Jean Charles de Castelbajac para Benetton: o que esperar?
O novo programa de Grace Coddington
Notícias 12. 10. 2018
No Dia Internacional das Raparigas, que se celebrou ontem, a terceira edição dos Barbie Awards homenageou dez mulheres portuguesas inspiradoras e influentes nas mais diversas áreas profissionais.
©D.R.
Desde os anos 60, mulheres das mais diversas etnias, idades, backgrounds sociais e profissionais têm lutado apaixonadamente para que os seus direitos sejam defendidos, reconhecidos e respeitados por toda a sociedade - mas sabemos que, apesar de todos os esforços e conquistas, existe ainda um longo caminho para percorrer.
Num inquérito conduzido pela Mattel Portugal em setembro deste ano, foi destacado que 64% dos participantes não acreditam que as raparigas tenham, atualmente, acesso às mesmas oportunidades profissionais que o sexo oposto. A questão da igualdade não acaba com este dado alarmante, com diversos estudos a apontarem para o facto de, a partir dos cinco anos de idade, muitas raparigas acreditarem que o seu género é menos inteligente, resultando numa perda de confiança no seu potencial - um problema que foi denominado como Dream Gap.
Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para os fatores e estereótipos sociais e de género que limitam e impedem raparigas em todo o mundo de acreditarem em si mesmas, a Barbie anunciou a iniciativa muncial e a longo prazo Dream Gap Project, que pretende oferecer às raparigas todos os recursos e apoio necessário para que estas continuem a acreditar que podem ser e alcançar tudo aquilo com que sonharem.
Este novo projeto, que foi anunciado no Dia Internacional das Raparigas, coincidiu com a terceira edição dos Barbie Awards, que regressou a Portugal para homenagear diversas mulheres inspiradoras e influentes nas mais variadas áreas profissionais. O evento, que aconteceu ontem na cidade de Lisboa, viu dez figuras portuguesas serem transformadas em bonecas one-of-a-kind idênticas a si: uma forma de inspirar e provar às raparigas do nosso país que nada é impossível.
Nesta edição, as fadistas Ana Moura e Gisela João, a atriz e apresentadora Cláudia Vieira, a jornalista televisiva Conceição Queiroz, a atleta de bodyboard Joana Schenker, a judoca Telma Monteiro, a artista plástica Joana Vasconcelos, a superintendente Madalena Amaral, a atriz, apresentadora, blogger e escritora Raquel Strada, e a astrobiologa Zita Martins foram as mulheres portuguesas distinguidas nos Barbie Awards de 2018.
"Podemos ser mesmo aquilo que queremos", escreveu Raquel Strada na sua página de Instagram. "E o facto de sermos distinguidas por isso (nas mais variadas áreas como Ciência, Moda, Desporto, Representação, Jornalismo...) deixa-me cheia de uma felicidade imensa. No meu caso é bom dizer: viva a Moda! Viva esta nova era em que a inspiração não tem cor, forma ou nacionalidade, mas tem como base o seres fiel a ti".
Inspiring Women 4. 10. 2018
Joana Vasconcelos: "Os artistas têm a responsabilidade de pensar o mundo que os rodeia"
Cá estamos nós, a tentar apresentar quem dispensa apresentações. No dia em que inaugura "I Want to Break Free" em Estrasburgo, senhoras e senhores, Joana Vasconcelos.
Ler maisInspiring Women 17. 7. 2018
Com as mulheres, pelas mulheres
A nova campanha #SheForShe #ElasPorElas, que tem como rosto Catarina Furtado, une diversas personalidades e associações portuguesas e cabo-verdianas na luta contra a discriminação e violência de género.
Ler maisInspiring Women 9. 7. 2018
Eureka! Invenções no feminino
Foram milhares - e continuam a ser - as invenções, feitas por mulheres, vitais para a ciência ou tecnologia. Mas não só.
Ler maisNotícias 7. 3. 2018
Amelia Earhart, Frida Kahlo e Katherine Johnson são transformadas em Barbies
Em jeito de homenagem, pela coragem e pelos feitos alcançados, a Mattel, detentora do império Barbie, vai lançar três bonecas já no próximo dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.
Ler mais