Já sabemos que o queixo e as bochechas são os sítios preferidos do acne, mas nem as costas estão seguras.
Já sabemos que o queixo e as bochechas são os sítios preferidos do acne, mas nem as costas estão seguras.
© Branislav Simoncik. Vogue Portugal, março de 2019
© Branislav Simoncik. Vogue Portugal, março de 2019
Estava no duche um dia e sentiu um pequeno alto nas costas? Resolveu ir ver ao espelho e deparou-se com uma colónia de borbulhas e pontos negros? Pode acontecer a qualquer um, mas é um tipo de acne que pode ser mais difícil de descobrir sequer - out of sight, out of mind. Estar fora de vista não significa que não incomode, nem que seja só a lembrança ocasional de que estão lá.
Tratar as borbulhas das costas não é tão diferente quanto as que nos aparecem nas bochechas e no queixo, mas há alguns truques que nos podem facilitar a vida. Antes de mais, é preciso perceber porque é que podemos ter acne no corpo. Uma das causas mais comuns (e que afeta também o nosso rosto) é a acumulação de óleos naturais da pele, que acabam por bloquear os poros e criar borbulhas. Mais do que isso, as costas estão particularmente vulneráveis à produção de suor, especialmente quando usamos roupas mais apertadas. Em muitos casos, o acne - seja no rosto, nas costas ou no peito - é um produto de desequilíbrios ou questões hormonais. Qualquer que seja a causa, já se sabe que o melhor a fazer é consultar um especialista, mas, enquanto isso não acontece, há algumas coisas que podemos fazer para ter uma pele mais limpa.
Utilizar um gel de limpeza próprio
O hidratante, o sérum e até o exfoliante são alvo da nossa atenção, compramos sempre o melhor. No que diz respeito ao corpo, tendemos a negligenciar o gel com que nos lavamos, parece que qualquer coisa de marca branca serve. Nos casos de quem sofre de borbulhas nas costas, vale a pena fazer alguma investigação e escolher um produto que seja próprio para tratar o acne corporal - não há como falhar com ácido salicílico e árvore de chá.
Exfoliar
Não há nada como retirar as camadas de pele morta e a acumulação de sebo. A melhor forma de o fazer é mesmo a exfoliar, e como a zona das costas pode estar fora de alcance, o mais fácil será utilizar uma escova que garante que consegue alcançar toda a área necessária.
Utilizar produtos específicos
Sim, lavar com um gel apropriado é essencial para garantir a limpeza da pele, mas quando estamos a lidar com borbulhas e pontos negros, às vezes é preciso dar um passo mais além no tratamento da inflamação. Da mesma forma que usamos séruns no rosto, também as costas podem ser cuidadas com produtos do género, que podemos conseguir aplicar com alguma ajuda, ou optar por algo em formato de spray.
Trocar o pijama mais vezes
No fim de cada dia, já se sabe que a roupa que usamos vai para lavar. São poucas as peças que reutilizamos e normalmente são as camadas de fora. Com o pijama a história já é outra: podemos dar por nós a usar a mesma camisola dias a fio, o que vai acabar por contribuir para uma acumulação de sebo e sujidade. Se calhar está na hora de prestar atenção ao tempo que passamos a usar o mesmo pijama - e a dormir nos mesmos lençóis.
Lavar o corpo depois do cabelo
Cada uma tem a sua rotina de duche própria e a ordem das lavagens pode ir variando, mas acontece regularmente que deixemos sempre o amaciador de cabelo para o fim. Porque tem de ser aplicado durante mais tempo, normalmente é a última coisa a sair, mas isso vai acabar por deixar uma camada de gordura desnecessária pelas costas, então o melhor é passar o gel de duche só depois de retirar o amaciador.
Tomar duche logo a seguir ao ginásio
Vamos fazer exercício ao fim do dia e o único plano que temos a seguir é chegar ao sofá e continuar a ver a série que andamos a seguir. O resultado? Saímos do ginásio sem pressa para tomar duche e decidimos fazê-lo só em casa. Nem é preciso falar no ginásio: fazemos um workout em casa e ainda vamos arrumar a cozinha e fazer o jantar antes do duche. Mas esses momentos são prejudiciais para a pele, porque vão só deixar o suor e o sebo acumular, criando cada vez mais borbulhas. Mais vale tomar um duche rápido (com o gel de limpeza mais adequado) e garantir que está a ter o máximo cuidado possível.
Most popular
Relacionados
Editorial | The What's Next Issue, Dez'24-Jan'25
07 Dec 2024