Artigo Anterior

Casamento Real: tudo o que precisa de saber

Próximo Artigo

Naomi Campbell: o ícone intemporal

Curiosidades 21. 5. 2018

Casamento Real: as histórias que ficaram por contar

by Mónica Bozinoski

 

Se ainda não conseguiu curar a nostalgia do Casamento Real, temos boas notícias: ainda há muito para saber sobre o dia em que os duques de Sussex deram o nó. Das flores colhidas por Harry ao presente que Meghan ofereceu às amigas mais próximas, passando pelo copo-de-água em Frogmore House, reunimos dez  curiosidades que merecem ser contadas.

©Getty Images

Os detalhes do véu

Depois da imensa especulação de quem vestiria Meghan Markle, que só seria desvendada no próprio dia de casamento, a noiva chegou à Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, num vestido Givenchy Haute Couture. Clare Waight Keller, a designer britânica e primeira diretora criativa da maison francesa, trabalhou de perto com a noiva para garantir que todos os pormenores estavam alinhados e perfeitos: incluindo o véu, um tule de seda com cinco metros e uma homenagem escondida.

Bordadadas à mão, num processo incrivelmente minucioso e detalhado, estavam as flores que representam cada um dos 53 países da Commonwealth, uma visão partilhada com Keller. A diretora criativa de Givenchy confessou ter sugerido à noiva a ideia de "incorporar no véu a fauna e flora de cada um dos países, como se estes estivessem presentes, a acompanhá-la na caminhada até ao altar.". Mas os detalhes do véu não ficaram por aqui. Ao lado das flores representativas dos países da Commonwealth estavam ainda duas espécies que ocupam um lugar no coração de Meghan: wintersweet, que cresce em frente à Nottingham Cottage, no Palácio de Kensington, onde os duques de Sussex irão residir, e california poppy, que serve como símbolo ao estado da Califórnia, onde a noiva nasceu. 

©Getty Images

O esboço do vestido e a reação de Harry 

Um dia depois do casamento, a Maison Givenchy e o Palácio de Kensington divulgaram os esboços do vestido usado pela noiva. "Sua Alteza Real a Duquesa de Sussex usou um vestido Givenchy Haute Couture criado por Clare Waight Keller, como uma peça intemporal que enfatiza os códigos icónicos da Casa no decorrer da sua história, ao mesmo tempo que transmite modernidade através de linhas elegantes e cortes acentuados.", lia-se na página de Instagram oficial da Casa francesa. "Queria que a Meghan se sentisse fantástica neste vestido, e que sentisse que era a escolha certa para a ocasião.", confessou Clare Waight Keller em entrevista à ITV

A reação de Harry ao vestido? Depois do vídeo viral em que o Duque de Sussex sussurrava à noiva o quão bonita estava, Clare Waight Keller veio confirmar a admiração do noivo, que agradeceu pessoalmente à diretora criativa da Casa francesa. "Ele veio ter comigo e disse: 'Oh meu Deus, obrigada, ela está absolutamente deslumbrante!", confessou Keller em entrevista ao The Telegraph. "Na verdade, acho que toda a gente conseguiu ver isso na televisão - ele estava boqueaberto, a meu ver. A Meghan estava deslumbrante e isso fazia-se notar.", concluiu. 

 

O bouquet 

Com um tom rústico, que contrastava com o espírito minimalista e simples do vestido, nada foi deixado ao acaso no arranjo de flores de Meghan Markle. O mais interessante é talvez o facto de as flores terem sido colhidas por Harry na véspera do casamento, no jardim privado do Palácio de Kensington, para depois serem entregues a Philippa Craddock, a florista que compôs o arranjo. Entre as flores escolhidas pelo próprio noivo estavam miosótis, as favoritas da Princesa Diana, que serviram como forma de homenagear a mãe do Duque de Sussex. Para além destas, ervilhas doces, lírios do vale e jasmins complementaram o bouquet, ao lado dos rebentos de murta, uma tradição dos ramos reais desde o ano de 1858. 

©Getty Images

Depois da cerimónia, o arranjo de flores da Duquesa de Sussex seguiu para o túmulo de um soldado britânico que morreu em combate na Primeira Guerra Mundial, e cuja identidade é desconhecida. A tradição de deixar o bouquet no túmulo de The Unknow Warrior, em Westminster Abbey, começou com Isabel, Rainha-Mãe: no dia do seu casamento, enquanto caminhava em direção ao altar, a mãe de Isabel II deixou as suas flores no túmulo como homenagem ao seu irmão Fergus, que morreu na Batalha de Loos, em 1915. 

As alianças 

Em platina para ele, e em ouro galês para ela, as alianças do Duque e Duquesa de Sussex foram desenhadas por Cleave and Company, os joalheiros da Rainha, que desenharam também o anel de noivado de Meghan Markle. A aliança da Duquesa segue a tradição da Família Real e é feita de ouro proveniente do País de Gales, oferecido pela Rainha Isabel II. A tradição, que data a inícios do século XX, foi estabelecida aquando do casamento do Duque de York com Elizabeth Bowes-Lyon, cuja aliança foi feita a partir de uma pepita de ouro extraída da mina de Clogau, no País de Gales. 

©Getty Images

 

O momento gospel

Cortesia do Príncipe Carlos, um dos momentos mais emotivos da cerimónia foi a atuação do Kingdom Choir, que cantou o tema Stand By Me. "Não foi o casal a ligar-nos primeiro, a chamada veio de Clarence House (a residência oficial do Príncipe de Gales).", disse Karen Gibson, fundadora do coro, citada pelo The Guardian. "Pelo que sei, o Príncipe Carlos gosta muito de música gospel.", concluiu. Apesar dos Duques de Sussex quererem que o tema fosse cantado durante a cerimónia, a ideia de integrar um coro gospel no momento partiu do próprio Príncipe Carlos. 

 

O lugar vazio na capela

Do anel de noivado às flores que faziam parte do bouquet da noiva, foram vários os elementos usados por Harry e Meghan para homenagear a Princesa Diana. Alguns olhos mais atentos repararam que, ao lado do Duque de Cambridge, havia um lugar vazio, que assim permaneceu durante toda a cerimónia. Seria esta mais uma forma de manter viva a memória da Princesa do Povo? A internet especulou que sim, mas a ideia foi rapidamente desmentida. Segundo um tweet partilhado por Rebecca English, jornalista do Daily Mail, o lugar não estava vazio para Diana, mas antes por estar em frente ao lugar ocupado pela Rainha Isabel II. "Vi algumas notícias sobre o lugar vazio ao lado do Príncipe William na capela, que diziam ser uma homenagem à Princesa Diana. Não foi esse o motivo pelo qual foi deixado assim. O lugar em frente ao da Rainha fica sempre vazio, disse-me o Buckingham Palace", lê-se no tweet da jornalista. 

©Getty Images

Os protocolos quebrados 

Não é segredo que são muitos os protocolos que a Família Real britânica tem que cumprir, mas Harry e Meghan fizeram questão de trazer um pouco da sua própria personalidade a Windsor. Antes de se juntar ao Príncipe Carlos, que a acompanhou até ao altar, Meghan fez maior parte da jornada sozinha, numa atitude nunca antes vista num Casamento Real, e considerada por muitos como um ato feminista. Já Harry, ao contrário do que aconteceu com o seu avô e o seu irmão, decidiu usar um anel de casamento e olhar para Meghan enquanto caminhava até ao altar, quebrando assim uma tradição de família e uma tradição britânica. Durante a cerimónia e procissão de carruagem, entre trocas de sorrisos e mãos dadas, foram vários os momentos em que o casal mostrou o seu afeto em público, algo que não é permitido aos membros da Família Real. 

