Moda   Tendências  

Como construir o guarda-roupa perfeito de outono em segunda-mão

01 Sep 2021
By Mariana Silva

Porque o melhor armário de outono é aquele construído sem culpa.

Porque o melhor armário de outono é aquele construído sem culpa.

© Getty Images
© Getty Images

Quer gostemos quer não, aproximam-se a passos largos os dias de outono. Por muito que este seja um adeus às tardes na praia, estamos também cada vez mais perto de dizer “olá” aos ansiados looks de outono. Assim regressam as camadas, as cores neutras e os materiais tão confortáveis que parece que trouxemos o pijama para a rua. 

Renovar o guarda-roupa de outono não tem de ser feito com culpa. Nem sempre as peças que se estreiam no nosso guarda-roupa têm de replicar essa estreia no seu tempo de vida. Porque não dar uma nova oportunidade a roupas pre-loved? Comprar em segunda-mão não é, apenas, mais amigo do ambiente. Comprar em segunda-mão é também mais amigo da nossa carteira. E, ainda, com o espírito certo, consegue tornar-se numa verdadeira aventura. Uma espécie de caça ao tesouro.

Comece a pesquisa pela secção masculina

As peças oversize são tendência há já alguns anos e o mesmo se verificará nas próximas estações. Dos casacos às camisas, a secção masculina das lojas em segunda-mão está repleta de peças de qualidade com os cortes mais procuramos. O importante é não nos restringirmos aos nossos tamanhos habituais e, caso seja necessário, prosseguir para alterações da peça (nomeadamente nas mangas, que tendem a ficar demasiado compridas, mas que podem ser facilmente cortadas ou arregaçadas). 

Faça uma seleção por cores

À primeira vista, uma loja secondhand pode parecer desorganizada. Todavia, há que aprender a usar o seu sistema de organização a nosso favor. A maioria destas lojas prioriza a divisão por cores e tal não poderia ser mais benéfico para quem procura a peça perfeita de outono. Foque-se na paleta de tons que idealiza para o seu armário, como os castanhos e alaranjados, e restrinja-se a essa secção na ida às compras. 

Observe tudo como um possível cachecol

Os melhores cachecóis não nasceram como cachecóis - eram uma manta, ou um casaco, ou uma camisola comprida, ou um simples pedaço de tecido perdido entre os retalhos. Mas há muitas maravilhas que podem ser feitas com recurso a uma tesoura. Por isso, em vez de olhar para as peças como peças, aborde-as como materiais, cores ou padrões e escolha a combinação que mais lhe agradar. O cachecol é o formato mais simples, contudo, com algum treino, muito poderá ser feito se adotar esta perspetiva.  

Decore os bolsos traseiros da sua marca de ganga favorita

Qualquer amante de segunda-mão vê como highlight da sua carreira o momento em que encontra as calças Levi’s vintage perfeitas. Mas isso é algo que requer tempo (e sorte), por isso, foram sendo desenvolvidas algumas técnicas para agilizar o processo. A mais eficaz? Decorar o formato dos bolsos traseiros. Todas as marcas têm o seu design específico para esta parte das calças de ganga, tornando-se assim mais fácil de identificar a marca que procuramos no meio de tantas opções. 

Compre uma peça pelos botões

Parece demasiado exagerado? Nem por isso. Um bom par de botões tem o poder de mudar completamente o ar de uma peça e as melhores ofertas estão muitas vezes em peças vintage. Assim pode sempre dar uma nova cara às peças que já tem no seu armário com recurso aos achados das lojas em segunda-mão (e quem diz botões diz outros acessórios, basta pensar fora da caixa). 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Moda  

As 7 celebridades mais bem vestidas no Festival de Cannes de 2024

28 May 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 28 de maio a 3 de junho

28 May 2024

Opinião  

Ocupação: full-time mom

27 May 2024

Notícias  

Arte e Moda encontram-se na boutique Dior em Lisboa com uma exposição assinada por Joana Vasconcelos

27 May 2024