Moda   Coleções  

Burberry: primavera/verão 2021

18 Sep 2020
By Rui Matos

Inspirada pela força da poesia e da natureza, a Burberry, liderada por Riccardo Tisci, apresentou em vídeo as suas propostas para a estação quente de 2021.

Inspirada pela força da poesia e da natureza, a Burberry, liderada por Riccardo Tisci, apresentou em vídeo as suas propostas para a estação quente de 2021.

A front row da britânica Burberry, que geralmente é uma das mais comentadas da London Fashion Week, não se fez dos habituais nomes sonantes do entertainment. Fez-se sim de árvores, muitas árvores. Riccardo Tisci colaborou com a artista alemã Anne Imhof para criar o set design desta coleção e inspirados pela força da poesia e da natureza, Tisci e Imhof uniram a terra e o mar para imaginar “uma história de amor entre uma sereia e um tubarão,” como o próprio descreveu esta coleção. No meio de uma floresta ergueu-se uma arena para uma experiência imersiva com dança e música ao vivo à mistura.

Foi através de uma transmissão ao vivo no Twitch que a Burberry desvendou a sua primavera/verão 2021, uma coleção muito Riccardo Tisci on Burberry e não tanto Burberry by Riccardo Tisci. No Twitter, esse rabbit hole onde tudo é comentado, alguns utilizadores escreveram: “se estavam com saudades da Givenchy de Riccardo Tisci, então vão gostar da primavera/verão 2021 da Burberry.” In Bloom é a coleção mais audaz e honesta que Tisci já desenhou para a emblemática Casa britânica, à Vogue US afirmou ser a sua coleção mais “forte”. A verdade é que esta passerelle viu uma união muita coesa entre as duas extremidades que Tisci tem vindo a explorar: o clássico e o streetwear. Numa jogada corajosa, Riccardo deixou de lado o tartan e pincelou as suas criações com azul (“o azul é o novo bege”, afirmou o designer), com espaço para apontamentos eletrizantes de cor de laranja. Já no evening wear, o brilho e as silhuetas definidas mantiveram-se intactas.

Reinventar clássicos não é uma tarefa fácil, mas Tisci é destemido e não tem receio de pegar no ex-líbris da Burberry - o trench coat, se ainda for preciso escrevê-lo - e dar-lhe novas versões: sem mangas, com apontamentos azuis, num tecido com feito wet-look ou ainda em pele ou denim. “É claro que tens os trench coats lindíssimos, mas dei um passo em frente,” disse Tisci ao WWD.

A pandemia que tomou e ainda está a tomar conta do mundo, foi um momento de grande reflexão para o ser humano e Riccardo Tisci que passou a quarentena com a sua mãe numa cidade perto do Lago di Como aproveitou esta pausa para pensar: “O medo fez-me perceber o quão sortudo sou por fazer este trabalho. Quero ser mais criativo. Quero dar o melhor de mim. No início, tu desejas chegar a um determinado nível. Quando chegas a esse nível, trabalhas em direção à estabilidade. Mas esta situação foi uma wake-up call: ‘Vamos fazer o nosso melhor’,” afirmou Tisci à Vogue US. 

Uma vez mais, este desfile seguiu o plano sustentável que a Burberry tem vindo a trabalhar para uma pegada ecólogica mais verde, com o seu comprometimento em ser carbon neutral e utilizar energia 100% renovável até 2022. A Casa prometeu ainda plantar 10 mil árvores nos campos britânicos.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Eventos  

Todas as obras de Arte referenciadas na red carpet da Met Gala 2026

06 May 2026

Vogue TV   Vídeos  

Fashion Film | Música no Coração

06 May 2026

Moda   Eventos   Pessoas  

O look Dior de Sabrina Carpenter para a Met Gala 2026 é uma ode à Arte do cinema

05 May 2026

Eventos   Moda   Pessoas  

Os seus 10 looks favoritos da Met Gala 2026

05 May 2026