Artigo Anterior

15 objetos com a magia da casa dos avós

Compras 21. 3. 2019

Cinco antologias de poetisas portuguesas para descobrir hoje

by Cátia Pereira Matos

 

As antologias poéticas não são livros superiores. Não são obras mais nobres do que um romance que se lê de uma penada ou de uma biografia densa com mais de 500 páginas. As antologias poéticas têm só uma profundidade fora do comum. São livros onde cabem livros, que saciam a nossa fome quando só queremos devorar a poesia de um dado escritor e aos quais costumamos regressar, uma e outra vez, sem nunca nos cansarmos.

No Dia Mundial da Poesia, selecionamos cinco antologias de poetisas portuguesas cujos poemas poderá ler hoje, amanhã e sempre.

Artigos Relacionados

Inspiring Women 20. 9. 2018

Poesia, substantivo feminino

Dizemos tantas vezes que falamos a língua de Camões, mas porque não dizer que escrevemos na voz de Maria teresa Horta, de Natália Correia ou de Sophia de Mello Breyner Andresen? Estas poetas fazem-no todos os dias.

Ler mais

Entrevistas 3. 4. 2018

A poesia da liberdade: Maria Teresa Horta

Estamos no mês da liberdade. A poesia é liberdade e a liberdade é poesia e nenhuma delas existiria sem palavras. Estas são as de Maria Teresa Horta.

Ler mais

Notícias 21. 3. 2018

Poesia, todos os dias são poesia

Hoje é Dia Mundial da Poesia, a expressão de palavras mais nossa de todas as expressões de palavras. A Poesia não morreu, a nossa língua não morreu, e a Assírio & Alvim e os Artistas Unidos mostram-nos porquê.

Ler mais

Tendências 21. 3. 2018

#poesia

“A escrita é a minha primeira morada de silêncio”, disse Al Berto.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK