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A estética das legendas

25 Jul 2018
By Rui Matos

Começaram na sétima arte, evoluíram para o pequeno ecrã e agora começam a invadir as fotografias de Instagram. Será esta a nova tendência da aplicação móvel?

Começaram na sétima arte, evoluíram para o pequeno ecrã e agora começam a invadir as fotografias de Instagram. Será esta a nova tendência da aplicação móvel? Ainda embrionária, já há alguns nomes de peso a proliferá-la - provavelmente, o suficiente para uma iminente adesão em grande escala.

Selena Gomez @selenagomez © Instagram
Selena Gomez @selenagomez © Instagram

Quando se é a personalidade com mais seguidores no Instagram, não há melhor meio de divulgação do que a rede social para anunciar novos projetos. Talvez esse tenha sido o pensamento de Selena Gomez, que recentemente partilhou o teledisco de Back To You, uma das músicas que pertence à banda sonora de 13 Reasons Why. Nos stills que publicou, e que serviram de teasers para o produto final, havia imagens de Gomez acompanhadas de legendas como: “I know I’d go back to you” (“eu sei que voltaria para ti”). 

 

Assim que a cantora norte-americana continuou com a promoção do novo single, começaram a surgir comentários sobre um suposto caso de plágio. Neste caso em particular, para com Sarah Bahbah, uma artista de origem palestiniana, que tem como cunho pessoal a partilha de imagens com legendas nos trabalhos fotográficos que assina. Situações muito instagramáveis são encenadas e Bahbah captura o momento para, posteriormente, inserir diálogos que surgem da sua própria imaginação, ou até mesmo versos de letras de músicas de estrelas pop como Rihanna. 

A italiana Gucci, que tem vindo a colaborar com vários artistas emergentes - muitos deles provenientes de plataformas digitais como o Instagram -, no início de 2018, aventurou-se na reinterpretação da linha Guilty com Gucci Guilty Absolute Pour Femme. Na campanha desta fragrância, o diretor criativoa Alessandro Michele convidou Sarah para dirigir a produção artística, dando assim o mesmo tratamento que dá no seu trabalho, ainda que não tenha sido a primeira vez que marca utiliza as legendas nas suas campanhas: há dois anos, para a estação fria de 2016, Michele e companhia voaram até ao Japão para fotografar as criações daquela estação. Quem captou os momentos foi Glen Luchford que, no tratamento final, adicionou legendas, entre elas: “the beat continues” (“a batida continua”).

Mais recentemente, foi a vez da francesa Dior partilhar a campanha de outono/inverno de 2018. Eis que, a acompanhar as fotografias de Pamela Hanson, aparecem legendas. É seguro dizer que parece haver aqui uma padronização e tentar descobrir quem desencadeou esta tendência é tão, ou mais, complexo do que perceber o que é que surgiu primeiro: o ovo, ou a galinha? As imagens com textos podem ter-se iniciado em vários momentos, entre os quais através da proliferação dos memes (que utilizam texto nas imagens) e o crescimento da indústria audiovisual com legendas (para que se consiga alcançar um maior número de indivíduos). 

Resta agora esperar para perceber se esta é mais uma das tendências de Instagram que está pronta para se massificar.

Rui Matos By Rui Matos

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