Artigo Anterior

Tudo o que aconteceu no Festival de Cinema de Cannes de 2021

Próximo Artigo

Afinal, porque é que as marcas desaparecem das redes sociais?

Notícias 28. 7. 2021

Açores: novo Hope Spot para conservação dos Oceanos

 

A organização para a conservação dos oceanos, Mission Blue, assinalou os Açores como uma área a proteger com particular atenção, uma vez que "o arquipélago é um íman para a vida".

A organização, parceira da Rolex no projeto Perpetual Planet (uma iniciativa com um compromisso pela preservação do planeta e que nesta particular parceria redobra esforços no que diz respeito a explorar, restaurar, fazer renascer e proteger os oceanos do mundo), coloca os Açores como um dos seus Hope Spots nesta missão azul, assumindo que são um ponto geográfico por demais lógico para tal. Segundo a lendária oceanógrafa e fundadora da Mission Blue, Sylvia Earle, o “arquipélago dos Açores é um íman para a vida. É realmente um lugar mágico. Apresentar os Açores como um Hope Spot é tão lógico – basta perguntar às baleias.”

São centenas as espécies marinhas a beneficiar deste novo Hope Spot, conhecido pelas suas raras, ricas e valiosas qualidades ecológicas e biológicas. As ilhas do arquipélago albergam um importante ecossistema de alto mar que atrai 25 espécies de cetáceos como baleias e botos que encontram ali ricas áreas de alimentação. Centenas de espécies de peixes, mas também recifes e corais, prosperam nas águas mais quentes graças a um ramo da Corrente do Golfo. 

Infelizmente, o rico ecossistema está, no entanto, sob pressão de atividades como a pesca, construção costeira, transporte marítimo e agricultura. Mas o povo açoriano conhece bem a importância de um ambiente marinho saudável, apostando, por exemplo, no ecoturismo. O Governo Regional chegou a estabelecer, em 1980, várias pequenas áreas marinhas protegidas dispersas, e, em 2019, em colaboração com a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, anunciou o programa Açores Azul, cujo propósito é criar uma rede de áreas marinhas, que usufruam de total proteção, através de estudos e abordagens inovadores, contribuindo, assim, para a gestão sustentável da pesca, apoiando processos científicos e implementando um programa de "alfabetização azul" para escolas, entre outras atividades.

“O Arquipélago dos Açores foi nomeado um Hope Spot como reconhecimento do esforço conjunto do governo, Universidade dos Açores, organizações e membros da comunidade", atesta Earle. "Juntos, estão a trabalhar para alcançar uma maior proteção marinha e uma crescente rede abrangente de proteção de áreas que se estendem desde a superfície do mar até ao fundo do mar. ” O objetivo é contribuir para alcançar a meta internacional de proteger 30 por cento dos oceanos até 2030. Christopher Pham, especializado em ecossistemas de alto mar e poluição de plástico, que trabalha como investigador no centro de pesquisa Okeanos, da Universidade dos Açores, concorda que "a inclusão do Açores como local de esperança é um passo significativo na nossa missão de promover a proteção deste lugar único."

Há mais de uma década que a Mission Blue tem desenvolvido ações para proteger os ecossistemas marítimos – são 130 os Hope Spots até agora, um pouco por todo o globo, em partes dos oceanos consideradas essenciais para a preservação das espécies ou locais onde as comunidades dependem de um ambiente marítimo saudável para sobreviver. Uma ação que se junta a outras da Rolex e que reflete o compromisso conjunto da marca e da Mission Blue não só na consciencialização para, mas também na própria restauração e preservação dos oceanos.

Artigos Relacionados

Tendências 30. 6. 2021

Salvar os oceanos pode começar pelo nosso fato de banho

Ó mar salgado, quanto do teu sal são hoje plásticos de Portugal.

Ler mais

Compras 23. 6. 2021

Beleza sem lixo: um guia de compras sustentável

Praticamente tudo o que compramos vem numa embalagem de plástico, parece que não temos outra opção. Mas isso não é verdade, e estamos aqui para o provar.

Ler mais

Curiosidades 26. 5. 2021

Estará a crise do plástico a afetar a nossa fertilidade?

A professora Shanna Swan passou as últimas duas décadas a analisar a forma como os químicos nos plásticos, nomeadamente os ftalatos, estão a ter impacto na contagem de espermatozóides (e sim, ela descobriu que podem mesmo levar a pénis mais pequenos). Eis o que precisa de saber.

Ler mais

Compras 26. 10. 2020

Azul é o novo verde: os 12 produtos que são amigos do mar

Se a green beauty já faz parte do vocabulário do seu dia a dia, prepare-se para acrescentar um novo Pantone ao espectro da Beleza que se quer sustentável e segura para o planeta.

Ler mais

Curiosidades 15. 10. 2020

Feeling down? Surf's up.

Diz que os efeitos da depressão podem ser atenuados sempre que apanha uma onda. A Vogue foi investigar esta ideia de que os blues podem ser combatidos surfando o “azul”.

Ler mais

Tendências 11. 10. 2019

Nem tudo o que reluz é glitter

O brilho, as cores, os reflexos e a magia do glitter têm um custo ambiental. Este é o seu impacto. E estas são as alternativas.

Ler mais

Tendências 19. 9. 2019

Adeus, toalhitas?

Entopem os esgotos, estão a poluir os oceanos e, dizem os especialistas, nem são assim tão boas para a pele. A questão coloca-se: será este o fim das toalhitas?

Ler mais

Tendências 10. 9. 2019

Será que os protetores solares são mesmo perigosos para os oceanos?

Um estudo foi o suficiente para criar o alvoroço em torno dos protetores solares e do seu possível impacto nos recifes de corais – e na saúde humana. Não vestimos o fato, mas mergulhámos até ao fundo da questão.

Ler mais

Compras 3. 7. 2018

Adeus, plástico

O compromisso pode parecer impossível, mas garantimos que é mais simples do que pensa.

Ler mais