Atualidade   Notícias  

#CNILux Dia 1: Gabriela Hearst e Marques'Almeida - de Portugal para o mundo

19 Apr 2018
By Alice Newbold

Sofia Lucas conversa com designers portugueses a residir fora do país sobre a sua herança, as suas criações baseadas na cultura portuguesa e a ética de trabalho, para produzir um luxo genuíno.

Sofia Lucas conversa com designers portugueses a residir fora do país sobre a sua herança, as suas criações baseadas na cultura portuguesa e a ética de trabalho, para produzir um luxo genuíno.

Paulo Almeida, Marta Marques, Sofia Lucas e Suzy Menkes no palco da CNI Luxury Conference 2018, em Lisboa ©Indigital

Marta Marques e Paulo Almeida de Marques'Almeida, nascidos em Portugal, e Gabriela Hearst, nascida no Uruguai, têm formas diferentes de expressar a herança dos seus países de língua portuguesa nas suas criações. Para Marques'Almeida, cuja aprendizagem foi adquirida no London's Central Saint Martins College e a primeira coleção possível com o apoio de Fashion East, o foco está em combinar habilidades técnicas com uma estética forte, e muitas vezes distorcida. Para Gabriela Hearst, baseada na cidade de Nova Iorque, as suas peças sofisticadas apoiam-se na sustentabilidade que aprendeu ao crescer num rancho no Uruguai. 

Existe um método português de trabalho? Sofia Lucas, Diretora da Vogue Portugal, colocou a questão à dupla Marques'Almeida na Condé Nast International Luxury Conference. "Nunca tínhamos pensado que havia um método especial português até Louise Wilson, na Central Saint Martins, nos dizer que tínhamos muita seriedade e sinceridade, explicou Marques. "Nós portugueses somos muito sérios, mas de uma forma apaixonada.". 

A autenticidade da marca remonta aos editoriais dos anos 90, celebrando Kate Moss na sua "forma mais natural". "Somos obcecados pelo real", acrescentou Almeida, "e a nossa missão é dar poder a todas as mulheres". A marca utiliza modelos reais, espaços originais para os desfiles e linhas de produção com qualidade portuguesa. 

A única coisa a abalar a ascensão da marca é a perspetiva do Brexit. "Tem um impacto muito pessoal para nós e, claro, deixa-nos preocupados com o caminho do negócio. O monopólio de talento em Londres (onde a marca reside) vai desaparecer - e depois existe o pesadelo logístico das importações e exportações", notou Marques. Por agora, a Casa está a voar nas nuvens com um selo de aprovação garantido pelo Prémio LVMH, um reconhecimento conseguido pela dupla em 2015. A equipa de cinco cresceu para 26, e o que quer que aconteça, terão sempre o apoio de Portugal. 

Karla Martinez de Salas, Gabriela Hearst e Suzy Menkes no palco da CNI Luxury Conference 2018, em Lisboa ©Indigital

Gabriela Hearst também reflete acerca da sua influência, e qual a implicação que ser uma cidadã do mundo teve no sucesso do seu modelo de negócio. Uma casa em Nova Iorque, uma ligação forte ao Uruguai e as raízes portuguesas da mãe deram origem à sua paixão pelo "luxo honesto". "Só compro os melhores materiais que encontro, e trabalho com os melhores artesãos.". 

"Quando cresces num rancho, tens uma visão sempre à frente do acontecimento", explica, fazendo referência ao seu compromisso com a longevidade e a sustentabilidade, herdado pela sua família que cria ovelhas e gado há seis gerações. "Crias as coisas com qualidade porque elas precisam de durar.". 

A sua linha de carteiras é um indicativo desta ideia "anti-novidade". Manteve a distribuição reduzida para otimizar a qualidade e evitar uma exposição desmedida. As peças luxuosas em pele cedo ganharam uma lista de espera mas, ao invés de aproveitar a elevada procura, Hearst doou os ganhos de uma semana à organização Save The Children. "Acredito que estamos todos ligados, por isso, qualquer que seja o teu foco - mais amplo ou menos amplo - deves usar a tua influência.". 

Numa era onde tudo está disponível com um simples clique, Hearst construiu e continua a cimentar a relação com os seus consumidores, que compreendem a responsabilidade da indústria de luxo em contribuir para uma causa maior. 

A quarta edição da conferência anual Condé Nast International Luxury Conference em Lisboa acontece nos dias 18 e 19 de abril. Para mais informações, visite www.cniluxury.com/2018. 

Alice Newbold By Alice Newbold

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024