Moda   Coleções  

Alexandra Moura: primavera/verão 2019

17 Sep 2018
By Ana Carvas

A nostalgia está de volta nas propostas para a próxima estação quente de Alexandra Moura com Heirloom, a coleção que marca o regresso à infância da criadora portuguesa.

A nostalgia está de volta nas propostas para a próxima estação quente de Alexandra Moura com Heirloom, a coleção que marca o regresso à infância da criadora portuguesa.

Inspirada nos verões passados em casa da avó, em Trás-os-Montes, as memórias mais íntimas da designer são materializadas numa linha que prima pela união divina entre elementos clássicos e contemporâneos. “Eu vivia na cidade e quando chegava à aldeia tudo era novo, tudo era incrível e o facto de conseguir chegar e ter a festa, a procissão, as romarias, ver as pessoas a vestir as suas melhores roupas ao domingo, a casa dos meus avós - em particular a sala e o quarto que eram duas divisões imaculadas -, o som do sino da igreja, tudo isto me remete à infância e são memórias deliciosas.”, explica Alexandra. E foi a partir destas recordações que surgiu Heirloom, onde cada tecido, cada padrão e cor está diretamente ligada à casa dos avós, conta “os meus avós eram pessoas da terra mas a sala e o quarto estavam sempre prontos para receber visitas. Nesta linha incluí tecidos que me remetem para a colcha, para os cortinados, os folhos, as flores que remetem às alcatifas, aos quadros kitsch na parede, à flores de plástico, o pied-de-poule ao fato do meu avô de domingo, o preto viscose às camisas da minha avó. Uma série de referências.”.

Entre os materiais nas propostas da linha para a primavera/verão, destacam-se o jacquard floral, em vestidos e casacos oversized, o denim, o tweed e a viscose também floral. O contraste entre a cidade e o campo, evidente em todas as peças para a estação quente, materializa-se por exemplo através das influências clássicas no sportswear ou trench coats florais perfeitos para enfrentar os meses de chuva com um look cool e descontraído. Já os icónicos puffer jackets, criados em colaboração com a marca portuguesa Duffy Sport, regressam numa versão menos puff e mais fresca, em concordância com a temporada estival.

Em parceria com a Exceed Shoe Thinkers, há novos sapatos unissexo na coleção de Alexandra Moura. ”Desenvolvi o padrão e as palavras são escritas por mim, são as minhas memórias de Trás-os-Montes. E trouxe essas referências para o calçado e também para a pele dos modelos.”, revelou a designer à Vogue.

Nesta que é já a quinta vez que Alexandra Moura apresenta na London Fashion Week, a criadora portuguesa afirma que a parceria com o Portugal Fashion não só é para continuar como é bastante importante na expansão internacional da marca, “temos sempre feedback após o desfile, temos sempre contactos, press e buyers que depois encaminhamos para o showroom em Paris. Apresentar em Londres tem muito impacto para a marca, é um statement muito forte para comunicar a coleção.”.

Ana Carvas By Ana Carvas

Relacionados


Entrevistas  

Conheça Adrian Appiolaza, o novo diretor criativo da Moschino

21 Feb 2024

Moda   Coleções  

LFW outono/inverno 2024 | O 40º aniversário da Semana de Moda de Londres

21 Feb 2024

Atualidade   Notícias  

Rolex Awards for Enterprise: os cinco laureados de 2023

20 Feb 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 20 a 26 de fevereiro

20 Feb 2024