Artigo Anterior

Em nome do amor

Próximo Artigo

Design nacional a preços especiais

Notícias 7. 6. 2018

Coleções orgulhosas

by Rui Matos

 

Desde 1969 que, durante o mês de junho, se celebra a liberdade de escolha individual. De se ser aquilo que se quiser. Alguns nomes mais sonantes da indústria não quiseram ficar de parte e, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, através de coleções-cápsula prestam tributo às comunidades LGBTQ+.

As cores do arco-íris pintam a bandeira que lhes serve de símbolo e, a primeira vez que foi erguida, corria o ano de 1978. Foi a 5 de junho e aconteceu em São Francisco, Califórnia. O responsável? Gilbert Baker, ex-soldado, artista e ativista. Sempre lutou pelas minorias e por aquilo em que acreditava. 40 anos depois e esta ainda é a insígnia que recebe de braços abertos todos aqueles que querem apoiar e lutar pelos direitos das minorias. 

Marcas como a Levi’s, Nike ou H&M já se juntaram à causa e anualmente dedicam uma coleção-cápsula subordinada a este tema. A Vogue Portugal reuniu as que tem que ter debaixo de olho. 

Levi’s: Eu sou aquilo que quiser

Em 2018, a marca norte-americana celebra o amor, a aceitação, a diversidade e a inclusão. Fá-lo através do lema “I AM______”, convidando cada comprador a personalizar a sua t-shirt com aquilo que é, sem qualquer condicionante. Na coleção, há ainda um casaco de ganga com as cores do arco-íris bordadas, calções e um camisola sem mangas. 

Onde comprar? Na loja online da marca, levi.com, e, no dia 15 de junho, em exclusivo na loja do Chiado, em Lisboa. 

A simbologia Nike

É através da inspiração de símbolos historicamente associados à cultura LGBTQ+, que a marca alemã readaptou quatro modelos lançados este ano com o objetivo de apoiar estas comunidades. A cor lavanda e o triângulo cor-de-rosa ganham destaque em apontamentos destas silhuetas. BETRUE 2018, como foi denominada, foi lançada a 6 de junho e está à venda em nike.com.

Amor para todos

Love For All é a coleção que apresenta peças perfeitas para que todas possam celebrar mensagens de positivismo e amor. A gigante sueca, não só se aliou a esta causa como também reverte 10% das vendas à UN Free & Equal, a campanha do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas cujo o objetivo primordial é construir um mundo onde a orientação sexual ou a identidade de género de cada indivíduo não seja motivo de medo.

É na loja online da marca, em hm.com, que pode adquirir estas peças.

Primark & Stonewall

O resultado desta parceria resulta em verdadeiros objetos de desejo: t-shirts, calções, mochilas, meias e pins fazem parte das peças que os dois nomes criaram. A Stonewall é uma instituição que prima pelo apoio às minorias e, por isso, a Primark vai doar 20% do preço total das vendas à organização. 

Primark Pride 2018 já se encontra disponível nas lojas físicas do grupo. 

Urban Outfitters consciente

A marca norte-americana já disponibilizou a coleção de 2018 dedicada ao Pride Month, com Taylor Bennett, o rapper de Chicago, como protagonista. A totalidade das vendas reverte para a GLSEN, uma organização que visa um ambiente seguro para os estudantes LGBTQ+ nas escolas. 

UO Pride Collection já se encontra à venda em urbanoutfitters.com. 

Miley Cyrus e Converse, o par perfeito

A cantora norte-americana já se tornou numa amiga da marca e, por isso mesmo, foi a convidada deste ano para desenhar uma coleção que celebra o amor sem género ou restrições. Os emblemáticos Chuck 70 receberam um update brilhante, as t-shirts encheram-se de polka dots coloridas, há um fato de treino branco com apontamentos de arco-íris e ainda chapéus. Happy Hippie Foundation, Minus 18, RainbowYouth e It Gets Better Project são quatro das instituições que vão receber apoio Converse através da comercialização desta coleção. 

Pride está à venda online e em lojas físicas selecionadas. 

Artigos Relacionados

Notícias 20. 4. 2018

#CNILux Dia 2: A Natureza do Luxo

Suzy Menkes conversa com Vania Leles e Uche Pézard, duas empresárias africanas, sobre o tema da edição de 2019 da Condé Nast International Luxury Conference, que terá lugar na África do Sul.

Ler mais

Notícias 9. 4. 2018

#moda | Miley Cyrus x Converse

Depois de ser rosto da campanha "Yes to All", a cantora junta-se à Converse para celebrar a sua própria coleção, com data de lançamento marcada para 3 de maio.

Ler mais

Notícias 22. 11. 2017

A emocionante despedida de Alessandra Ambrosio

O desfile em Xangai foi o último da modelo brasileira.

Ler mais

Suzy Menkes 19. 11. 2017

Remembering Azzedine Alaïa

Famous as “the King of Cling”, to me the designer remains “the greatest couturier who never was”

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK