Notícias  

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino

28 Mar 2024
By Maria Inês Pinto

© Getty Images, Daniele Venturelli

Alessandro Michele foi nomeado o novo diretor criativo da Valentino. Terça-feira, dia 2 de abril, será o primeiro dia do designer ao comando da maison, adianta a Vogue Business. A sua coleção de estreia será a de primavera/verão 2025, a ser apresentada num (muitíssimo aguardado) desfile na Semana de Moda de Paris, em setembro deste ano.

“É uma grande honra para mim ser recebido na Maison Valentino. Sinto a imensa alegria e responsabilidade de me juntar a uma Maison de Couture que gravou a palavra "beleza" numa história coletiva de refinamento e extrema elegância”, escreveu, há minutos, Alessandro Michele num comunicado feito no seu Instagram. Entre agradecimentos, o novo diretor criativo destaca ainda a riqueza cultural e simbólica inerente da casa, que sempre o inspirou: “Os meus primeiros pensamentos vão para esta história: para a riqueza do seu património cultural e simbólico, para o sentimento de admiração que sempre foi capaz de gerar, para a identidade inestimável que os seus pais fundadores, Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, lhe deram com um amor desenfreado. São referências que sempre representaram para mim uma fonte de inspiração indispensável e às quais pretendo prestar homenagem, reinterpretando-as através da minha visão criativa.”

Após a saída da Gucci, que liderou durante sete anos, o futuro do génio italiano era incerto, mas muito aguardado. Durante quase uma década, Michele fez com que o nome da casa italiana voltasse às bocas do mundo, atingindo uma época de sucessos inegáveis que ficaram marcados na história da Moda. Agora, a nomeação de Alessandro Michele surge quase uma semana depois de ter sido anunciada a saída de Pierpaolo Piccioli da Valentino, depois de oito anos enquanto diretor criativo. 

Evidenciando a “profunda inteligência” de Alessandro Michele, o CEO da Valentino, Jacopo Venturini, deposita confiança total no criativo para “reinterpretar os códigos da Maison e a herança criada Valentino Garavani, combinada com a extraordinária visão de Alessandro, proporcionar-nos-á momentos de grande emoção e traduzir-se-á em objetos irresistivelmente desejáveis.” 

Maria Inês Pinto By Maria Inês Pinto
All articles

Relacionados


Opinião  

Got Milk?

18 May 2024

Moda  

12 small brands que vale (muito) a pena conhecer

17 May 2024

Notícias  

As melhores lojas vintage de Lisboa

17 May 2024

Curiosidades  

Os 6 álbuns de vingança mais famosos da história da música

16 May 2024