É hora de deixar de "combater" o envelhecimento na Beleza
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Tendências 17. 1. 2022
Já alguma vez pensou qual seria o produto de beleza mais desejado há exatamente um século? E o que mais inovou no começo do novo milénio? Fizemos uma viagem pelos últimos 100 anos e descobrimos os nomes, e as tendências, que ficaram para a história.
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Foi em 2021 que se celebrou o 100.o aniversário de um produto que dispensa apresentações. Marilyn usava-o para dormir, o resto do mundo usa-o para seduzir. Dos loucos anos 20 até hoje, o N.º 5 permanece um clássico inigualável.
Eau de Parfum N.º 5 Edição Limitada 2021, € 150, Chanel.
A importância do batom vermelho nunca foi estranha à evolução da maquilhagem. Na década de 1930, eram os tons profundos que estavam no centro das atenções, em parte devido aos filmes a preto e branco que escureciam a cor vermelha quando vista no grande ecrã.
Batom Noir Red 1930, € 25,95, Bésame Cosmetics.
A 12 de fevereiro de 1947, Christian Dior lançava a sua primeira coleção de Moda. Para lá dos coordenados exibidos, destacava-se o tom rouge que embelezava as mãos das modelos, um verniz de criação própria que ainda hoje é comercializado sob a referência 999.
Verniz efeito gel, no tom Rouge 999, € 30,50, Dior.
Lançado pela primeira vez em 1953, o pó facial Crème Puff da Max Factor é o produto multitasker essencial a um rosto sem imperfeições. Com um acabamento suave e sem brilho, este clássico da maquilhagem fazia parte dos kits de Beleza de muitas celebridades que prosperaram durante a década de 50.
Pó facial Crème Puff, € 9,45, Max Factor.
Existem produtos clássicos e existem produtos de culto. O Crème de La Mer, cuja comercialização se iniciou em 1965, é um dos que preenche a última categoria. Esta criação do físico alemão Max Huber estava destinada ao tratamento das suas feridas, mas acabou por se transformar num dos sucessos internacionais desejado pelos groupies de Beleza.
Creme hidratante Crème de La Mer, € 170, La Mer.
Um dos produtos que ajudou a lançar a gama de cosméticos iniciada pela Yves Saint Laurent na década de 70 foi o batom Rouge Pur Couture. O primeiro tom apresentado, uma cor fúcsia ainda disponível, retrata na perfeição o berço temporal do seu nascimento, em que a explosão de cor não era exceção, mas sim regra.
Batom Rouge Pur Couture, no tom Le Fuchsia 19, € 39,50, Yves Saint Laurent.
Conhecido como o primeiro sérum de noite da indústria, o Advanced Night Repair surgiu em 1982, tendo vindo revolucionar o mundo da Beleza. Embora tenha sofrido ligeiras alterações na sua fórmula – em 2020, a Estée Lauder lançou a quinta versão do produto – o pequeno frasco castanho continua tão relevante hoje como há 40 anos.
Sérum Advanced Night Repair, € 87,15, Estée Lauder.
Podíamos abordar o design das sobrancelhas dos anos 90, mas escolhemos destacar o ponto alto desta década, nomeadamente a introdução do Orgasm no mundo da maquilhagem. O tom de blush apresentado em 1999 pela Nars ainda hoje é um best-seller da indústria.
Blush, no tom Orgasm, € 36,90, Nars, em Sephora.pt.
A entrada no novo século trouxe novidades à indústria cosmética, com Giorgio Armani a acrescentar uma linha de Beleza à sua marca. Um dos produtos com que se estreou foi a base Luminous Silk, tendo esta contribuído para a adoção generalizada de um estilo de maquilhagem mais minimalista, também conhecido como “no make-up make-up look.”
Base Luminous Silk, € 57,50, Giorgio Armani, em Douglas.pt.
Foi em 2012 que a La Prairie conseguiu o seu grande breakthrough no mundo dos cuidados de pele, ao lançar o sérum Skin Caviar Liquid Lift. O produto foi um fenómeno imediato e abriu caminho para a utilização de ingredientes inovadores na indústria.
Sérum Skin Caviar Liquid Lift, € 648, La Prairie, em Elcorteingles.pt.
Chegados à década presente, há que salientar a crescente valorização de uma Beleza mais minimalista e natural, baseada em ingredientes orgânicos que respeitam a Natureza. A Caudalie é uma das marcas que mais avanços tem feito neste campo, com as suas gamas Vinergetic C+ e Resveratrol-Lift a receberem um forte destaque.
Máscara Instant Détox Vinergetic C+, € 24, Caudalie.
Publicado originalmente no Time issue da Vogue Portugal, de dezembro/janeiro 2021-22.
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