Beleza  

Com que frequência devemos lavar o cabelo? Eis o que dizem os especialistas

30 Jun 2025
By Ana Morales

Silver Screen Collection/Getty Images

Segundo uma cabeleireira, os cabelos mais secos e espessos precisam de ser lavados pelo menos duas vezes por semana – e existem diversas boas razões para tal.

O debate sobre a frequência com que deve lavar o seu cabelo é bastante aceso. Enquanto alguns especialistas afirmam que lavar o cabelo uma vez por semana não faz mal, desde que se utilize um bom champô e que o cabelo responda bem a essa frequência, outros argumentam que lavar o cabelo uma vez por semana pode não ser uma boa ideia – mesmo que este pareça limpo. 

Segundo a cabeleireira Rosi Fernández, diretora do salão Ananda Ferdi, em Madrid, “pode parecer que o cabelo está limpo, mas com a poluição, o suor e o fumo do tabaco, o cabelo fica saturado”. Se um cabelo extremamente seco não for lavado com frequência suficiente, pode perder a sua hidratação natural com a idade. “Não é aconselhável estar mais de uma semana sem lavar o cabelo, pois o folículo fica obstruído e não é oxigenado”, explica Fernández.

Parece estar limpo (mas não está)

Ao lavar o cabelo todos os dias, sempre senti um pouco de inveja das pessoas que conseguem ficar sem lavar o cabelo durante dias seguidos. Por exemplo, a cabeleireira das Kardashian, Jen Atkin, contou numa entrevista à Allure que conseguia estar até quatro ou cinco dias sem lavar o cabelo, e só no último dia é que tinha de recorrer a um penteado com risca ao meio, porque era quando sentia que começava a ficar sujo. Mas a realidade é que, mesmo que o cabelo pareça limpo, a poluição (um dos maiores agressores do cabelo em 2023) deixou-o sujo sem ser de forma notável. “Pode parecer que o cabelo está limpo, mas com a poluição, o suor, o fumo do tabaco... o cabelo fica saturado”, explica Fernández.

As consequências da poluição (e da falta de lavagem)

Segundo a especialista, quando o cabelo é lavado menos de duas vezes por semana, o folículo fica obstruído e isso pode causar alguns problemas: descamação do couro cabeludo, comichão, sensibilidade, caspa e até queda de cabelo. Estas pequenas partículas invisíveis à vista, mas que acabam por se depositar no couro cabeludo, impedem a sua oxigenação adequada, razão pela qual é aconselhável lavar o cabelo com mais frequência, mesmo os cabelos espessos e secos que aparentemente não sentem necessidade de serem lavados com tanta frequência. De facto, os efeitos da poluição sobre o cabelo já tinham sido estudados em 1994 pelo Industrial Toxicology Research Centre de Lucknow: “Nessa altura, foi demonstrado que as partículas suspensas, como o fumo e os gases poluentes, se depositavam no cabelo e no couro cabeludo, provocando reações inflamatórias e irritantes que podem mesmo levar à queda do cabelo”, explica Adolfo Remartínez, fundador da Nuggela & Sulé. Além disso, segundo os especialistas da Martín del Yerro | Amselem, a poluição pode também ser a causa de fraqueza prematura do cabelo.

Com que frequência é mais saudável lavar o cabelo? Pelo menos 2 vezes

Não existe uma regra universal para determinar a frequência de lavagem para cada tipo de cabelo porque, como salienta a especialista Ananda Ferdi, também é preciso ter em conta o local onde se vive ou o tipo de vida que se leva. "Viver numa cidade com muita poluição não é o mesmo que viver no campo. O clima, andar de mota ou de carro, praticar desporto, a qualidade da água com que se lava o cabelo... também desempenham um papel importante", diz. No entanto, mesmo quando o cabelo é seco e espesso e aparentemente se mantém limpo durante mais dias, a especialista aconselha a lavá-lo pelo menos duas vezes por semana para remover todos os resíduos que se podem acumular no couro cabeludo, saturando e enfraquecendo o cabelo. Fernández lembra também a importância de emulsionar o champô na palma da mão antes de o aplicar no cabelo – especialmente se for um produto orgânico, para que os ingredientes activos se fundam – e de usar condicionador após cada lavagem e enxaguar bem. “Um bom enxaguamento dá brilho ao cabelo”, conclui.

Traduzido do original, disponível aqui.

Ana Morales By Ana Morales

Relacionados


Beleza  

Good hair, great day: a psicologia do cabelo perfeito

21 Mar 2025

Compras   Beleza  

SOS verão: 5 cuidados capilares para resgatar o brilho e a hidratação do cabelo na estação quente

05 Jun 2025

Beleza   Compras  

Os 12 mini essenciais de beleza para ter sempre na carteira

18 Jun 2025

Beleza   Tendências  

As 8 tendências de cortes de cabelo encaracolado para este verão

27 Jun 2025