma saia dourada plissada escultural, levaram uma cliente a debater o pré-styling para uma gala no Mónaco.

Esquerda: Georges Hobeika Haute Couture. Direita: Robert Wun Haute Couture.

Esquerda: Georges Hobeika Haute Couture. Direita: Robert Wun Haute Couture.

Outra cliente, que está a planear um trio de destination weddings, escolheu o look de abertura de Tamara Ralph. O vestido de seda sem alças, com um corpete escultural, iridescente e repleto de pérolas, será perfeito para a sua receção na Côte d'Azur. Simultaneamente, uma das presenças assíduas da época de entrega de prémios e dos grandes momentos de passadeira vermelha fez uma pergunta imediata sobre o colar Schiaparelli com o coração a bater: “Pode ser usado ou é só para a passerelle?” Já outra cliente, com uma abordagem mais minimalista à Alta-Costura, perguntou se era possível criar o conjunto de alfaiataria do Look 10 em preto. Cada pormenor, cada comentário, cada pedido, cada “podemos aumentar o decote?” é anotado e posto em prática.

Os clientes estão a construir coleções, considerando não só o que compram, mas também quando. Com a ausência de várias maisons históricas e outras em transição, os VIC prestam muita atenção à direção criativa. A Chanel prepara-se para a chegada antecipada de Matthieu Blazy, Demna da Balenciaga fez a sua última vénia e Glenn Martens estreou-se na Margiela – cada momento oferece peças de significado histórico. Um cliente colecionador, que nunca usa o mesmo look duas vezes, exigiu “Quero um último statement look de Demna, descubra mais sobre o Look 10”. Para os colecionadores, possuir um look da primeira ou da última coleção de um designer é um investimento na história da Moda.

Chanel Haute Couture

Chanel Haute Couture

O processo: da passerelle à realidade

O ciclo de vida de uma encomenda é íntimo e leva meses a preparar – como uma coreografia meticulosa entre o cliente, o personal shopper e a maison. Após o desfile, as marcações em salões privados revelam as peças de vestuário de perto, permitindo que os clientes testemunhem o trabalho artesanal em primeira mão. Cada look é apresentado num manequim ou modelo, permitindo ao cliente ver a peça de perto: o drapeado preciso do tecido, o brilho do bordado ou o movimento captado por cada ponto.

O diálogo começa e as discussões evoluem para esboços, proporções medidas e anotadas. São propostas e revistas modificações personalizadas. Será que devem ser acrescentadas mangas? Podemos criá-lo numa cor diferente? O bordado deve refletir uma história ou referência pessoal? Todos os pedidos são considerados e explorados.


Schiaparelli Haute Couture

Com os desenhos finalizados, a prova de toile marca a primeira manifestação tangível da peça de vestuário custom. O protótipo de algodão corresponde exatamente à figura do cliente, cortado, esculpido e alinhavado no seu corpo para garantir que todas as costuras e curvas assentam na perfeição. Com duas ou três provas subsequentes, aperfeiçoamos ainda mais a silhueta, muitas vezes com a presença dos artesãos, das bordadeiras e até do diretor criativo.

A importância da Alta-Costura

A Alta-Costura é muitas vezes vista como uma extravagância teatral, mas tem um significado mais profundo para os VIC. É um investimento de auto-expressão que é curado, íntimo e pessoal entre o cliente e a maison. A minha função é traduzir o teatro da passerelle em algo que se enquadre na sua vida.

No final da semana, são agendados acompanhamentos em salões privados e enviadas edições selecionadas para clientes localizados em quatro continentes. A energia da semana de Alta-Costura nunca termina no fecho do desfile: para mim e para os meus clientes, é apenas o início.

Isabel Bazzani By Isabel Bazzani

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