No comments Issue | Backstage

12 Nov 2021
By Vogue Portugal

O que acontece nos bastidores, não fica nos bastidores. Algumas curiosidades sobre a nossa edição No Comments.

Click here for the English Version

Pano para mangas

Neste caso, abacaxi, mas também maçã, algas, ou uma série de outros resíduos de matérias-primas - alguns que por norma associamos mais à industria alimentar e não têxtil. O Nullarbor, por exemplo. Ainda numa fase experimental, esta fibra proveniente do desperdício da indústria ligada ao consumo de cocos assemelha-se à viscose-rayon, normalmente criada a partir de polpa de madeira. De acordo com a Nanollose, a empresa que desenvolve esta fibra transformada em novelo e depois tecido, usa uma tecnologia que permite converter resíduos em celulose microbial, num processo que dura menos de um mês e que precisa de muito pouco solo, água e energia. Ainda embrionário, a empresa conseguiu já produzir uma camisola, orgulhando-se de ter uma alternativa que não recorre à madeira e evitando algumas preocupações ligadas à sua produção, como a massificação e o uso de químicos, bem como o consumo exacerbado de recursos. E não é a única: há mais tecidos e fibras sustentávels de fontes inusitadas em Tecer comentários, na p. 48.

Disclaimer

Nenhum rio foi poluído para esta capa: a imagem que serve de primeira impressão para este número sobre a sustentabilidade ganhou os contornos de lixo flutuante e óleo em pós-produção - ver Realidade Aumentada*. Uma imagem simulada para representar, infelizmente, o que acontece, na realidade, em muitas massas de água por todo o mundo. Um dos flagelos que contribui para as alterações climáticas e que, inclusivamente, se manifestaram, de certa forma, durante esta produção. Numa altura em que se testemunha muitas tragédias naturais como furacões, o dia deste shooting - 5 de agosto deste ano -, também foi assolado por uma tempestade na iminência de ter sido categorizada como devastadora. No final, o dia decorreu sem percalços e o resultado está em Oceano (pouco) Pacífico, na p. 196.

Realidade Aumentada

Por falar em pós-produção  - ver Disclaimer -, se quiser ver o antes e o depois desta capa, basta fazer download da app Lighthouse Publishing AR (disponível gratuitamente na App Store e Google Play) e apontar a câmara na aplicação para a imagem da capa para ver o lixo “aparecer”. Não é a única imagem a ganhar vida: no editorial ilustrado por Nuno da Costa, Admirável Mundo Novo (p. 232), a imagem da modelo com o computador tem uma dimensão tridimensional, criada pelo animador Nick Dehadray, aka The Hard Drive. Basta apontar a app para a ilustração para ver a magia acontecer. 

Sem comentários, mas com palavras

Ainda que escondidas. Nesta edição, os comentários são seus, mas o contexto é nosso: em legendas e títulos, saberá sempre posicionar-se no espaço e no tempo, no início de um artigo ou secção. E pode ainda tirar as conclusões e análises que quiser das fotografias impactantes que escolhemos partilhar neste número onde as imagens valem mil palavras. Mas não deixámos de ter coisas para dizer: a voz da Vogue continua disponível em QR Codes, com maior ou menor texto, e que pode consultar antes, durante ou depois de consultar cada artigo.

Publicado originalmente na edição No Comments da Vogue Portugal, de novembro 2021. Todos os créditos na versão em papel. 

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024