Artigo Anterior

"Christian Dior, Designer of Dreams”: uma viagem pelos bastidores da exposição

Próximo Artigo

English Version | Crime and Punishment

Notícias 13. 5. 2020

All together now, arte ao serviço da comunidade

by Rui Matos

 

Comprar arte made in Portugal e ao mesmo tempo contribuir para a comunidade médica. I see it, i like it, i wanna it, i buy it. 

 

A vida tal como a conhecíamos faz, agora, parte de um período pré-Covid, mas quando tudo voltar ao normal - e seja qual for a nova definição para o normal - vamos continuar a lutar contra doenças e os médicos e demais técnicos de saúde vão continuar na linha da frente. E justamente a pensar na comunidade médica, o Merc’art - um mercado de arte que tem como principal foco democratizar o acesso à arte - criou uma coleção de cinco prints com o objetivo de angariar fundos para a construção de uma pala de proteção nas Urgências do Hospital Egas Moniz, em Lisboa. 

Esta coleção de obras de arte, inclui os trabalhos de Inês da Fonseca, FalcãoLucas, Alexandre Alonso, Hugo Makarov e Regg Salgado, foram criados a partir do lema All Together Now, que é também o título desta coleção. E é com o sentido de comunidade apurado que vamos conseguir ultrapassar este desafio. Estas obras podem ser pré-encomendadas pelo valor de € 80, por print, onde metade deste valor reverte para a pala de proteção - que tem um valor de € 200.000. Numa newsletter, o Merc’art afirma que este “é um objetivo ambicioso, mas, com a ajuda de todos, acreditamos que é possível chegar lá.”

Os artistas que participaram neste projeto, vão pintar a cobertura da pala de proteção depois de terminada, criando assim uma obra única no Hospital Egas Moniz. Mas mais do que uma obra de arte, vai ser um lembrete de que unidos somos, sem dúvida, mais fortes e que enquanto comunidade conseguimos enfrentar todos os desafios que nos são postos à frente. 

All Together Now é um projeto que está a ser desenvolvido nas redes sociais deste mercado de arte online, em especial no Instagram, onde através de uma mensagem privada se pode fazer a pré-encomenda.