Desde 1969 que, durante o mês de junho, se celebra a liberdade de escolha individual. De se ser aquilo que se quiser. Alguns nomes mais sonantes da indústria não quiseram ficar de parte e, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, através de coleções-cápsula prestam tributo às comunidades LGBTQ+.
Desde 1969 que, durante o mês de junho, se celebra a liberdade de escolha individual. De se ser aquilo que se quiser. Alguns nomes mais sonantes da indústria não quiseram ficar de parte e, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, através de coleções-cápsula prestam tributo às comunidades LGBTQ+.
As cores do arco-íris pintam a bandeira que lhes serve de símbolo e, a primeira vez que foi erguida, corria o ano de 1978. Foi a 5 de junho e aconteceu em São Francisco, Califórnia. O responsável? Gilbert Baker, ex-soldado, artista e ativista. Sempre lutou pelas minorias e por aquilo em que acreditava. 40 anos depois e esta ainda é a insígnia que recebe de braços abertos todos aqueles que querem apoiar e lutar pelos direitos das minorias.
Marcas como a Levi’s, Nike ou H&M já se juntaram à causa e anualmente dedicam uma coleção-cápsula subordinada a este tema. A Vogue Portugal reuniu as que tem que ter debaixo de olho.
Levi’s: Eu sou aquilo que quiser
Em 2018, a marca norte-americana celebra o amor, a aceitação, a diversidade e a inclusão. Fá-lo através do lema “I AM______”, convidando cada comprador a personalizar a sua t-shirt com aquilo que é, sem qualquer condicionante. Na coleção, há ainda um casaco de ganga com as cores do arco-íris bordadas, calções e um camisola sem mangas.
Onde comprar? Na loja online da marca, levi.com, e, no dia 15 de junho, em exclusivo na loja do Chiado, em Lisboa.
A simbologia Nike
É através da inspiração de símbolos historicamente associados à cultura LGBTQ+, que a marca alemã readaptou quatro modelos lançados este ano com o objetivo de apoiar estas comunidades. A cor lavanda e o triângulo cor-de-rosa ganham destaque em apontamentos destas silhuetas. BETRUE 2018, como foi denominada, foi lançada a 6 de junho e está à venda em nike.com.
Amor para todos
Love For All é a coleção que apresenta peças perfeitas para que todas possam celebrar mensagens de positivismo e amor. A gigante sueca, não só se aliou a esta causa como também reverte 10% das vendas à UN Free & Equal, a campanha do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas cujo o objetivo primordial é construir um mundo onde a orientação sexual ou a identidade de género de cada indivíduo não seja motivo de medo.
É na loja online da marca, em hm.com, que pode adquirir estas peças.
Primark & Stonewall
O resultado desta parceria resulta em verdadeiros objetos de desejo: t-shirts, calções, mochilas, meias e pins fazem parte das peças que os dois nomes criaram. A Stonewall é uma instituição que prima pelo apoio às minorias e, por isso, a Primark vai doar 20% do preço total das vendas à organização.
Primark Pride 2018 já se encontra disponível nas lojas físicas do grupo.
Urban Outfitters consciente
A marca norte-americana já disponibilizou a coleção de 2018 dedicada ao Pride Month, com Taylor Bennett, o rapper de Chicago, como protagonista. A totalidade das vendas reverte para a GLSEN, uma organização que visa um ambiente seguro para os estudantes LGBTQ+ nas escolas.
UO Pride Collection já se encontra à venda em urbanoutfitters.com.
Miley Cyrus e Converse, o par perfeito
A cantora norte-americana já se tornou numa amiga da marca e, por isso mesmo, foi a convidada deste ano para desenhar uma coleção que celebra o amor sem género ou restrições. Os emblemáticos Chuck 70 receberam um update brilhante, as t-shirts encheram-se de polka dots coloridas, há um fato de treino branco com apontamentos de arco-íris e ainda chapéus. Happy Hippie Foundation, Minus 18, RainbowYouth e It Gets Better Project são quatro das instituições que vão receber apoio Converse através da comercialização desta coleção.
Pride está à venda online e em lojas físicas selecionadas.
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