Moda   Notícias  

Coleções orgulhosas

07 Jun 2018
By Rui Matos

Desde 1969 que, durante o mês de junho, se celebra a liberdade de escolha individual. De se ser aquilo que se quiser. Alguns nomes mais sonantes da indústria não quiseram ficar de parte e, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, através de coleções-cápsula prestam tributo às comunidades LGBTQ+.

Desde 1969 que, durante o mês de junho, se celebra a liberdade de escolha individual. De se ser aquilo que se quiser. Alguns nomes mais sonantes da indústria não quiseram ficar de parte e, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, através de coleções-cápsula prestam tributo às comunidades LGBTQ+.

As cores do arco-íris pintam a bandeira que lhes serve de símbolo e, a primeira vez que foi erguida, corria o ano de 1978. Foi a 5 de junho e aconteceu em São Francisco, Califórnia. O responsável? Gilbert Baker, ex-soldado, artista e ativista. Sempre lutou pelas minorias e por aquilo em que acreditava. 40 anos depois e esta ainda é a insígnia que recebe de braços abertos todos aqueles que querem apoiar e lutar pelos direitos das minorias. 

Marcas como a Levi’s, Nike ou H&M já se juntaram à causa e anualmente dedicam uma coleção-cápsula subordinada a este tema. A Vogue Portugal reuniu as que tem que ter debaixo de olho. 

Levi’s: Eu sou aquilo que quiser

Em 2018, a marca norte-americana celebra o amor, a aceitação, a diversidade e a inclusão. Fá-lo através do lema “I AM______”, convidando cada comprador a personalizar a sua t-shirt com aquilo que é, sem qualquer condicionante. Na coleção, há ainda um casaco de ganga com as cores do arco-íris bordadas, calções e um camisola sem mangas. 

Onde comprar? Na loja online da marca, levi.com, e, no dia 15 de junho, em exclusivo na loja do Chiado, em Lisboa. 

A simbologia Nike

É através da inspiração de símbolos historicamente associados à cultura LGBTQ+, que a marca alemã readaptou quatro modelos lançados este ano com o objetivo de apoiar estas comunidades. A cor lavanda e o triângulo cor-de-rosa ganham destaque em apontamentos destas silhuetas. BETRUE 2018, como foi denominada, foi lançada a 6 de junho e está à venda em nike.com.

Amor para todos

Love For All é a coleção que apresenta peças perfeitas para que todas possam celebrar mensagens de positivismo e amor. A gigante sueca, não só se aliou a esta causa como também reverte 10% das vendas à UN Free & Equal, a campanha do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas cujo o objetivo primordial é construir um mundo onde a orientação sexual ou a identidade de género de cada indivíduo não seja motivo de medo.

É na loja online da marca, em hm.com, que pode adquirir estas peças.

Primark & Stonewall

O resultado desta parceria resulta em verdadeiros objetos de desejo: t-shirts, calções, mochilas, meias e pins fazem parte das peças que os dois nomes criaram. A Stonewall é uma instituição que prima pelo apoio às minorias e, por isso, a Primark vai doar 20% do preço total das vendas à organização. 

Primark Pride 2018 já se encontra disponível nas lojas físicas do grupo. 

Urban Outfitters consciente

A marca norte-americana já disponibilizou a coleção de 2018 dedicada ao Pride Month, com Taylor Bennett, o rapper de Chicago, como protagonista. A totalidade das vendas reverte para a GLSEN, uma organização que visa um ambiente seguro para os estudantes LGBTQ+ nas escolas. 

UO Pride Collection já se encontra à venda em urbanoutfitters.com. 

Miley Cyrus e Converse, o par perfeito

A cantora norte-americana já se tornou numa amiga da marca e, por isso mesmo, foi a convidada deste ano para desenhar uma coleção que celebra o amor sem género ou restrições. Os emblemáticos Chuck 70 receberam um update brilhante, as t-shirts encheram-se de polka dots coloridas, há um fato de treino branco com apontamentos de arco-íris e ainda chapéus. Happy Hippie Foundation, Minus 18, RainbowYouth e It Gets Better Project são quatro das instituições que vão receber apoio Converse através da comercialização desta coleção. 

Pride está à venda online e em lojas físicas selecionadas. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024