Curiosidades   Atualidade  

O Cinema e a Rolex: a longa metragem que perdura

11 Mar 2024
By Vogue Portugal

Óscares 2024

Há mais de meio século que a Rolex estabelece parcerias com alguns dos artistas mais talentosos do mundo e com importantes instituições culturais para celebrar a excelência e contribuir para a perpetuação do património artístico: é através da Rolex Perpetual Arts Initiative que um amplo portfólio de artes beneficia do apoio da marca suíça, numa panóplia de correntes artísticas no qual o Cinema se insere.

Aliás, a Rolex sempre manteve laços estreitos com o mundo do cinema, colocando os seus relógios no pulso de personagens lendários. Hoje em dia, a própria é protagonista ao apoiar a excelência artística e técnica na produção cinematográfica, incentivando a preservação e transmissão das artes cinematográficas, promovendo a excelência e celebrando o progresso ao acompanhar lendas vivas e também jovens talentos através dos seus Testimonees (Martin Scorsese e James Cameron), da sua parceria com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (a instituição, os prémios e o Museu da Academia de Los Angeles - o maior museu dedicado ao Cinema, dos EUA), The Film Foundation de Martin Scorsese e a Iniciativa de Artes Rolex Mentor and Protégé.

Prémios da Academia 2024.
Cortesia Rolex

Agora que mais uma cerimónias dos Óscares acaba de acontecer, importa relembrar que a casa é orgulhosa patrocinadora da gala desde 2017, manifestando a sua presença em espaços como a Greenroom, onde os nomeados e os apresentadores se reunem antes e depois de subirem ao palco durante o evento. A cada ano, a Rolex desenvolve uma experiência imersiva única e uma nova decoração para esta Greenroom: em 2024, representa um ambiente de vegetação leve e delicado, tendo como inspiração a imagem dos leques. O conceito integra elementos essenciais da natureza – estruturas orgânicas e clorofila – e visa criar harmonia entre eles através de um universo cromático. As formas deste universo evocam detalhes dos relógios e as superfícies metálicas escovadas dos mostradores. Em exibição no Greenroom está o Oyster Perpetual Day-Date 40 em ouro Everose de 18 quilates com mostrador ombré em ardósia. Relógio de grande prestígio, o Day-Date foi fabricado apenas com metais preciosos e é instantaneamente reconhecível, em parte graças à sua emblemática pulseira President.

A Greenroom da Rolex.
Cortesia Rolex

Apresentada e apoiada pela Rolex, a Gala angaria apoio significativo para o Museu da Academia exposições, exibições e programas educacionais e comunitários. A terceira Gala anual do Museu da Academia, em dezembro de 2023, homenageou Meryl Streep, Michael B. Jordan, Oprah Winfrey e Sofia Coppola. Como apoiante fundador do Academy Museum of Motion Pictures, a Rolex reafirma o seu compromisso em destacar talentos, promover a excelência, salvaguardar o legado e garantir que conhecimentos e habilidades sejam transmitidos às gerações futuras. Ao iluminar o passado, o presente e o futuro do cinema, o museu mergulha os visitantes nesse mundo único, através de exposições originais, programas educativos e coleções excepcionais. O museu expõe uma vasta seleção de objetos relacionados à produção e tecnologia cinematográfica, apresentando as histórias diversas, internacionais e complexas de cineastas e as obras que criam. Entre as centenas de objetos expostos estão o único tubarão sobrevivente das filmagens de Jaws (feito a partir do molde original) e uma instalação multimedia imersiva imaginada pelo emblemático realizador Pedro Almodóvar.

Academy Museum of Motion Pictures
Cortesia Rolex

Os nomes que fazem os filmes não são esquecidos pela Rolex: um dos projetos da marca inclui o Governors Awards, que marca o início da temporada dos Óscares, ao homenagearem os grandes nomes do cinema como forma de reconhecimento de uma vida inteira de conquistas notáveis. Nesse sentido, premeiam indivíduos com longas carreiras que demonstraram dedicação constante às suas visões artísticas e possuem trabalhos duradouros, celebrando ainda os esforços humanitários notáveis e reconhecendo as suas contribuições para a arte do cinema. São três os prémios atribuídos: o prémio humanitário Jean Hersholt, atribuído este ano a Michelle Satter (diretora sénior dos Programas Artísticos do Instituto Sundance, que nos seus mais de 40 anos nesta função na organização sem fins lucrativos, descobriu e promoveu as carreiras de centenas de cineastas notáveis e premiados, muitos deles de comunidades sub-representadas - vencedores anteriores incluem Gregory Peck, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Paul Newman, Oprah Winfrey, Angelina Jolie e Geena Davis); o prémio Memorial Irving G. Thalberg, concedido periodicamente a “produtores criativos cujos trabalhos refletem uma qualidade consistentemente alta de produção cinematográfica” (os vencedores anteriores incluem Darryl F. Zanuck, David O. Selznick, Walt Disney, Cecil B. DeMille, Sam Spiegel, Alfred Hitchcock, Ingmar Bergman, Albert R. Broccoli, Steven Spielberg, Billy Wilder, Francis Ford Coppola e Clint Eastwood.); e os prémios honorários, que reconhecem um talento, uma carreira notável ou uma contribuição excepcional às artes e ciências cinematográficas (os vencedores de 2023 juntaram-se a antecessores ilustres como Charlie Chaplin, Spike Lee, Jean-Luc Godard, Lauren Bacall, Agnès Varda, Ennio Morricone, Federico Fellini, Kirk Douglas, Sidney Poitier, Stanley Donen, Sophia Loren, Lalo Schifrin, Liv Ullmann, Elaine Maio e Samuel L. Jackson.)

Governors Awards
Cortesia Rolex

O trabalho da Rolex enquanto apoiante da gala no Dolby Theatre é apenas um frame numa película muito maior cujo tema central é promover e perpetuar a arte cinematográfica. E sem dúvida que tem sido um enredo com uma série de finais felizes, porque o compromisso promete ser para durar. Nas palavras de Martin Scorsese, um dos seus testimonees, “os filmes são as memórias da nossa vida, precisamos mantê-los vivos.” E a Rolex pretende fazer valer o repto.

Martin Scorsese.
Cortesia Rolex

Vogue Portugal By Vogue Portugal

Relacionados


Atualidade   Pessoas  

Óscares 2024 | Os 15 melhores looks da passadeira vermelha

10 Mar 2024

Atualidade   Pessoas  

Óscares 2024 | Os looks da after party

10 Mar 2024

Atualidade   Pessoas  

Óscares 2024 | Os vencedores

10 Mar 2024

Pessoas   Eventos  

Óscares 2024 | As previsões da Vogue Portugal para a red carpet

07 Mar 2024

Atualidade   Pessoas  

Óscares 2024 | A passadeira vermelha

10 Mar 2024

Atualidade   Beleza   Pessoas  

Óscares 2024 | Os melhores looks de beleza

10 Mar 2024

Atualidade   Notícias  

Óscares 2024 | Os melhores momentos da noite

11 Mar 2024

Notícias  

US Open 2023 & Rolex: match point

25 Aug 2023

Atualidade   Notícias  

Rolex Awards for Enterprise: os cinco laureados de 2023

20 Feb 2024