Artigo Anterior

Victoria Beckham: primavera/verão 2019

Próximo Artigo

Ashley Williams: primavera/verão 2019

Coleções 17. 9. 2018

Alexandra Moura: primavera/verão 2019

by Ana Carvas

 

A nostalgia está de volta nas propostas para a próxima estação quente de Alexandra Moura com Heirloom, a coleção que marca o regresso à infância da criadora portuguesa.

Inspirada nos verões passados em casa da avó, em Trás-os-Montes, as memórias mais íntimas da designer são materializadas numa linha que prima pela união divina entre elementos clássicos e contemporâneos. “Eu vivia na cidade e quando chegava à aldeia tudo era novo, tudo era incrível e o facto de conseguir chegar e ter a festa, a procissão, as romarias, ver as pessoas a vestir as suas melhores roupas ao domingo, a casa dos meus avós - em particular a sala e o quarto que eram duas divisões imaculadas -, o som do sino da igreja, tudo isto me remete à infância e são memórias deliciosas.”, explica Alexandra. E foi a partir destas recordações que surgiu Heirloom, onde cada tecido, cada padrão e cor está diretamente ligada à casa dos avós, conta “os meus avós eram pessoas da terra mas a sala e o quarto estavam sempre prontos para receber visitas. Nesta linha incluí tecidos que me remetem para a colcha, para os cortinados, os folhos, as flores que remetem às alcatifas, aos quadros kitsch na parede, à flores de plástico, o pied-de-poule ao fato do meu avô de domingo, o preto viscose às camisas da minha avó. Uma série de referências.”.

Entre os materiais nas propostas da linha para a primavera/verão, destacam-se o jacquard floral, em vestidos e casacos oversized, o denim, o tweed e a viscose também floral. O contraste entre a cidade e o campo, evidente em todas as peças para a estação quente, materializa-se por exemplo através das influências clássicas no sportswear ou trench coats florais perfeitos para enfrentar os meses de chuva com um look cool e descontraído. Já os icónicos puffer jackets, criados em colaboração com a marca portuguesa Duffy Sport, regressam numa versão menos puff e mais fresca, em concordância com a temporada estival.

Em parceria com a Exceed Shoe Thinkers, há novos sapatos unissexo na coleção de Alexandra Moura. ”Desenvolvi o padrão e as palavras são escritas por mim, são as minhas memórias de Trás-os-Montes. E trouxe essas referências para o calçado e também para a pele dos modelos.”, revelou a designer à Vogue.

Nesta que é já a quinta vez que Alexandra Moura apresenta na London Fashion Week, a criadora portuguesa afirma que a parceria com o Portugal Fashion não só é para continuar como é bastante importante na expansão internacional da marca, “temos sempre feedback após o desfile, temos sempre contactos, press e buyers que depois encaminhamos para o showroom em Paris. Apresentar em Londres tem muito impacto para a marca, é um statement muito forte para comunicar a coleção.”.

Artigos Relacionados

Coleções 14. 9. 2018

Sophia Kah: primavera/verão 2019

A residência oficial do Embaixador de Portugal em Londres recebeu o primeiro desfile da marca portuguesa Sophia Kah, no âmbito do Portugal Fashion. Uma porta de entrada para o luxo contemporâneo do design nacional.

Ler mais

Notícias 29. 6. 2018

Portugal Fashion - Bloom integra semana de Alta Moda em Roma

Cinco designers nacionais emergentes ganham espaço na cobiçada fashion week italiana Altaroma.

Ler mais

Vídeos 27. 3. 2018

Portugal Fashion: A beleza é um lugar estranho

Rasgões de cor nos olhos, sombras metalizadas e lábios em tons forte. Penteados com volume e franjas geométricas. Os cabelos e maquilhagem desta edição do Portugal Fashion foram postos à prova.

Ler mais

Tendências 27. 3. 2018

Portugal Fashion FW18: as tendências

O tempo ajudou a veicular a estação: apesar do calendário marcar a primavera, as águas de março abençoaram as passerelles do Portugal Fashion.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK