Cortesia da Franca Foundation. Fotografia: Peter Lindbergh
Em homenagem à célebre diretora da Vogue Italia Franca Sozzani, em novembro de 2026, surge a primeira Franca Fund Gala.
Há uma nova adição ao calendário de galas de 2025: em novembro deste ano, em Doha, o cineasta e fotógrafo Francesco Carrozzini, Sua Excelência Sheikha Al Mayassa bint Hamad Al-Thani e Anna Wintour, diretora editorial global da Vogue e diretora de conteúdo da Condé Nast, realizarão a primeira Franca Fund Gala — um evento de angariação de fundos para apoiar a investigação genómica preventiva, em homenagem à falecida mãe de Carrozzini, a diretora de longa data da Vogue italiana, Franca Sozzani.
"O laço que tinha com a minha mãe — e o facto dela ter sido mãe solteira durante a maior parte da vida e ter partido tão cedo — fez-me querer fazer algo para a recordar", conta Carrozzini à Vogue, acrescentando que o diagnóstico de um cancro raro no pulmão da sua mãe o conduziu ao trabalho do geneticista médico de Harvard, Dr. Robert E. Green, na esperança de encontrar uma cura. O facto da doença de Sozzani estar demasiado avançada para ser tratada e ela ter falecido no final de 2016 levou Carrozzini a criar o The Franca Fund for Preventive Genomics, juntamente com Green e o artista e investidor, D.A. Wallch. A iniciativa apoia a investigação genética para identificar, tratar e prevenir uma miríade de doenças — tanto doenças menores como doenças potencialmente fatais.
Desde o seu lançamento em 2018 na Harvard Medical School e no Mass General Brigham, o fundo arrecadou dinheiro através da exposição e venda de peças do guarda-roupa de Sozzani; uma coleção da Zara de t-shirts e camisolas com fotografias de Peter Lindbergh; e um jantar de entrega de prémios que homenageou Julianne Moore, Salma Hayek e Iman. Ainda assim, Carrozzini tem-se questionado frequentemente: "Isto não é suficiente, precisamos de algo maior", afirma. É aqui que entra o Franca Fund Gala, concebido em colaboração com Sheikha Al Mayassa.
"Eu queria fazer algo com alguém que compreendesse os valores da minha mãe e o que ela fez pelas artes e pela Moda", diz Carrozzini, observando que, antes de sua morte, Sozzani tornou-se amiga de Sheikha Al Mayassa devido a esses interesses em comum. A presidente do Qatar Museums e copresidente da Fashion Trust Arabia, Sheikha Al Mayassa "ofereceu-se gentilmente para acolher" o Franca Fund Gala, acrescenta Carrozzini.
A noite será realizada em colaboração com o centro cultural do Qatar M7, um centro de inovação e empreendedorismo nas áreas de design, Moda e tecnologia. Em breve serão divulgados mais detalhes sobre a lista de convidados, o local, o dress code e o entretenimento, mas a missão, segundo Carrozzini, já está clara: "promover a investigação e homenagear alguém que tantas pessoas consideravam especial."
Traduzido do original, disponível aqui.
Relacionados
.jpg)
PhotoVogue “Women by Women”: as 150 finalistas que estão a redefinir o olhar feminino
11 Aug 2025

.jpg)
