Artigo Anterior

Schiaparelli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Próximo Artigo

Giambattista Valli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Coleções 4. 7. 2022

Christian Dior: Alta-Costura, outono/inverno 2022

by Mariana Silva

 

Numa colaboração com a artista ucraniana Olesia Trofymenko, a maison francesa apresentou uma coleção que se revela um grito de esperança. 


© ImaxTree

“A árvore da vida conecta todas as formas de criação; esta suporta o céu e liga-o à terra através das suas braças e raízes,” pode ler-se no comunicado da Dior relativo à sua apresentação de Alta-Costura para o outono/inverno 2022. Na sua mais recente coleção, Maria Grazia Chiuri bebeu da fonte de inspiração que é o trabalho de Olesia Trofymenko, uma pintora ucraniana que coloca a árvore da vida no núcleo das suas obras. 

Não há como não ver a Natureza no desfile da maison francesa. Algodão, seda, lã - as fibras naturais por excelência - foram preponderantes nos coordenados exibidos, com a utilização de um luxuoso fio de seda para bordar os elementos representativos da árvore da vida. Até a própria paleta cromática remete para um estilo de vida campestre, com o tom bege a pintar a grande maioria dos looks do desfile de Alta-Costura. Uma monocromia tão sóbria corria o risco de se revelar aborrecida, no entanto, as texturas intrigantes e variadas conseguiram roubar a nossa atenção coordenado após coordenado.

Quanto às silhuetas, é possível verificar-se ainda réstias de um outrora inovador New Look, com o regresso do famoso Bar jacket. “Esta é uma questão de moldar os materiais e as formas no espaço de reflexão que o Atelier representa, permeável à realidade social em que vivemos,” anunciou a Dior. “A árvore da vida é um chamamento, um aviso, para fazer transparecer mais tradições e gestos que nos permitam recuperar o equilíbrio, nem que seja apenas por um momento.”

Artigos Relacionados

Coleções 4. 7. 2022

Schiaparelli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Como já se tornou previsível, Schiaparelli permanece imprevisível. Daniel Roseberry brilha mais uma vez como a força criativa por detrás da maison.

Ler mais

Coleções 4. 7. 2022

Iris van Herpen: Alta-Costura, outono/inverno 2022

A marca pode ter celebrado os seus 15 anos, mas Iris van Herpen demonstra como é sempre possível continuar a inovar.

Ler mais

Coleções 29. 6. 2022

Max Mara | Resort 2023

Natália Correia é musa, Lisboa é location, Portugal é inspiração. À pré-coleção de primavera/verão da Max Mara, só lhe falta cantar o fado.

Ler mais

Notícias 20. 6. 2022

Harry Styles e Gucci juntam-se para uma coleção cápsula exclusiva

Gucci HA HA HA é uma homenagem à amizade entre o cantor e diretor criativo da marca italiana.

Ler mais

Guestlist 15. 6. 2022

Paula's Ibiza: quem é e porque é que Ibiza é sua?

Na verdade, não é (só) sua. Esta Ibiza é também de Jonathan Anderson e do seu génio criativo na Loewe.

Ler mais

Tendências 9. 6. 2022

Spotlight

Iluminados pelas luzes do cinema, cintilamos mais do que os próprios holofotes. Por uns momentos, posamos para a câmara e tornamo-nos nós nas grandes estrelas que encandeiam os olhos de quem nos rodeia. Encarnamos a personagem e, sob a luz do holofote, deixamo-nos brilhar.

Ler mais