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A Vhernier tem uma nova morada em Portugal

22 Dec 2025
By Inaya Mussa

Ousadas e destemidas, há marcas que traçam os seus próprios caminhos e definem as suas próprias regras – como a Vhernier. Agora, num encontro de culturas e tradições, a joalharia alia-se à Torres para a sua estreia em território português.

Extensões da nossa personalidade e guardiãs de memórias, as joias que colecionamos ao longo da vida transformam-se em manifestos das singularidades que nos definem. Com uma dedicação ímpar à criação de peças que refletem cada personalidade e cada momento, a Vhernier afirma-se como uma referência no universo dos metais nobres e das pedras preciosas, honrando o saber-fazer italiano, a excelência dos materiais e o design contemporâneo.

Num novo capítulo da sua história, a joalheira italiana inaugura a sua primeira morada em Portugal, com presença exclusiva na Torres – uma marca incontornável no panorama nacional de relojoaria e joalharia de luxo. Para conhecer melhor esta nova etapa, a Vogue Portugal conversou com Isabella Traglio, Diretora de Design, Investigação e Desenvolvimento da Vhernier, que partilhou connosco um pouco sobre o propósito da marca, a sua relação pessoal com a sua história e a forma como vê o futuro do universo da joalharia.

Isabella Traglio

Ao longo da sua carreira, demonstrou um profundo compromisso com materiais de alta qualidade e um trabalho artesanal excecional. De onde vem essa abordagem ao design?

Eu diria que há três caraterísticas distintivas que caraterizam as nossas joias. A primeira é a simplicidade formal, inspirada na escultura moderna e no desejo de criar beleza através de formas puras e nunca redundantes. A segunda é o uso inovador de materiais: combinamos o ouro – o nosso metal caraterístico – com materiais não convencionais, como o ébano, o titânio, o alumínio e o azeviche, escolhidos não para impressionar, mas porque são funcionais para a nossa estética e conforto. Por fim, o artesanato italiano: cada criação é esculpida à mão nas nossas oficinas em Valenza, onde a experiência é transmitida e constantemente aperfeiçoada graças ao diálogo entre mestres ourives e as novas gerações.

Como descreveria a mulher Vhernier?

A mulher Vhernier exala confiança e abraça a sua individualidade com elegância. É o epítome da autoconfiança e do carisma natural. Adora design e procura a beleza em todas as suas formas. É uma conhecedora, sente-se atraída por joias que lhe permitem afirmar a sua personalidade, afastando-se dos designs convencionais. 

De que forma é que a marca procura evoluir a par das tendências da indústria joalheira – se é que o faz?

Orgulhamo-nos da nossa identidade única. Quando definimos a Vhernier, dizemos que é uma maison de joalharia inovadora, esculpida na nossa elegância milanesa. Ao mesmo tempo que respeita as nossas origens, esta afirmação descreve na perfeição a nossa visão estética.

Como é que a sua criatividade pessoal se alinha com a visão criativa da marca?

A inspiração pode ser despertada por muitas coisas – uma obra de Arte, um gesto. Seja qual for o caso, há sempre um elemento marcante que desperta o interesse e a partir do qual todo o processo criativo se inicia. E esse elemento, essa inspiração, é sempre filtrado pelos olhos da Vhernier: a ideia da marca de pureza, de formas essenciais, de linhas envolventes, de uma ousadia discreta. Uma vez que o processo criativo começa, a ideia inicial pode ser retrabalhada várias vezes e, na maioria dos casos, a peça final de joalharia pode ficar muito distante dos primeiros esboços; mas esse elemento é sempre claro para nós, às vezes mais evidente, às vezes mais subtil.

O que distingue uma peça de joalharia intemporal de uma que é apenas uma tendência passageira?

A Vhernier tem uma identidade forte, mantida com coragem e consistência desde o início. A nossa identidade dita os códigos que usamos quando criamos novas peças. Esses códigos, ou a sua combinação, são totalmente nossos: não são as regras comuns da joalharia, criámos as nossas próprias regras de acordo com o nosso ADN. Cada criação envolve pesquisa, porque há um requisito fundamental: cada peça deve ter uma usabilidade excecional. A joalharia atual deve ser adequada a esta nova vida quotidiana que vivemos e, sem usabilidade, não há joalharia contemporânea. Na criação, o maior desafio é este: oferecer algo novo que tenha a maior usabilidade e que seja totalmente reconhecível, como a Vhernier. Desde o início, a joalharia Vhernier tem sido quase uma "forma de resistência" à Moda e ao lugar-comum: sempre nos recusamos a seguir os códigos estabelecidos por outros e, em vez disso, criámos novos padrões.

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