Moda   Notícias  

Até sempre, André Leon Talley

19 Jan 2022
By Arushi Shina

André Leon Talley, antigo editor da Vogue e um veterano do mundo da moda, faleceu aos 73 anos de idade.

 

André Leon Talley, antigo editor da Vogue e veterano do mundo da Moda, faleceu aos 73 anos de idade. De acordo com as notícias, Talley faleceu num hospital em White Plains, Nova Iorque. A carreira de Talley está indissociavelmente ligada à Vogue, onde trabalhou entre 1983 e 2013, passando da direção das notícias de Moda a diretor criativo, até se tornar editor-at-large antes da sua saída da revista.

Talley, cujo sentido de estilo pessoal o tornou sinónimo de vestes diáfanas cortadas em tecidos fluidos, traça a sua afinidade pela Moda até à igreja que frequentou quando criança, crescendo na Carolina do Norte com a sua avó. Nascido em 1948, Talley encontrou a sua primeira revista Vogue numa biblioteca da igreja aos 9 anos, e assim iniciou uma relação que se prolongaria por décadas e que viria a definir uma grande parte da sua vida.

A primeira fase de Talley na Moda foi trabalhar com a lendária Diana Vreeland, depois mudou-se para a revista Interview, que na altura ainda era dirigida por Andy Warhol. Talley passou então para o Women's Wear Daily, onde se tornou chefe de gabinete de Paris. 

Apesar destas conquistas, Talley é mais conhecido pela sua dedicação à valorização dos modelos negros, assegurando que fossem presença nas principais passerelles das Semanas de Moda e incluídos nas páginas de publicações como a Vogue. É também creditado por ter sido o primeiro a apresentar a ex-Primeira Dama Michelle Obama ao designer Jason Wu, que desenhou o seu vestido inaugural. Ao longo dos seus anos na indústria, Talley tornou-se conhecido pelas formas como se esforçou por criar mais espaço para as pessoas de cor na moda, e devolver à comunidade que o criou, tudo isto enquanto se destacava como o primeiro homem afro-americano a tornar-se uma voz de autoridade na moda.

Durante a sua vida, Talley escreveu dois livros: The Chiffon Trenches and A.L.T., foi júri em várias temporadas do programa America's Next Top Model, fez participações em Sex and the City e The First Monday in May, um documentário sobre a Met Gala, e foi o tema do documentário biográfico, The Gospel According to Andre

O seu trabalho deixa um legado duradouro que não será esquecido.

Arushi Shina By Arushi Shina

Relacionados


Moda  

Open Call | Time of Seasons

23 Jun 2024

Lifestyle   Tendências  

Onde está o queer nos contos de fadas?

22 Jun 2024

Moda  

Open Call | Hide and Seek

21 Jun 2024

Atualidade   Curiosidades  

Junho, o mês do orgulho

21 Jun 2024