©Getty Images

O carro 

Depois da cerimónia que fez o mundo parar, suspirar e soltar algumas lágrimas, o Duque e Duquesa de Sussex partiram do Castelo de Windsor em direção a Frogmore House num Jaguar E-Type Concept Zero, um modelo originalmente manufaturado em 1968 e convertido para circular a energia elétrica. Apesar de o lugar do condutor ser do lado direito, ao contrário daquilo que acontece com os veículos no Reino Unido, o pormenor que verdadeiramente surpreendeu os mais atentos foi a mensagem oculta na matrícula, E190518, que fazia referência à data de casamento de Harry e Meghan. 

©Getty Images

O copo-de-água 

À saída do Castelo de Windsor, antes de seguir para a celebração do copo-de-água, uma festa exclusiva com apenas 200 convidados, Meghan Markle mostrou ao mundo o seu segundo vestido do dia, com assinatura de Stella McCartney. A Duquesa de Sussex completou a escolha com sapatos Aquazzura, brincos com diamantes e um anel azul, que pertencia à coleção da Princesa Diana. Serena Williams e Priyanka Chopra, que marcaram presença no copo-de-água, optaram por duas mudanças de visual muito distintas: a tenista optou por uma vestido floral de Valentino, com ténis pretos a condizer, e a atriz por uma criação com assinatura da maison Dior.

Segundo diversas fontes, entre as quais MirrorThe Telegraph e Daily Mail, George Clooney terá dançado com Meghan Markle e Kate Middleton, enquanto os noivos abriram a pista de dança ao som de I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) de Whitney Houston, e Elton John tocou um medley dos temas Your SongTiny DancerCircle of Life e I'm Still Standing. A animação do copo-de-água terá contado ainda com a presença do DJ Sam Totolee, um espetáculo com fogo de artíficio, cocktails de rum e gengibre com o tema When Harry Met Meghan, e uma partida de William, o padrinho de casamento, que terá atado um escadote ao carro dos noivos. Segundo o The Sun, o Duque de Sussex terá dado um discurso emotivo, onde declarou a Meghan Markle que os dois fazem "uma equipa fantástica". Se todos os momentos de ternura entre os dois não tivessem sido suficientes para amolecer qualquer um de nós, Meghan terá quebrado a tradição ao ter o seu próprio tributo a Harry, num discurso onde agradeceu também o apoio dos amigos, da família e da Rainha Isabel II. 

O presente da noiva 

Segundo a revista People, Meghan Markle terá oferecido uma pulseira a Kate Middleton, Benita Litt e Jessica Mulroney, como forma de agradecimento por todo o apoio no grande dia. A joia em questão, The Kensington, é uma peça em ouro amarelo, encomendada sob medida à marca Zofia Day, pela própria noiva. "Foi uma honra fazer parte desta história e ver uma das minhas peças ser oferecida como uma lembraça desta ocasião tão especial", confessou Lisette Polny, fundadora da marca, em entrevista à People. "É uma peça muito simples e elegante, verdadeiramente fiel ao estilo pessoal da Meghan.". Apesar desta pulseira ter sido encomendada especialmente para a Duquesa de Sussex, a peça está agora à venda na loja online da marca. 

Artigos Relacionados

Notícias 21. 5. 2018

Príncipe Harry e Meghan Markle: os retratos oficiais do Casamento Real

O Duque e a Duquesa de Sussex acabam de divulgar três retratos oficiais do casamento real.

Ler mais

Eventos 21. 5. 2018

Príncipe Harry e Meghan Markle: os looks do Casamento Real

O Casamento do ano tem guarda-roupa à altura.

Ler mais

Curiosidades 18. 5. 2018

Casamento Real: tudo o que precisa de saber

A menos de 24h do casamento mais aguardado do ano, reunimos tudo o que precisa de saber sobre o dia em que o Príncipe Harry e Meghan Markle irão dar o nó.

Ler mais

Notícias 15. 3. 2018

Meghan Markle e os ensinamentos reais

Fazer parte da família real não é fácil. Markle é noiva de Harry e a 19 de maio de 2018 vão jurar amor eterno na Capela de S. Jorge, em Windsor. Mas até isso acontecer, é preciso que Meghan esteja pronta para as as situações, mesmo as mais difíceis.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK