Atualidade   Notícias  

Açores: novo Hope Spot para conservação dos Oceanos

28 Jul 2021
By Vogue Portugal

A organização para a conservação dos oceanos, Mission Blue, assinalou os Açores como uma área a proteger com particular atenção, uma vez que "o arquipélago é um íman para a vida".

A organização para a conservação dos oceanos, Mission Blue, assinalou os Açores como uma área a proteger com particular atenção, uma vez que "o arquipélago é um íman para a vida".

© Rolex | Mission Blue

A organização, parceira da Rolex no projeto Perpetual Planet (uma iniciativa com um compromisso pela preservação do planeta e que nesta particular parceria redobra esforços no que diz respeito a explorar, restaurar, fazer renascer e proteger os oceanos do mundo), coloca os Açores como um dos seus Hope Spots nesta missão azul, assumindo que são um ponto geográfico por demais lógico para tal. Segundo a lendária oceanógrafa e fundadora da Mission Blue, Sylvia Earle, o “arquipélago dos Açores é um íman para a vida. É realmente um lugar mágico. Apresentar os Açores como um Hope Spot é tão lógico – basta perguntar às baleias.”

© Rolex | Mission Blue

São centenas as espécies marinhas a beneficiar deste novo Hope Spot, conhecido pelas suas raras, ricas e valiosas qualidades ecológicas e biológicas. As ilhas do arquipélago albergam um importante ecossistema de alto mar que atrai 25 espécies de cetáceos como baleias e botos que encontram ali ricas áreas de alimentação. Centenas de espécies de peixes, mas também recifes e corais, prosperam nas águas mais quentes graças a um ramo da Corrente do Golfo. 

Infelizmente, o rico ecossistema está, no entanto, sob pressão de atividades como a pesca, construção costeira, transporte marítimo e agricultura. Mas o povo açoriano conhece bem a importância de um ambiente marinho saudável, apostando, por exemplo, no ecoturismo. O Governo Regional chegou a estabelecer, em 1980, várias pequenas áreas marinhas protegidas dispersas, e, em 2019, em colaboração com a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, anunciou o programa Açores Azul, cujo propósito é criar uma rede de áreas marinhas, que usufruam de total proteção, através de estudos e abordagens inovadores, contribuindo, assim, para a gestão sustentável da pesca, apoiando processos científicos e implementando um programa de "alfabetização azul" para escolas, entre outras atividades.

© Rolex | Mission Blue

“O Arquipélago dos Açores foi nomeado um Hope Spot como reconhecimento do esforço conjunto do governo, Universidade dos Açores, organizações e membros da comunidade", atesta Earle. "Juntos, estão a trabalhar para alcançar uma maior proteção marinha e uma crescente rede abrangente de proteção de áreas que se estendem desde a superfície do mar até ao fundo do mar. ” O objetivo é contribuir para alcançar a meta internacional de proteger 30 por cento dos oceanos até 2030. Christopher Pham, especializado em ecossistemas de alto mar e poluição de plástico, que trabalha como investigador no centro de pesquisa Okeanos, da Universidade dos Açores, concorda que "a inclusão do Açores como local de esperança é um passo significativo na nossa missão de promover a proteção deste lugar único."

© Rolex | Mission Blue

Há mais de uma década que a Mission Blue tem desenvolvido ações para proteger os ecossistemas marítimos – são 130 os Hope Spots até agora, um pouco por todo o globo, em partes dos oceanos consideradas essenciais para a preservação das espécies ou locais onde as comunidades dependem de um ambiente marítimo saudável para sobreviver. Uma ação que se junta a outras da Rolex e que reflete o compromisso conjunto da marca e da Mission Blue não só na consciencialização para, mas também na própria restauração e preservação dos oceanos.

Sylvia Earle © Rolex | Mission Blue

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Pessoas  

Taylor Swift atua amanhã em Lisboa e traz consigo novos visuais para a The Eras Tour

23 May 2024

Moda  

Trend Alert | Crochet

23 May 2024

Agenda  

Lisbon Design Week 2024 | A semana dedicada ao design começa hoje

22 May 2024

Tendências  

Who let the baby bump out?

22 May 2024