Artigo Anterior

Saint Laurent pintou-se de néon e foi uma ode aos arquivos da marca

Próximo Artigo

Uma das carteiras preferidas da Princesa Diana foi redesenhada

Notícias 6. 3. 2019

Tudo sobre a última coleção de Karl Lagerfeld para a Chanel

by Rui Matos

 

Com as emoções à flor da pele, uma front row de nomes sonantes e uma coleção marcante, Paris despediu-se de Karl Lagerfeld com a magnificência que o Kaiser merecia.

© Olivier Saillant

Uma deslumbrante aldeia alpina coberta de neve, réplicas de chalés em tamanho real com chaminés fumegantes e cerca de dois mil convidados. Podia ser só mais um desfile da Chanel, mas não foi. Este foi “o” desfile da Chanel. O último idealizado por Karl. O último pensado por ele. O último com a sua inconfundível assinatura.

Paris, a Chanel e a indústria da Moda despediram-se do mestre na morada de sempre: o Grand Palais, edifício onde Lagerfeld ergueu, nos últimos anos, os cenários mais extravagantes.

Na primeira fila, nomes como Kristen Stewart, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Caroline de Maigret e Marion Cotillard, vestidas em Chanel, esperavam pelas últimas propostas de Karl. Mas, antes do desfile começar, foi pedido aos presentes um minuto de silêncio em memória do designer. De seguida, através dos altifalantes ouviu-se a voz de Karl, num excerto retirado de uma entrevista que deu ao podcast criado pela marca, 3.55. Em francês, explicou a decisão de aceitar o convite para liderar a Chanel: “quando me perguntaram a segunda vez, eu aceitei porque todos me diziam: não faças isso, não vai resultar.” 

Chanel in the Snow, como foi batizada esta coleção, arrancou com Cara Delevingne, embaixadora de longa data da marca, a vestir um jumpsuit em tons de preto e branco, com um longo sobretudo na mesma tonalidade. O tweed, o duplo C, as carteiras emblemáticas e as silhuetas marcadas juntaram-se ao cor-de-rosa vivo, aos puffer jackets, aos tailleurs e ainda às malhas que tipicamente associamos à estação fria. 

Penélope Cruz, a última embaixadora da marca a ser convidada por Lagerfeld, estreou-se nas passerelles com um coordenado branco em folhos na parte superior e plumas na parte inferior. Na mão levava uma rosa, também ela branca, num gesto de homenagem a Lagerfeld.

Também como forma de homenagem, cada convidado recebeu uma ilustração feita por Lagerfeld, que o representava ao lado de Coco Chanel, onde se lia "The beat goes on." Uma maneira de a Casa anunciar a continuação do legado que tem vindo a construir ao longo das últimas décadas, como aliás já havia feito quando anunciou Virginie Viard como nova diretora criativa. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Suzy Menkes (@suzymenkesvogue) a

 

O desfecho, como seria de esperar, foi feito de emoções. Ao som de Heroes de David Bowie, Mariacarla Boscono voltou à passerelle em lágrimas, ao lado de Cara Delevigne e Mica Argañaraz. 

Encerrou-se um capítulo na indústria da Moda. Começa agora uma nova era. 

A coleção completa:

 

Artigos Relacionados

Pessoas 22. 2. 2019

O mundo de Karl Lagerfeld, de acordo com os seus amigos e colaboradores

Claudia Schiffer, Kris Jenner e Diane Kruger, entre outros, recordam o designer alemão e alguns dos momentos mais memoráveis que viveram a seu lado.

Ler mais

Notícias 19. 2. 2019

Quem é Virginie Viard?

Esteve ao lado de Karl Lagerfeld durante 32 anos e é, a partir de hoje, a nova responsável pela criação das coleções Chanel.

Ler mais

Pessoas 19. 2. 2019

Karl Lagerfeld: uma retrospetiva em imagens

A Vogue presta tributo à ilustre carreira do designer e faz uma retrospetiva da vida de Karl Lagerfeld em imagens.

Ler mais

Notícias 19. 2. 2019

Karl Lagerfeld morreu hoje, em Paris, aos 85 anos

Até sempre, Karl.

Ler mais

Agenda 15. 2. 2019

10 documentários de Moda para ver na Netflix

Para que possa fazer uma viagem pelo mundo encantado, frenético e alucinante da indústria da Moda.

Ler mais

Coleções 22. 1. 2019

Chanel: Alta-Costura primavera/verão 2019

As paisagens de Jean-Antoine Watteau e o século XVIII (o preferido do designer alemão) serviram de inspiração para os coordenados apresentados no mais recente desfile da Maison francesa.

Ler mais